OKR: o que é e como aplicar a estratégia que impulsiona negócios

Atualizado há mais de 1 semana

A estratégia de um negócio é sua parte mais importante - e que garante a atuação assertiva da empresa rumo ao sucesso.  Sem um planejamento, muitos negócios acabam se perdendo facilmente.

De acordo com o SEBRAE, entre os pequenos negócios, os MEIs têm a maior taxa de mortalidade, já que 29% fecham após 5 anos de atividade.

Isso acontece principalmente pela falta de estratégia e alinhamento dos esforços. Os gestores, muitas vezes, não sabem para onde estão indo ou por que estão fazendo o que fazem. Afinal, sem um plano claro, o resultado não poderia ser muito diferente. 

Foi pensando em ajudar negócios a encontrarem um norte, que a metodologia OKR foi criada. Desde então, a metodologia tem sido usada por empresas que tiveram resultados expressivos: Google, LinkedIn, Amazon, Dropbox, e muito mais.

Se você quiser saber como funciona o OKR e como aplicar essa ferramenta no seu negócio, continue com a gente por aqui!

O que é OKR?

OKR é uma metodologia (cuja sigla representa Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave em português), baseada em processos simples e de cadência rápida, que contam com a perspectiva e criatividade de cada equipe.

O objetivo é garantir que a organização e seus colaboradores estejam alinhados, indo na mesma direção, e atuando com prioridades claras, em um ritmo constante.

O responsável pela disseminação da ferramenta é Andrew Grove, engenheiro e empresário considerado o “pai dos OKRs”. 

A estratégia foi implantada na década de 70, na Intel. Nesse período, as empresas de tecnologia da informação faziam grandes avanços, e, consequentemente, a concorrência entre elas aumentou. 

Na Google, a estratégia foi apresentada por John Doerr em 1990, quando a gigante da tecnologia era ainda uma startup. Foi após a implementação desse método que o negócio deslanchou - e se tornou a grande empresa que conhecemos hoje. 

Como o OKR funciona?

O OKR funciona por meio da estipulação de metas. Pense, por exemplo, que você quer alcançar um objetivo no seu negócio, como aumentar o número de vendas ou conquistar mais clientes. 

Como você vai chegar lá? Qual estratégia vai adotar para alcançar esse resultado? E como vai medir o seu nível de sucesso?

O OKR propõe uma forma de estipular todos esses pontos e tornar suas metas muito mais claras não só para você, mas para todo o time ou empresa.

Um dos grandes pontos do OKR é justamente a transparência, ou seja, as metas definidas e estratégias traçadas devem ser compartilhadas.

Assim, a empresa como um todo sabe para onde está indo e como cada time e colaborador está atuando para ajudar o negócio a chegar lá. 

Como funciona na prática: exemplos

Uma grande vantagem do OKR é fornecer um direcionamento prático para projetos, metas e para o negócio em geral.

Para isso, John Doerr, responsável pela implementação do OKR na Google, usou uma fórmula para definir metas. Ao pensar em qualquer meta, é preciso partir desse sentido: 

Eu vou _______, conforme será medido pela métrica _______.

No OKR, as metas precisam descrever o que você irá alcançar e como você irá medir seu alcance.

Dessa forma, a estrutura de um OKR seria:

Eu irei (Objetivo) medido por (conjunto de Resultados-chave).

Dessa forma, como o nome sugere, o OKR possui dois componentes: o Objetivo e os Resultados-chave.

Objetivos: são as descrições qualitativas do que você quer alcançar. Os objetivos devem ser curtos, inspiradores e envolventes, para motivar e desafiar.

Resultados-chave: é o conjunto de métricas que medem o avanço em relação ao Objetivo. Para cada Objetivo, você deve ter um conjunto de dois a cinco resultados-chave.

Todos os resultados-chave devem ser quantitativos e mensuráveis, ou seja, devem ter números. 

Como funciona o OKR no dia a dia?

Mesmo após a definição dos OKR’s, é preciso manter esforços para alcançar os objetivos definidos, trabalhando efetivamente para concretizar os resultados-chave previstos. Esse é o momento em que o “como” é feito. 

Por isso, no dia a dia, todas as tarefas, atividades e projetos devem considerar a orientação proposta pelos OKR’s. Também é importante garantir que as tarefas que contribuam para o alcance dos resultados-chave sejam praticadas e inseridas na rotina. 

Uma dica importante é manter os OKR’s em um lugar visível, em que todos os envolvidos possam ver, como em um painel de post its ou alguma plataforma digital.

Além disso, acompanhe os resultados com frequência. Dessa forma, você fica por dentro do desenvolvimento das metas, e sabe se os esforços desprendidos fazem sentido ou se é necessário fazer alterações para obter resultados mais interessantes. 

Para acompanhar os resultados, você pode fazer reuniões em intervalos pré-determinados: mensalmente, a cada 45 dias, trimestralmente. 

Adote o OKR

A grande vantagem dessa ferramenta é que ela pode ser aplicada em qualquer negócio, dos mais variados segmentos, independente de seu porte.

Por isso, não importa o tamanho do seu negócio: o OKR pode ser a estratégia que vai mudar o jogo e impulsionar seu empreendimento.

Para te ajudar a entender melhor como criar o seu próprio OKR, preparamos um material exclusivo e completo sobre como usar o OKR, com exemplos para você entender na prática. 

Depois de ler esse material, você estará pronto para começar a aplicar o OKR na sua empresa, e criar suas próprias metas. 

OKR: como aplicar a estratégia e direcionar esforços do seu negócio rumo ao sucesso

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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