6 ferramentas grátis para gerar mockups de seu sistema SaaS ou app

Atualizado há mais de 3 semanas
Insert Content Template or Symbol

Em pequenas empresas, é muito comum o empreendedor ou poucas pessoas resolverem todo tipo de necessidade, muitas vezes fora de sua área de atuação. Para ajudar na profissionalização dos processos, surgiram diversas ferramentas grátis, inclusive, gerar mockups para o seu sistema SaaS, desktop ou app mobile.

A criação de belas imagens para divulgação em landing pages ou mídias sociais era uma função específica que só um designer ou alguém com um mínimo de conhecimento em edição de imagem poderia assumir.

Hoje em dia, existem tantos sistemas para edição de imagem para leigos que é difícil escolher qual é o ideal.

Por isso, testamos algumas plataformas e separamos as 6 melhores. Confira!

Edição de imagem

A intenção aqui é falar sobre como gerar mockups profissionais para o seu sistema e não de edição de imagem em geral. Portanto, o assunto será breve, já que vale a pena escrever um artigo específico para tratar do tema para leigos.

1. Imagem para anúncios, panfletos e redes sociais

Se você precisa criar imagens para anúncios, posts para as redes sociais, como Facebook, Linkedin ou Instagram, recomendamos a utilização do Canva ou Snappo. Eles também possibilitam a elaboração de panfletos e uma grande variedade de materiais de divulgação.

2. Edição simples de imagem

Para você que deseja só aplicar uns efeitos ou recortar uma imagem/foto, sugiro o PicMonkey. 

O que é um gerador de mockup

Vamos ao que interessa, você já viu esse tipo de imagem e ficou com inveja? Surgiu aquela vontade de fazer algo tão profissional também?

 

Pois é, nós também passamos por isso. Aqui no eNotasconstantemente precisamos fazer esse tipo de imagem e não temos um designer ainda.

Mas, primeiramente, é preciso explicar que: [thrive_custom_box title=”Mockup é um modelo em escala de algum projeto ou objeto utilizado para demonstração. ” style=”dark” type=”color” color=”#e5e5e5″ border=”#e2e2e2″][/thrive_custom_box]

Por exemplo, sabe quando você baixa um e-book e aparece a arte de um livro? É aquilo!

Como funciona?

Basicamente, esses sistemas te permitem escolher entre uma variedade de fotos de iPhone/Macbook/Desktop/Android/ e outros em diversas situações do dia a dia. Assim, você consegue substituir o conteúdo da tela pela imagem que mais se encaixa ao seu foco.

Parece mágica de tão fácil!

6 ferramentas grátis para gerar mockups

Para ajudar na profissionalização do seu negócio, testamos 6 ferramentas grátis para gerar mockups de maneira fácil e rápida. E tem mais: sem precisar de um profissional especializado para fazer isso. Elas são ideais para quem não tem um conhecimento aprofundado de edição de imagens.

Mas vale ressaltar que não estamos dispensando a contratação de um designer que vai desenvolver peças focadas diretamente no seu objetivo de mercado. Porém, se você não conta com ele ainda, é hora de conhecer algumas opções interessantes. Vamos lá?

1. Magic Mockups

magic-mockups-gerar-mockups

Apesar de oferecer poucos modelos, o Magic Mockups é bem rápido e intuitivo. Com 30 segundos você gera seu mockup no tamanho que deseja.

Além de redimensionar sua imagem dentro do modelo automaticamente, ele também permite exportar o conteúdo criado em diversos tamanhos.

2. Dunnnk

Dunnnk-gerador-mockup-gratis-enotas-notafiscaleletronicadeservico (1)

O Dunnnk é outro bem simples e sem frescura.Com 1 clique você escolhe seu print e ele já gera o mockup final. Você também pode optar por comprar a imagem original (PSD) para modificar do jeito que preferir.

Ele tem uma variedade maior de modelos prontos para Apple Watch, iPhone e outros.

3. Mockuper

O Mockuper é interessante, mas às vezes ele apresenta alguns problemas (bugs). Apesar disso, quebra o galho e tem vários templates interessantes.

Um diferencial dessa ferramenta para gerar mockups é que você pode criar seus próprios a partir de imagens  que não estão na plataforma! Você faz o download de modelo personalizado e escolhe onde deve ir a imagem do seu aplicativo.

4. MockUPhone

O MockUPhone, apesar do nome, não gera apenas mockup de telefones.Na verdade, ele não oferece modelos muito reais, pois é focado nos equipamentos em si.

Por exemplo, você consegue gerar um mockup de um celular, MacBook ou TV, usando seu sistema, mas sem plano de fundo ou realismo em volta. Portanto, é bem cru. Ainda assim, funciona bem, só demora um pouco mais que os demais para gerar a imagem adaptada.

5. PlaceIt

Esse artigo não poderia deixar de citar o mais famoso gerador de mockup do planeta. O PlaceIt oferece apenas uma pequena modalidade grátis (imagem de 400×300), porém nos planos pagos ele oferece uma enorme base de modelos prontos e é absurdamente fácil de utilizar.

É uma plataforma cara, porém oferece funcionalidades diferenciadas. É possível também gerar vídeos (com cenas e pessoas reais) com seu print. Além disso, oferece um aplicativo desktop para auxiliar no processo.

6. Lucidchart

gerar-mockup

Por último, mas não menos importante, o Lucidchart é outra ferramenta que pode te ajudar a gerar mockups facilmente. Com um sistema simples e intuitivo, você não precisa instalar softwares no seu desktop.

Basta arrastar e soltar as linhas, as imagens e os objetivos que você deseja utilizar. Outro benefício é a possibilidade de se cadastrar de graça e optar por uma conta profissional caso seja necessário. Além disso, há opções para iPhone e Android também.

Com a evolução da internet, surgiram diversas plataformas para edição de imagens que se encaixam em qualquer tipo de negócio. Saiba que algumas são extremamente fáceis de utilizar e até mesmo gratuitas. Dessa forma, é possível gerar mockups profissionais sem precisar de um especialista.

Agora que você já sabe que existem ferramentas gratuitas para gerar mockups, que tal conferir 9 ferramentas de automação de marketing importantes para o seu negócio?

 

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.