pix
NEGÓCIOS

PIX: o que muda com a chegada do novo pagamento instantâneo?

Atualizado há mais de 1 semana


Faltam poucos meses para o lançamento do Pix, solução de pagamento instantâneo do Banco Central, e os debates sobre essa nova funcionalidade no mercado financeiro estão, cada vez mais, efervescentes. 

O Pix promete trazer inovação na forma de receber e transferir valores, permitindo transações bancárias de forma rápida, segura e digital. 

E, especialmente para quem é empreendedor e não quer perder nenhuma oportunidade, é importante ficar antenado às novas tecnologias que automatizam os processos na empresa. 

Pensando nisso, preparamos este artigo com as principais vantagens do Pix para quem está interessado em usar esta ferramenta como uma nova alternativa de pagamento. Confira! 

O que é  Pix?

O Pix é uma nova maneira de fazer transferências e pagamentos instantâneos em até 10 segundos. Assim, aquelas transações que acabam levando dias para "cair", acontecerão de forma rápida agora.

Desta forma, o Pix passa a ser uma alternativa para transferir e fazer pagamentos de modo ágil e barato – para usuários (pessoa física), ele será totalmente gratuito. Já para as instituições financeiras que oferecem o Pix, o custo é de R$ 0,01 a cada 10 transações

Anunciado pelo Banco Central, seu lançamento ocorrerá ainda em 2020, sendo a data provável o do lançamento oficial  3 de Novembro.

Por que usar Pix no meu negócio?

Muito se fala sobre o Pix, mas, afinal, o que o pagamento instantâneo traz de novidade para quem tem uma empresa? Separamos as 5 principais mudanças para você! 

1. Transações mais rápidas e práticas

Uma das maiores vantagens em se fazer um Pix é, sem dúvidas, a rapidez e praticidade que ele oferece numa transação financeira.

Com a inovação dos meios de pagamento e recebimento, as transferências serão ilimitadas e instantâneas entre duas contas: poderão ser feitas em segundos, nos 365 dias do ano, usando apenas um smartphone.  

Portanto, o processo de compras terá uma redução das etapas e se tornará ainda mais fácil e acessível para o cliente.  

Estes são os principais benefícios para os recebedores: 

  • Disponibilização imediata dos recursos transferidos  
  • Facilidade e rapidez de checkout   
  • Facilidade de conciliação de pagamentos 

 2. Solução mais econômica para o varejo  

O pagamento instantâneo irá coexistir com as outras categorias de pagamento e promete ser uma opção mais eficaz e simples, uma vez que para fazer um Pix basta apenas ter um celular conectado a uma conta digital. 

O Pix também pode ser uma boa opção em e-commerces, tornando as transações imediatas e os recebimentos mais seguros.

Além disso, essa alternativa surge como uma forte concorrente ao TED e DOC, que cobram tarifas relativamente altas para cada transferência e estão disponíveis apenas em dias úteis e em horários comerciais. 

Em síntese, o pagamento instantâneo vai ser mais econômico porque o custo de implementação para o recebedor será menor. 

Isso significa que os outros recursos irão desaparecer? Não tão cedo, porque isso demandaria uma mudança cultural.

Mas tal inovação pode tornar o mercado mais competitivo e eficiente, bem como fazer com que as outras formas de pagamento evoluam também. 

Diante disso, o Pix pode se apresentar como um modelo alternativo para os varejistas que querem economizar e ser uma possibilidade de inserção no mercado para os pequenos comércios. 

3. Melhorias na experiência do usuário

Essa mudança nos hábitos de pagamento pode ser um fator positivo na experiência do usuário.  

Com o Pix, o cliente terá uma opção de pagamento mais ágil e com menos processos burocráticos.

O pagamento instantâneo dispensa a necessidade de cartões e dinheiro em espécie e a ida em bancos ou mesmo lotéricas para pagar um boleto, por exemplo. Basta que o varejista e o consumidor tenham uma conta digital em algum banco ou Fintech. 

Inclusive, é importante destacar que o Pix poderá influenciar no aumento da inclusão financeira dos brasileiros. Atualmente, o Brasil possui mais de 45 milhões de pessoas desbancarizadas

4.  Otimização no fluxo de caixa  

Por meio do Pix, tudo será eletronicamente registrado. Essa característica vai permitir um maior controle de fluxo de caixa, ou seja, de receitas e despesas do seu empreendimento.  

Além disso, o pagamento instantâneo possibilitará o acesso a esses recursos de forma imediata, reduzindo a necessidade de crédito.  

O Pix também possibilitará mais previsibilidade com o agendamento de pagamentos para datas futuras, assim como já é possível no DOC. A diferença é que as transações programadas serão instantâneas e possíveis em qualquer data. 

5. Mais segurança nos processos de pagamento e recebimento  

O Pix está adequando o ecossistema financeiro brasileiro a uma tendência mundial que também caminha nesta direção.

E quando o assunto é segurança, o pagamento instantâneo se mostra muito preparado. Para garanti-la, o Sistema Financeiro Nacional fornecerá às transações um alto padrão de tecnologias de proteção de dados e protocolos avançados de segurança cibernética. 

As 4 opções de chaves de endereçamento (e-mail; CPF/CNPJ; número de telefone celular ou endereço virtual de pagamento), por exemplo, serão uma forma mais segura para identificar os endereços das contas, sem a necessidade de compartilhar dados bancários com terceiros. 

Além de toda a proteção tecnológica, o cliente também estará mais seguro porque poderá evitar incidentes relacionados a transporte de valores. 

Como ofertar essa nova possibilidade de pagamento na minha empresa?

Quem é empreendedor sabe que quanto mais opções de pagamento o cliente tiver, melhor será o retorno para o negócio, não é mesmo? 

É importante saber que não haverá um aplicativo especial para o Pix. Esta ferramenta estará disponível nos próprios serviços das instituições financeiras. 

A tecnologia Pix será obrigatoriamente oferecida em bancos, instituições financeiras e instituições de pagamento com mais de 500 mil clientes, mas também estará disponível em instituições menores que queiram solicitar a adesão.  

Para ofertar essa alternativa de pagamento em sua empresa, você precisará ter conta em uma instituição de pagamento. Da mesma forma, seu cliente poderá realizar o pagamento por meio da conta digital dele.  

 Ficou interessado neste assunto? Então clique aqui para conhecer um pouco mais sobre a nova plataforma Pix!  

Guest Post produzido pela Gerencianet.

Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)
Comentários
  1. Parece-me que esta nova forma de pagamento é espetacular. Não só é rápido, mas pelo que vejo também é muito seguro! Um bom passo para o desenvolvimento, acredite ou não … Quanto à chave, sei que não pode ser obtida até novembro, mas já reservei a minha! Neste artigo aprendi como fazer

    Só precisei preencher um formulário, baixar um aplicativo e pronto! Nada de outro mundo … Espero que esta informação seja útil para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email.
Ilustração de personagem assinando newsletter

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email em primeira mão!

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.