Ter um bom cadastro de cliente é fundamental para que sua empresa tenha fácil acesso às informações de seus consumidores. Com isso, é possível criar estratégias com o objetivo de desenvolver o seu negócio.
Segundo o Relatório da Zendesk, cerca de 75% dos clientes estão dispostos a gastar mais para comprar de empresas que proporcionam uma boa experiência do cliente. Ou seja, o bom atendimento ao cliente mostra-se como um diferencial competitivo para o seu negócio.
Mas quando falamos sobre o sistema de cadastro de clientes, é importante observar alguns aspectos antes de escolher o seu. Ter um banco de dados atualizado é um grande diferencial no atendimento ao cliente, uma das questões mais importantes quando falamos sobre a experiência do usuário.
Quer saber mais sobre o que é cadastro de clientes, para que serve e até como escolher um bom sistema de banco de dados para a sua empresa? Continue a leitura e descubra mais sobre esse assunto que pode mudar a maneira que você se relaciona com seus clientes.
Cadastro de clientes: o que você precisa saber?
O sistema de cadastro de cliente serve como um grande banco de dados dos seus consumidores. Para que seja bem desenvolvido na sua empresa, é importante ter algumas funcionalidades extras, como a integração com diferentes canais.
Dessa maneira, é possível oferecer um bom relacionamento entre empresa e cliente, algo fundamental para os negócios nos dias de hoje.
Para que serve?
As vantagens em ter todas essas informações reunidas em apenas um local são inúmeras. A primeira é que, através delas, é possível conhecer o seu perfil de clientes e criar estratégias específicas para o seu público.
Mas quando estamos falando sobre qualidade no atendimento, outro ponto torna-se essencial: ter um banco de dados de clientes torna toda a comunicação muito mais efetiva. A pesquisa da Zendesk mostra que um dos principais motivos de reclamação dos consumidores é ter que repetir os dados várias vezes.
Quando você tem um sistema de cadastro de clientes com integração em todos os canais, você consegue oferecer um serviço muito mais eficiente, sem falar de uma experiência mais positiva para o cliente.
Afinal, como montar um cadastro de clientes?
As principais informações que o seu cadastro de clientes deve ter são:
- Nome;
- Telefone;
- E-mail;
- Endereço;
- Data de nascimento;
- CPF;
- Cidade.
Não podemos esquecer também da importância em manter esses dados sempre atualizados. Afinal, quanto mais informações, melhor você consegue atendê-los e isso impacta diretamente na satisfação do cliente através de um atendimento personalizado.
Além disso, a partir do momento que você tem essas informações, é possível criar um bom planejamento estratégico de marketing associado às vendas, com o objetivo de engajar e fidelizar o seu cliente.
Como escolher um sistema de cadastro de clientes: 6 dicas
Agora que você já conhece a importância do cadastro de clientes para sua empresa e até mesmo quais informações deve ter, é o momento de escolher um bom sistema para armazenar todos esses dados.
Mas antes de tomar essa decisão, é importante atentar-se a alguns detalhes que podem fazer a diferença no seu banco de dados de clientes. Por isso, atente-se a essas dicas de como escolher um bom sistema para sua empresa.
1. Armazenamento na nuvem
Você não quer nem pensar em perder o seu banco de dados por conta de erros em alguma máquina ou até mesmo falhas no software do sistema, não é mesmo? Por isso, buscar por um banco de dados que tenha armazenamento na nuvem é fundamental.
Além de não perder essas informações, a sua empresa ainda tem outras vantagens com esse modelo. Uma vez que o sistema fica na nuvem, não é necessário instalar em todas as máquinas em que será utilizado.
Com isso, você não precisa se preocupar com o espaço de armazenamento ou até mesmo com upgrades e atualizações. Ou seja, oferece muitos benefícios para sua empresa e para a segurança dos dados.
2. Centralização dos dados dos clientes
Outro ponto essencial a ser analisado é se esse sistema de cadastro de clientes é centralizado. Dessa maneira, é possível evitar a duplicação de informações e até mesmo outros erros.
Além disso, essa centralização torna todo o acesso às informações em algo mais eficiente, permitindo um melhor atendimento ao cliente, independentemente de qual setor da empresa está acessando-o.
3. Segurança dos dados
Já parou para pensar na importância dos seus dados estarem protegidos? Além de ser uma obrigatoriedade da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), a segurança da informação garante mais confiabilidade para a sua marca.
E com isso, não podemos nos esquecer que uma vez que o armazenamento dos dados é feito na nuvem, os backups tornam-se automáticos, mais uma questão que você não precisará se preocupar.
4. Histórico de clientes
Uma das principais maneiras de oferecer um bom atendimento ao cliente é conhecer com quem você está falando. Mas mais do que saber o nome, também é importante ter informações como as últimas compras, quais são os seus principais interesses e até mesmo se já levantou alguma reclamação anteriormente.
Isso torna o atendimento muito mais personalizado e permite que o agente saiba com quem está lidando e o que é necessário para que o cliente saia satisfeito dali.
5. Integração entre os canais
Quantos canais de atendimento a sua empresa tem? É importante apresentar um número variado, já que cada cliente tem as suas preferências: telefone, e-mail, SAC e redes sociais são apenas alguns exemplos.
Agora imagine um sistema de cadastro de clientes que permite que todas essas informações estejam integradas? Isso possibilita que todo o histórico esteja organizado e registrado em um único local, facilitando o acesso quando for necessário.
6. Fornecimento de relatórios
Uma vez que você possui as informações e dados centralizados em um único local, além da integração de canais, é possível criar relatórios de desempenho de maneira muito mais assertiva.
Esses relatórios podem ser tanto individuais quanto da equipe toda e é perfeito para que você entenda quais são as maiores falhas, onde é possível melhorar e até mesmo compreender o esforço de cada agente em finalizar as compras.
Qual a importância de ter um cadastro atualizado?
Tudo o que vimos até agora mostra que ter um sistema de cadastro de clientes atualizado e integrado com os principais canais de comunicação é algo fundamental para o crescimento da sua empresa.
Isso porque você melhora o desempenho da sua equipe, além de ter uma comunicação muito mais próxima e eficiente com os seus consumidores. Agora, é o momento de encontrar o software que o seu cliente precisa.
Mas não se esqueça de pensar em cada uma dessas dicas para escolher o melhor sistema de cadastro de clientes para sua empresa.
Este artigo foi produzido pela Zendesk, empresa referência em atendimento ao cliente e experiência de consumo.