Como uma artesã transformou um hobby em um curso digital com 2 mil alunas

Rô Moreira

Já imaginou transformar uma atividade que você ama na sua fonte de renda? E o melhor, ainda pode aprender mais sobre seu hobby enquanto trabalha com isso? É isso que a artesã Rosângela Moreira conseguiu fazer, quando decidiu criar um curso online de artesanato. 


Apaixonada por costura, bordados e outros materiais, ela decidiu dar um passo adiante e começar seu próprio negócio. Resultado: cerca de 20 cursos lançados na Hotmart, mais de 2000 alunas formadas e 6500 inscritos no YouTube. Hoje, ela conta como conseguiu converter a paixão em uma forma de empreendedorismo digital.

20 cursos

na Hotmart

Mais de 2000 

alunos

A sabedoria para automatizar os processos de gestão e não perder tempo, foi fundamental, e a eNotas esteve presente para contribuir com a emissão das notas fiscais. 


Experiência de experiência em automação fiscal a melhor operação!

Artesanato na veia

Inserir Imagem

20 anos trabalhando com artesanato

Aprendizado online

6500 inscritos no YouTube

“Já são três anos na Hotmart e estamos escalando cada vez mais. Temos um número bom de alunas”

Ro Moreira, artesã e empreendedora

Rosângela Moreira já faz artesanato há 20 anos. Ela conta que desde pequena, observava sua mãe e avó costurando e bordando, e, na sua família, era costume que as mulheres se reunissem para costurar. Então, ela praticava como um hobbie, para se distrair. 


Porém, quando se mudou para Santa Catarina, sentiu falta de ter uma atividade para distração, já que, na época, o município era pacato, sem muitas atividades. Então, ela começou a fazer enxovais para bebê, saindo para comprar tecidos e materiais, e confeccionava por pedido. 


Conforme Rosângela entregava os pedidos, passou a ficar conhecida. Logo, vieram as solicitações para que ela ensinasse como costurar.

“Muitas pessoas passaram a pedir para que eu ensinasse a fazer artesanato.. Então, eu comecei a fazer aulas presenciais, aqui na região mesmo. Comecei na costura, passei para renda renascença e fui agregando mais cursos”.

A artesã foi conquistando o público local, e aprendendo também como passar seu conhecimento aos outros. Um pouco antes da pandemia, quando os cursos online ganharam popularidade, ela já ensinava artesanato pelo Facebook. Foi aí que ela conheceu a Hotmart, viu na plataforma uma forma prática de colocar suas aulas no ar.

 

Desde então, Rosângela desenvolveu mais de 20 cursos de modalidades diferentes. “Já são três anos na Hotmart e estamos escalando cada vez mais. Temos um número bom de alunas”

Inserir vídeo

Parceria de sucesso

Variedade de modalidades de artesanato

Referência no mercado

Conhecimento prático com linguagem acessível

Rosângela passou a gravar os cursos e produzir conteúdos para as alunas. No começo, ela enfrentou algumas dificuldades para fazer as gravações. “Para que as alunas entendam o processo, eu preciso gravar em primeira pessoa, e foi difícil no início. Acabei encontrando o jeito certo e consegui me colocar no lugar da aluna para gravar”.


Portanto, a produção de conteúdos e materiais para o curso passou a ocupar seu tempo. Além disso, o segmento exige rapidez e atualização constante. “Uma aluna compra o curso de renda renascença, por exemplo. Quando ela aprende os pontos da costura, ela já quer aplicar esse aprendizado e começar a produzir”.


Por isso, ela precisa desenvolver conteúdos para auxiliar na produção das alunas e ainda prestar suporte. Ela conta que o atendimento às alunas também é um ponto forte do seu negócio. 


Geralmente, seu público é majoritariamente feminino, e acima dos 60 anos de idade. Ela tem uma aluna, inclusive, com 84 anos.

“Preciso estar sempre tirando dúvidas, entrando em contato e humanizando o processo por meio da interação”.

Com muitas demandas, ela viu a necessidade de encontrar um coprodutor para ajudá-la com outras questões, para focar na criação de materiais e desenvolvimento de novos cursos. Assim, passou a trabalhar com um coprodutor que ajuda com a divulgação do seu trabalho.


“Busquei um coprodutor porque existem novidades no mundo online, que muitas vezes mudam, e eu não consigo acompanhar tanto tendo que produzir”, explica. 


Dessa forma, ela consegue focar 100% nos cursos online. Hoje, o coprodutor é responsável por toda a parte de anúncios. “Eu tenho que fazer o trabalho, desenvolver as peças, gravar, e isso depende de mim, porque é tudo ao vivo. Então não pude me dedicar na parte de divulgação”, relata. 


Além disso, ela também é ativa no YouTube e conta com mais de 6900 inscritos no seu canal. Ela ensina várias modalidades de artesanato, e também mantém uma troca com o público. Assim, pode conferir quais temas geram interesse e captar novas alunas.

Transformação pela arte

Um curso para cada forma de carta

 

Hoje, Rosângela foca principalmente nos cursos de bordado: Renda Renascença, Bainha aberta, Hardanger e Richelieu. “São cursos 100% preparados a mão, tanto a preparação da peça para receber bordado”. 


Ela explica que um dos principais diferenciais do seu trabalho é o resgate do gesto antigo da mulher bordar a mão, algo que foi se perdendo com o tempo.


Antigamente, as mulheres se reuniam em uma roda, e ficavam ali costurando, bordando, remendando. Era uma forma de interação e distração. Por isso, seu objetivo é alcançar essa essência antiga.


Ela também desenvolveu um curso de patchwork inteiramente manual, em que a aluna aprende a fazer os blocos e a produzir uma manta de sofá.


A artesã destaca ainda os benefícios da costura à mão. “No trabalho manual, você se desliga um pouco do que está ao seu redor e muda sua sintonia. Você leva seu trabalho para onde for e não fica preso em um espaço com a máquina para costurar”. 


Outro destaque é o curso de reciclagem da calça jeans. Nesse modelo, ela usa a máquina de costura para ensinar a reaproveitar peças jeans, mostrando como fazer bolsas, casacos, aventais, e muito mais. “Reaproveitando peças, você evita o descarte de materiais na natureza e poupa também recursos, já que a peça jeans é muito custosa para se produzir”.

Selecionar layout de colunas

Diferenciais

Visão prática do processo 

Atualização constante com novas técnicas

O bordado é uma forma de arte muito forte no Nordeste. Lá, a técnica da renda renascença, por exemplo, é famosa. No entanto, são poucas as pessoas que ensinam essa modalidade. Rosângela encontrou então uma oportunidade, e investiu em aprender a técnica. Hoje, é uma das poucas professoras de Renda Renascença com um curso online.


Além disso, por proporcionar uma visualização ideal para que a aluna entenda todo o processo, vendo a confecção como se ela mesma estivesse produzindo a peça, Rosângela se destacou. “Essa forma de visualização é um diferencial, porque a pessoa entende todo o processo de fazer a renda e pode alcançar os resultados do aprendizado como se fosse ao vivo”.


A artista procura também estar sempre atualizada, para trazer todas as novidades do artesanato para suas alunas. Mesmo atuando com o artesanato a tantos anos, Rosângela ainda fica surpresa com as oportunidades que o seu negócio a proporcionou.

 “Nunca imaginei que iria ser professora e vender meu conhecimento, mas é muito gratificante. Além de ter uma fonte de renda, não há nada melhor do que a realização pessoal”. 

Ela sente que conseguiu transformar vidas com seu trabalho. “Recebi depoimentos de alunas na pandemia que estavam entrando em depressão e encontraram conforto com o curso. Não tem nada melhor do que sentir que você está fazendo a diferença!”.

Automação que salva

Parceria desde o início:

Ro Moreira e eNotas 

“O processo ficou muito mais tranquilo, como é automático com o Hotmart tudo automaticamente e fica mais fácil fazer parte muito mais fácil depois”

Ro Moreira, artesã e empreendedora

Conforme Rosângela conquistou seu público e desenvolvia mais cursos, o negócio ia crescendo cada vez mais. Alunas que compraram um determinado material se interessavam por outro e já o adquiriram também. Logo, eram muitas notas fiscais a serem emitidas.


A empreendedora contratou para fazer a parte contábil do negócio, e por lá, conheceu a eNotas. Desde então, Rosângela conya que nunca mais teve que se preocupar com a questão das notas .

"Ficamos muito satisfeitos, porque a eNotas foi a solução para a gente. No ano passado, quando o negócio estava em pleno crescimento, foi a solução para nossos problemas”.

Para ela, é importante ter tempo para se dedicar à gravação dos vídeos e produção de materiais para as alunas, sem precisar se preocupar com outras tarefas. Com a solução da eNotas, ela pode investir ainda mais em formas de impulsionar seu empreendimento.


Outra vantagem que a ajudou na sua trajetória no empreendedorismo digital foi a facilidade que a integração com a Hotmart proporcionou. “O processo ficou muito mais tranquilo, como é automatizado com a integração com a Hotmart, já fazemos tudo automaticamente e fica muito mais prático fazer a parte contábil depois”, ressalta.


Ela inclusive reforça a importância de buscar otimizar processos que podem ser feitos de maneira automática. Assim, é possível focar no que realmente importa: escalar o negócio e investir em atividades que ajudem a tornar o crescimento possível.

“Quanto mais automatizado seu negócio, melhor. Você tem mais tranquilidade e não corre o risco de esquecer nada essencial”.

Escalando com sucesso

Parceria de sucesso e

crescimento escalável

Com uma parceria 

da eNotas

Os planos de crescimento para os cursos de Rosângela não param por aí. A artista está trabalhando em um curso de bordado para iniciantes, que está disponível no YouTube para testar a receptividade do mercado e entender melhor o público que busca pelo tema. 


Outros lançamentos serão feitos ao longo do ano, além de melhorias e atualizações nos materiais. 


“Hoje nosso foco é crescer e escalar o negócio. Estamos fazendo cursos para melhorar esse processo e entender mais sobre como otimizar nosso negócio”, afirma. 

Para nós da eNotas, é um prazer poder participar dessa jornada incrível de aprendizado, crescimento e otimização. Se você quiser fazer como a Rosângela, e ter a tranquilidade para poder investir no seu sonho sem se preocupar com as notas fiscais, não deixe de conhecer o eNotas.

Select Columns Layout
Insert Content Template or Symbol

AUTOMATIZE JÁ

Cuidamos das notas fiscais para você cuidar do seu negócio.

Select Columns Layout
Select Columns Layout
Insert Image
Insert Image
Modelo de conteúdo ou símbolo

Compartilhar:

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.