Nos últimos anos, as empresas perceberam a importância do investimento responsável, também chamado de investimento sustentável ou ESG (sigla em inglês que representa práticas com temática ambiental, social e de governança). O conceito prevê que o negócio alcance a sustentabilidade, gerando retornos financeiros e impacto social ou ambiental positivo.
O ESG se tornou uma preocupação para as organizações, que também são cobradas pelo público. De acordo com uma pesquisa feita pelas empresas Dentsu International e Microsoft Advertising, 91% das pessoas querem que as marcas mostrem que estão fazendo boas escolhas sobre o meio ambiente. Além disso, 59% dos consumidores pretendem boicotar marcas que não atuam contra as mudanças climáticas.
Nesse cenário, práticas de ESG são fundamentais para os negócios. Se a sua empresa ainda não aplica o ESG, confira nosso post para entender porque essa prática é fundamental para os negócios:
O que é ESG?
O ESG refere-se às práticas adotadas para que uma empresa se torne socialmente consciente e sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para ações que reflitam de forma positiva na sociedade.
Assim, essa ferramenta ajuda a medir a sustentabilidade empresarial de um negócio,. Ou seja, a capacidade de atender suas necessidades sem causar danos ao meio ambiente, contribuindo positivamente para o desempenho financeiro.
Essa mentalidade vai na contramão do que muitas pessoas acreditavam, até pouco tempo atrás: investir em práticas sustentáveis não significa necessariamente mais despesas para uma empresa; na verdade, pode representar um aumento expressivo no faturamento e no valor desse negócio no mercado.
O que são os investimentos ESG?
Cada vez mais, investidores buscam por empresas que estejam alinhadas aos princípios do ESG, direcionando seus investimentos a essas companhias. Os investimentos ESG começaram por volta de 1960, quando investidores começaram a retirar ações de empresas que estavam envolvidas em atividades como a produção de tabaco ou relacionadas à práticas discriminatórias.
Recentemente, essa prática ganhou muito mais força, e os investidores passaram a analisar além dos retornos financeiros proporcionados por seus investimentos. Assim, os investimentos ESG surgem como uma forma de incentivar empresas a se tornarem mais sustentáveis e exemplos de boas práticas de gestão corporativa.
Para participar do índice ESG e estar apto a receber investimentos, o negócio precisa estar listado na Bolsa de Valores, ou ter esforços voltados para isso. A pontuação de uma empresa dentro dos requisitos ESG é feita por diversas agências, tanto comerciais quanto sem fins lucrativos.
É feita uma análise completa dos dados das empresas e as ações promovidas por elas, avaliando o comprometimento e o resultado das práticas sociais e sustentáveis. Hoje, um dos sistemas mais usados é o MSCI ESG Score, que analisa o risco com base em dez categorias ambientais, sociais e de governança.
Principais elementos do ESG
É importante entender os três pilares do ESG, que vão direcionar as ações da empresa para cumprir os requisitos determinados. Veja:
Ambiental
O princípio ambiental refere-se a todas as práticas que se relacionam direta ou indiretamente ao meio ambiente, como
- Gestão consciente de resíduos;
- Aquecimento global;
- Uso de fontes de energia renováveis;
- Reaproveitamento de recursos;
- Posicionamento em relação a questões ambientais.
Social
O princípio social aponta as melhores práticas para garantir que a empresa cumpra com diversos objetivos e responsabilidades referentes à sociedade, desde o bem estar dos funcionários até pautas de igualdade social. Exemplos desses elementos são:
- Satisfação dos colaboradores;
- Benefícios oferecidos aos funcionários;
- Garantia da igualdade;
- Posicionamento em relação a questões sociais
- Luta contra o preconceito e a discriminação;
- Promoção de um ambiente confortável e justo.
Governança
Por fim, o princípio da governança direciona ações para garantir uma boa gestão por parte da liderança das empresas, assegurando que os interesses do negócio sejam, defendidos, considerando-se também os aspectos sociais e ambientais relacionados às operações da empresa:
- Transparência financeira e contábil
- Relatórios financeiros completos e honestos
- Remuneração dos acionistas.
Vantagens de ser ESG
Afinal, quais são os benefícios de ser ESG? Confira:
Redução de custos
O ESG foca em boas práticas de gestão e aproveitamento de recursos, diminuindo gastos de mesários e otimizando operações. Portanto, contribui ativamente para a redução de custos.
Boa imagem
Uma grande vantagem do ESG é que ele pode melhorar a imagem e a reputação de uma empresa. Negócios que aderem ao investimento são vistos como mais eficientes, responsáveis e modernos, construindo uma boa relação com o público. Assim, os clientes sentem mais confiança nas soluções do negócio e tornam-se consumidores fiéis, acreditando verdadeiramente no propósito da marca.
Atração de investimentos
Com uma boa imagem e estratégias orientadas à sustentabilidade e responsabilidade social, as empresas passam mais confiança aos investidores. Assim, atraem, mais possíveis investidores para fomentar no negócio.
Linhas de crédito especiais
Atualmente, muitos bancos oferecem linhas de crédito e condições especiais para empresas que têm uma boa classificação Ambiental, Social e de Governança. Esses negócios são vistos como mais confiáveis.
Como ser ESG?
Agora que você já entendeu como o ESG funciona e seus benefícios, deve estar se perguntando: como aplicar esses princípios na minha empresa. Para orientar esse processo,. Vamos abordar alguns tópicos.
Antes de tudo, é preciso descobrir o propósito da sua empresa, alinhados com os valores que ela carrega. Como sua empresa contribui para a sociedade? O que ela pode fazer para diminuir possíveis danos e gerar ainda mais valor às pessoas? Isso ajuda a ter um panorama do impacto do seu negócio na sociedade.
Depois, é preciso fazer um levantamento de todos os aspectos que se relacionam à natureza, os danos causados por processos que sua empresa aplica, emissões de materiais, uso de recursos, etc.
Assim, é possível pensar em estratégias para diminuir os impactos relacionados a cada um desses elementos de forma sustentável, acompanhando o progresso por meio de indicadores.
Além disso, é importante reforçar que o ESG precisa estar alinhado e enraizado na liderança, garantindo que os esforços sejam parte do escopo do negócio. Dessa forma, é possível engajar os colaboradores e garantir que os clientes e o público saibam dos esforços do negócio para um mundo mais sustentável.
Viu como o ESG pode trazer excelentes oportunidades para o seu negócio? Agora que você sabe como começar a apostar nessa ferramenta, aproveite e confira nosso conteúdo sobre as melhores ferramentas de gestão para preparar sua empresa para se tornar um negócio centrado nas praticas ESG da gestão até o produto final.