Qual o melhor CRM para vendas consultivas?

Atualizado há mais de 1 semana

Essa é uma dúvida muito comum entre os empreendedores. Sejam aqueles que já empreendem ou para aqueles que desejam um dia ter o seu próprio negócio, todos querem ter um bom CRM para vendas consultivas

Neste post, vamos te explicar o que é esse estilo de venda e como encontrar um CRM que atenda suas expectativas e as do seu negócio.

Para isso, separamos esse texto em tópicos. Por aqui, você vai aprender sobre:

  • O que é venda consultiva?
  • Qual a importância do CRM para a venda consultiva?
  • Qual o melhor CRM para vendas consultivas?
  • Escolhendo um bom CRM;
  • Ofereça o melhor sistema para sua equipe!

O que é venda consultiva?

A venda consultiva é um estilo de venda em que o vendedor atua também como um consultor. Aqui, o profissional ouve o cliente, a fim de entender quais são suas necessidades e, junto com ele, procuram uma solução para determinado problema.

Esse conceito surgiu em 1970, em um livro escrito por Mark Hanan, o “Consultative Selling”. Nele, Mark aborda como os vendedores são capazes de estabelecerem parcerias com os clientes, e como isso os guiam a tomar as melhores decisões. 

Diferentemente da venda tradicional, onde o vendedor direciona o cliente a fechar o negócio rapidamente, a venda consultiva é uma abordagem mais ampla e aprofundada.

Aqui, o vendedor se prepara de verdade antes da venda! Ele estuda o cliente, e nunca parte para a oferta logo de cara. Nessa hora, a conversa entre cliente e vendedor predomina, pois essa é uma maneira eficaz do profissional conseguir identificar as necessidades, e entender melhor o que o consumidor precisa. 

Hoje, as vendas consultivas são um diferencial para muitas empresas, visto que o comportamento do consumidor mudou, principalmente pelo boom das compras online. Hoje, esses consumidores possuem na palma da mão informações precisas sobre produtos e serviços. Hoje, eles pesquisam muito mais antes de realizarem uma compra. 

Os clientes passaram a procurar por avaliações das empresas e muito mais. Dentro desse novo cenário, as informações não ficam apenas com o vendedor. Por isso, o bom profissional em vendas precisa encontrar outras formas de “pescar” esse cliente. Mas, como?

Uma dessas formas é a adoção da venda consultiva. Com ela, o vendedor entende a realidade do seu cliente, e pode oferecer soluções personalizadas. Cada caso é um caso, e o vendedor guiará o consumidor para a melhor escolha, de acordo com suas necessidades. 

Mas, se você é vendedor, deve se perguntar: será que esse estilo de venda é para o meu negócio? Como o CRM pode me ajudar nisso? Qual o melhor CRM para vendas consultivas? Continue a leitura que iremos te explicar! 

Qual a importância do CRM para a venda consultiva?

O CRM é a ferramenta ideal e não pode faltar caso você queira aderir ao estilo de vendas consultivas.

Ele proporciona o alinhamento entre os times de marketing e equipe de vendas. Para os revendedores, o CRM se torna um verdadeiro arsenal de dados sobre os clientes.

Com o software, é possível acompanhar o status de cada negociação em andamento, além de poder controlar a duração do ciclo de vendas, o que irá garantir uma abordagem mais estratégica e assertiva, já que as vendas consultivas podem durar mais tempo, e isso acaba aumentando o processo, reduzindo assim o ROI

Utilizando um bom CRM, é possível automatizar processos cadastrais, gerenciar equipes, acompanhar vendas, e reunir o maior número possível de informações sobre seus clientes. E essa é a maior vantagem de um CRM.

Mas, você deve se perguntar: qual o melhor CRM para vendas consultivas? Qual o melhor para o meu negócio? Bem, existem alguns tópicos que precisam ser levados em consideração antes de responder a essa pergunta. 

Portanto, se você está procurando qual o melhor CRM para as vendas consultivas, continue a leitura deste texto! 

Qual o melhor CRM para vendas consultivas?

Essa é uma dúvida muito comum entre empreendedores. Isso porque ninguém quer ter prejuízo em um negócio, então é normal que todos queiram ser o mais assertivo possível para colher bons frutos.

Entretanto, não existe uma resposta certa para essa pergunta, pois vai depender do seu negócio, do estilo dos seus vendedores, do seu público-alvo entre muitas outras coisas.

Mas, mais do que escolher o melhor CRM para vendas consultivas, existem algumas dicas que podem ajudar você a ser mais assertivo em sua escolha.

Um bom CRM para vendas consultivas deve preencher alguns requisitos. Vamos falar sobre eles agora. Preste atenção no que você deve considerar na hora de contratar um software CRM para o seu negócio!

Escolhendo um bom CRM

Não é fácil escolher algo. Isso inclui tudo: desde uma janta no sábado até quais móveis comprar para sua sala. Quando falamos em empresas, essa dificuldade triplica.

Ninguém quer gastar muito dinheiro em algo que não é tão bom assim. É por isso que vamos te ajudar a escolher um CRM de respeito para o seu negócio! Dessa forma, você fará uma aquisição mais assertiva e correta para o seu negócio!

Para isso, você deverá levar em consideração algumas coisinhas. Saiba quais a seguir!

Usabilidade

O CRM é um software que será usado pela sua equipe de vendas, ou seja, é de uso do vendedor. Ele será o maior usuário desse sistema!

Portanto, é interessante procurar por CRM’s que possuem um design mais simples, intuitivo e amigável. Dessa forma, seu vendedor não terá muitas dificuldades para utilizar e extrair o melhor do software. 

Um bom exemplo são as plataformas que utilizam estilo planilhas. Por ser algo que já faz parte do dia a dia do vendedor, fica mais fácil o entendimento e manuseá-lo. 

Bons indicadores

Opte pelos CRM’s que entregam relatórios que vão ajudar sua equipe de vendas a criarem estratégias de ação. 

É importante ver o CRM como uma poderosa ferramenta que levará a equipe a criar estratégias e tomar atitudes que levarão ao aumento de vendas.

Por isso, faça com que sua equipe não enxergue o software apenas como uma ferramenta de registro/cadastro de informações. Com o CRM é possível analisar relatórios que ajudam a tomar decisões baseadas em dados. 

Portanto, se você quer aumentar as vendas da sua empresa, é preciso atentar-se à essa dica! Avalie se o CRM mostra indicadores e quais são eles, dessa forma você irá entregar nas mãos do vendedor uma ferramenta que poderá aumentar a renda da empresa, e poderá até oferecer comissões à ele. 

Um bom relatório de follow up

O CRM vai ajudar sua equipe a manter a gestão do follow up em dia. Como? Vou te explicar!

Com o CRM, é possível configurar o sistema para que ele crie o funil de vendas da empresa. Você também pode definir o período em que deverá entrar em contato com os clientes para realizar novas vendas.

Com ele, é possível acompanhar todo o processo de vendas, e sua equipe terá acesso ao histórico de vendas, contatos, vendas perdidas, tudo em tempo real. 

Portanto, é importante optar por um CRM para vendas consultivas que apresente um bom relatório de follow up. Assim, sua equipe não perde o time de compra do cliente, garante um bom formulário de propostas. Dessa forma, é possível constatar o que a empresa ganhou e perdeu, e assim obter uma boa taxa de conversão. 

Ofereça o melhor sistema para sua equipe!

Vimos que o melhor CRM para vendas consultivas é aquele que atende exigências básicas! Atente-se à elas, invista e ofereça para sua equipe um método de vendas profissional e assertivo com o software de CRM

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