WhatsApp Business: principais recursos para vender mais

Atualizado há mais de 1 semana

O WhatsApp Business é a principal ferramenta para manter os contatos com um cliente que a empresa pode ter.

Mais do que isso, o aplicativo já se tornou um poderoso recurso para vender. De forma direta, com catálogos de produtos disponíveis para as pessoas comprarem nele.

Sem falar em outras funcionalidades que permitem engajar e aquecer um lead para a conversão.

Você não pode deixar de usar o WhatsApp Business em suas estratégias. Tem dúvidas ou precisa conhecer melhor a ferramenta? Siga a leitura!

O que é WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é a versão para empreendedores do tradicional aplicativo de mensagens instantâneas que já é conhecido pelo Brasil.

Além de poder trocar mensagens com seus clientes, essa versão do aplicativo ainda tem outros recursos que podem fazer com que sua empresa venda mais.

Isso com funcionalidades específicas, como o catálogo de produtos e também com métodos de pagamento, análise de dados e até organização de contatos.

Ele torna sua vida mais fácil na hora de criar estratégias de comunicação e também de vendas diretas para a sua empresa.

Quer mais motivos? Então, confira o tópico a seguir.

Por que usar em sua empresa?

O uso do WhatsApp no dia a dia já torna a rotina de qualquer pessoa mais prática. Agora, imagine com recursos poderosos de vendas?

Tem alguns bons pontos para você começar a usar o app na versão para empreendedores. Confira a lista:

1. Ele torna o atendimento mais rápido

O primeiro motivo talvez seja o mais óbvio. O WhatsApp é um meio de troca de mensagens muito rápido e mesmo que você não possa responder na hora, é possível criar respostas automáticas para o cliente.

Você consegue também organizar as conversas, por etiquetas, o que faz com que cada uma fique categorizada da maneira que achar mais conveniente.

2. Deixa a experiência do cliente melhor

Imagine que, além de achar sua loja no WhatsApp para poder fazer qualquer consulta, o cliente consiga também conseguir comprar?

Essa experiência completa de compra torna o app uma ótima oportunidade de deixar uma boa impressão com seus clientes e também a jornada de venda mais rápida.

Além da compra em si, todo o relacionamento com o cliente melhora, desde o suporte e a confiabilidade que uma pessoa tem sobre sua loja, já que você pode colocar todas as informações em seu perfil.

3; Dá a possibilidade de insights de venda

O WhatsApp Business dá a possibilidade de analisar algumas métricas valiosas para sua empresa.

Basicamente, você pode avaliar se as respostas são feitas de maneira rápida, se o seu time está de fato respondendo seus clientes e, claro, algumas outras metas de marketing que podem fazer com que sua estratégia seja melhor.

4. Aproxima sua loja de seus clientes

Bom, imagine que uma pessoa use muito o WhatsApp no seu dia a dia. Isso não é um cenário muito diferente do que já conhecemos.

Então, é de se imaginar que, usando o WhatsApp Business, você se aproximará desse cliente, que já utiliza o app em sua rotina.

Ele compra sem precisar entrar em site, sem sair de onde ele já está habituado. Muito mais prático, não acha?

Quais são os principais recursos para vender mais?

Deu para sentir que o WhatsApp Business é uma ferramenta poderosa, não é? Agora, afinal, está na hora de conhecer o que lhe permite todas essas ferramentas.

Confira alguns dos recursos do WhatsApp Business mais vantajosos para sua empresa.

Catálogo de produtos

Esse recurso permite que você crie um catálogo de produtos diretamente no app. Isso faz com que o usuário navegue mais facilmente para conhecer sua loja, uma espécie de vitrine, mas que além de mostrar, o faz escolher e comprar na hora, se quiser.

Nele, você consegue colocar fotos, descrição e valores do produto.

Inclusive, você pode fazer tudo isso diretamente do celular.

Mensagens automáticas

Existe uma infinidade de possibilidades aqui. A ideia é não deixar o seu potencial cliente esperando uma resposta.

Por isso, você pode configurar essas mensagens automáticas:

  • Saudações: uma mensagem configurada para saudar o usuário assim que ele enviar um contato. A ideia é mesmo dar as boas-vindas e apresentar algumas possibilidades de atendimento. Você ainda pode configurar para enviar outra mensagem depois de um tempo de inatividade;
  • Ausência: essa resposta automática diz que, no momento, você não pode responder. Ela é uma opção de envio de mensagens fora do seu horário de atendimento, por exemplo;
  • Respostas rápidas: são mensagens para responder perguntas frequentes. Ela não é exatamente automática, já que você precisa configurar, claro, mas também selecionar na hora que o cliente pergunta, mas já agiliza muito o atendimento. 

Rotular contatos

Essa funcionalidade ajuda a categorizar os seus contatos pelo WhatsApp Business. Dessa forma, é possível organizá-los como numa base de contatos.

Isso faz com que você segmente os contatos e possa, por exemplo, enviar ofertas para eles de acordo com essas categorias.

Ofertas para clientes mais antigos ou que costumam ser mais fiéis podem ser enviadas mais facilmente se você rotular esses contatos de acordo.

Análise de métricas

Com o WhatsApp Business, você tem acesso a dados que podem dar alguns insights sobre sua estratégia na ferramenta.

Alcance, engajamento, taxa de mensagens respondidas e recebidas… todos fundamentais para entender como está a mecânica do seu atendimento e de comunicação com os clientes.

Botão de começar conversa pelo Facebook ads

O WhatsApp é uma ferramenta do grupo Meta, o mesmo do Facebook. Isso facilita a integração dos dois aplicativos.

E por isso mesmo, no Meta Ads, você pode criar campanhas de publicidade com chamadas de ação com o botão do WhatsApp.

Dessa forma, quando um público é atingido por uma campanha sua, ele pode entrar em contato direto com você, facilitando a compra ou o relacionamento.

Pagamentos pelo WhatsApp

Há algum tempo, o WhatsApp oferece o recurso de pagamento a todos os usuários, inclusive fora do Business.

Por isso mesmo, esse recurso pode ser usado a seu favor na hora de vender, mas tem mais: com a possibilidade de usar no cartão de crédito ou débito também.

É muito mais fácil para você receber os pagamentos, como também para o cliente que não precisa sair do app para comprar em nenhum dos processos — da escolha do produto, ao pagamento.

Aproveite para conferir: Meios de pagamento online: conheça os 4 principais 

Como criar um perfil?

Após conhecer melhor o WhatsApp Business, não resta mais nada a não ser criar seu perfil. E isso é muito fácil:

  • Baixe em seu celular o WhatsApp Business — ele é outro app, diferente do WhatsApp comum;
  • Cadastre seu número. Se for o mesmo da sua conta pessoal, você pode transferir seus dados e mensagens para a nova conta. Caso contrário, é só digitar o telefone e seguir adiante;
  • Preencha o nome e a categoria de sua empresa;
  • Adicione uma foto de perfil;
  • Em “Mais opções”, entre em “configurações” para preencher os demais dados de sua empresa;
  • Coloque o nome comercial, endereço, os produtos e serviços na qual você disponibiliza;
  • Informe o horário de atendimento;
  • Preencha os demais detalhes que podem ser importantes para o cliente;
  • No catálogo, coloque as fotos dos produtos, as suas descrições e valores para começar a vender!

O WhatsApp Business é uma importante ferramenta de venda que você precisa explorar para crescer. Quer conhecer outras estratégias? Então confira 4 dicas para popularizar suas redes sociais e fidelizar clientes !

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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