A estratégia de um negócio é sua parte mais importante - e que garante a atuação assertiva da empresa rumo ao sucesso. Sem um planejamento, muitos negócios acabam se perdendo facilmente.
De acordo com o SEBRAE, entre os pequenos negócios, os MEIs têm a maior taxa de mortalidade, já que 29% fecham após 5 anos de atividade.
Isso acontece principalmente pela falta de estratégia e alinhamento dos esforços. Os gestores, muitas vezes, não sabem para onde estão indo ou por que estão fazendo o que fazem. Afinal, sem um plano claro, o resultado não poderia ser muito diferente.
Foi pensando em ajudar negócios a encontrarem um norte, que a metodologia OKR foi criada. Desde então, a metodologia tem sido usada por empresas que tiveram resultados expressivos: Google, LinkedIn, Amazon, Dropbox, e muito mais.
Se você quiser saber como funciona o OKR e como aplicar essa ferramenta no seu negócio, continue com a gente por aqui?
O que é OKR?
OKR é uma metodologia (cuja sigla representa Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave em português), baseada em processos simples e de cadência rápida, que contam com a perspectiva e criatividade de cada equipe.
O objetivo é garantir que a organização e seus colaboradores estejam alinhados, indo na mesma direção, e atuando com prioridades claras, em um ritmo constante.
O responsável pela disseminação da ferramenta é Andrew Grove, engenheiro e empresário considerado o “pai dos OKRs”.
A estratégia foi implantada na década de 70, na Intel. Nesse período, as empresas de tecnologia da informação faziam grandes avanços, e, consequentemente, a concorrência entre elas aumentou.
Como o OKR funciona?
O OKR funciona por meio da estipulação de metas. Pense, por exemplo, que você quer alcançar um objetivo no seu negócio, como aumentar o número de vendas ou conquistar mais clientes.
Como você vai chegar lá? Qual estratégia vai adotar para alcançar esse resultado? E como vai medir o seu nível de sucesso?
O OKR propõe uma forma de estipular todos esses pontos e tornar suas metas muito maius claras não só para você, mas para todo o time ou empresa.
Um dos grandes pontos do OKR é justamente a transparência, ou seja, as metas definidas e estratégias traçadas devem ser compartilhadas.
Assim, a empresa como um todo sabe para onde está indo e como cada time e colaborador está atuando para ajudar o negócio a chegar lá.
Estratégia de OKR
A grande vantagem dessa ferramenta é que ela pode ser aplicada em qualquer negócio, dos mais variados segmentos, independente de seu porte.
Por isso, não importa se você tem um varejo ou um negócio digital: o OKR pode ser a estratégia que vai mudar o jogo e impulsionar seu negócio.
Para te ajudar a entender melhor como criar o seu próprio OKR, preparamos um material exclusivo e completo sobre como usar o OKR, com exemplos para você entender na prática.
Depois de ler esse material, você estará pronto para começar a aplicar o OKR na sua empresa, e criar suas próprias metas.
OKR: como aplicar a estratégia e direcionar esforços do seu negócio rumo ao sucesso