Os últimos anos foram desafiadores para todos. No caso das empresas, muitas delas encerraram suas operações devido às restrições do isolamento social e outras tantas tiveram que se readequar e migrar seus negócios para o digital.
Isso significou um aumento considerável na concorrência para o setor de marketing. Segmentação do público, geração de leads e tantos outros desafios que são a balança entre o sucesso e o fracasso no fim do mês. Quer entender melhor sobre isso? Então, continue com a gente!
1. Segmentação do público no marketing digital
Tão importante quanto uma Câmera De Monitoramento para os condomínios é a segmentação do público para o profissional do marketing. À medida que o SEO e a publicidade paga se tornam mais competitivos, você não pode fazer seus clientes perderem tempo ou dinheiro com conteúdo, ou palavras-chave muito amplas ou mal direcionadas.
Crie uma persona que permita visualizar e entender melhor seu cliente ideal. Na internet você encontra, com uma pesquisa rápida, ferramentas úteis que simplificam este processo. Além disso, se aproximará do que pesquisam e perguntam em seu blog e nas redes sociais.
2. Geração de Leads qualificados
Todo negócio prospera com leads, assim como todo evento precisa de um bom Sistema De Som Ambiente. Em 2022, ainda há profissionais do marketing que se equivocam e, ao invés de ampliarem esses números, afastam os clientes.
Aqueles com conhecimento de causa já aprenderam a alavancar estratégias menos dispendiosas, como networking no LinkedIn, uso de marketing de vídeo e desenvolvimento de canais interativos, como Webinars e conferências virtuais.
À medida que a geração de leads se torna mais competitiva, torna-se necessário fornecer valor sólido aos clientes em potencial, antes que a marca, de fato, feche a venda.
3. Criação de conteúdo envolvente
O marketing de conteúdo continuará a evoluir e permanecerá mais importante do que nunca para os próximos anos. Clientes e prospects estão sempre ávidos por novos conteúdos que os eduquem e tirem as dúvidas e anseios de suas mentes.
O conteúdo que já é especialmente popular inclui vídeos curtos, conteúdo de transmissão ao vivo, podcasts e stories do Instagram e do Facebook. Isso tudo dá às pessoas a chance de expressar suas opiniões com clareza e dinamismo, independente do seu nicho de atuação. Se você vende cursos de beleza ou até mesmo modelos de Fresadora: o conteúdo é o que atrai oportunidades para seu negócio.
4. Cumprimento dos regulamentos de privacidade e compartilhamento de dados
Sim! O profissional de marketing precisa se atentar à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Como um site pode atrair visitantes de qualquer país, converse com o gestor da marca para estarem em conformidade com tudo isso.
Certifique-se de que o site, as redes sociais e a landing page, por exemplo, sejam transparentes sobre suas políticas de cookies, compartilhamento de dados e privacidade.
Esteja atento para manter a conformidade em áreas como armazenamento de dados. O LGPD, por exemplo, limita por quanto tempo você pode manter os dados dos visitantes em seu banco de dados.
Bônus: Networking e eventos
Muitos profissionais têm dificuldades em conseguir contatos e parcerias, que podem ser essenciais para o negócio. O networking tem papel fundamental no marketing digital, ajudando o profissional do marketing a alcançar mais leads e construindo relacionamentos importantes para o trabalho.
Porém, como encontrar parceiros, fazer contatos e até mesmo encontrar um expert para coprodução? Uma dica valiosa é participar de eventos do seu nicho ou relacionados com o marketing digital. Assim como você, outros empreendedores digitais estão procurando construir um bom networking.
Assim, além de ampliar seus conhecimentos sobre temas interessantes para o seu trabalho no dia a dia, é possível conhecer pessoas que podem ajudar a construir oportunidades valiosas para o futuro.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.