Pipedrive: tudo sobre um dos CRMs de vendas mais usados no mundo

Atualizado há mais de 3 semanas

Na hora de escolher um CRM para sua empresa, o que vêm à sua mente? Entre as inúmeras opções que o mercado oferece, o Pipedrive é um dos mais usados no mundo. 

Mas, por que esse sucesso e como ela pode ajudar você e sua empresa a alavancarem  vendas? Você descobrirá tudo sobre esse importante e eficiente CRM agora.

Qual a importância de um CRM?

Para falar do Pipedrive, primeiramente é preciso contar um pouco sobre CRM. 

A sigla, em inglês, pode ser traduzida como Gestão de Relacionamento com o Cliente (Custumer Relationship Management). Define práticas, estratégias de negócio e tecnologias que analisam o comportamento de um potencial cliente. 

O CRM é uma plataforma que armazena dados de uma pessoa que indicam quais são as melhores abordagens que a sua empresa pode tomar para “encantá-la” e aumentar as conversões.

É usado por grandes e pequenas empresas, se tornando, atualmente, uma das principais ferramentas corporativas, por apontar estrategicamente as melhores formas de gerenciar contas, automatizar processos de vendas e encontrar oportunidades de conversão. 

E por quê o Pipedrive?

O Pipedrive é uma empresa fundada em 2010 na Estônia. Gerencia os contatos de vendas na web e automatiza questões simples, mas que poderiam te fazer levar tempo para executá-las. 

Todas as vantagens que o software oferece — e que você verá em um tópico exclusivo — te permitem entender melhor os seus clientes e a pensar melhores estratégias para conquistar leads. 

Para que se entenda o porquê de ele ser um dos principais CRMs do mercado, é preciso destacar o seu modo de operação, que é altamente personalizado e de acordo com o usuário e os seus contatos. 

O software possui funcionalidades que despontam no mercado. Guarda e gerencia informações do cliente, o seu histórico de contato em diferentes canais e antecipa demandas que ajudam a tomada de decisão de uma pessoa. 

O Pipedrive ajuda uma equipe de vendas a gerenciar facilitadamente de uma campanha comercial, de maneira centralizada e interagindo com outras plataformas, como você lerá mais adiante. 

Quais são os benefícios do Pipedrive?

Bom, é preciso saber o que, de fato, faz o Pipedrive ser essa ferramenta poderosa e muito usada entre as empresas. Então, vamos aos benefícios. 

O vídeo abaixo faz um overview da plataforma:

Confira mais detalhes abaixo.

Funil de vendas controlado

Quando uma ferramenta tem uma interface intuitiva, a chance de ela cair nas graças do usuário é grande. 

É o que acontece com o Pipedrive, principalmente, para fazer a gestão do seu funil de vendas. Com praticidade em elementos visuais, a plataforma consegue mostrar o todo o processo de vendas já na interface principal.

O acompanhamento é facilitado, deixando claro para os usuários quais são as ações que precisam ser realizadas. Além disso, esse CRM ainda oferece estatísticas que indicam as melhorias a serem realizadas e o que está funcionando perfeitamente em suas estratégias. 

Facilidade de uso

Você já leu isso por aqui, certo?  

A facilidade em se usar o Pipedrive é uma de suas maiores características. São layouts intuitivos e facilitados com elementos visuais que permitem a compreensão das informações que ele oferece. 

Para quem tem pouca familiaridade com CRMs, a plataforma oferece um recurso de integração para quem “está chegando agora”, o que torna a experiência inicial mais agradável e elucidativa. 

Centralização de informações

Se você lida com gestão de um número grande de dados, é claro que quer lidar com essas informações centralizadamente. Esse é mais um benefício do Pipedrive. 

Com esses dados em nuvem, o usuário consegue acessá-los de maneira rápida. Aliás, todos de uma equipe conseguem ter essas informações de maneira muito fácil, o que é um belo atributo para quem trabalha remotamente, como os nômades digitais e freelancers. 

Por isso, se você atua com uma equipe bem diversa e espalhada, não tem problema, o Pipedrive consegue interagir todos!

Tarefas simples automatizadas

Você sabe que existem tarefas muito fáceis de serem realizadas, mas que demandam tempo, como um disparo de email, por exemplo. O Pipedrive consegue automatizar muitas dessas atividades. 

Essa vantagem não apenas facilita sua vida te “livrando” de um processo mais trabalhoso. Ele diminui que alguns erros sejam cometidos por serem manuais. 

Relatórios completos

Quem trabalha com dados e estatísticas tem nos relatórios um documento muito importante para sua vida empresarial. E, no Pipedrive, esses diagnósticos podem compreender conversas e outras informações que você quiser.

Eles podem ser personalizados com filtros de acordo com o status escolhido pelo usuário, como ganhos, perdas e atividades.

Idiomas variados

Imagine você uma marca da remota Estônia. Como conquistar o mundo em um país tão pequeno e mais ou menos afastado dos grandes centros? Ao longo dos seus anos de vida, o Pipedrive se internacionalizou por necessidade e ganhou versões em diversos idiomas. Dentre eles, o português.

Por isso, não importa se você está no Brasil e com filiais em outros países. Todos podem ter suas versões no idioma que quiser. Esse é um dos principais aspectos da popularização da ferramenta. 

Personalização

Plataformas de CRM precisam entender o que cada usuário necessita para ter experiências mais pessoais e intuitivas. Isso significa que não é possível oferecer uma ferramenta com as mesmas características para um público que pode ser dos mais diversos. 

O Pipedrive entende isso oferecendo a possibilidade de customização grande. Nele, você consegue ativar e desativar módulos a hora que quiser, de maneira simples e rápida.

A interface, já muito funcional, fica ainda mais prática de acordo com as características de seu negócio. 

Quais são as funcionalidades do Pipedrive?

Você já viu como sua empresa pode ganhar com o Pipedrive. Mas... como ele pode ser assim tão funcional para você? O que ele oferece que faz sua empresa ter todos esses benefícios listados até aqui? 

Biblioteca de leads

Com tantos contatos para interagir em seu negócio, você precisa tê-los segmentados para gerenciá-los bem. Quanto a isso, a plataforma oferece uma biblioteca altamente customizada e organizada de todos os seus leads. 

Integração de e-mail

A caixa de entrada, muitas vezes, é um gargalo que sua empresa precisa enfrentar. Seja para acompanhar todos os emails, disparar mensagens ou mesmo organizar são atividades que demandam tempo e, muitas vezes, paciência. 

O Pipedrive consegue integrar a sua caixa de entrada com a plataforma. Dessa forma, você conecta os seus contatos pela própria ferramenta, com apenas alguns cliques. Ele oferece, também, uma visão facilitada de suas conversas, permitindo que você gerencie tudo de uma maneira muito fácil e centralizada. 

Previsão de vendas

Com tantas informações centralizadas, é possível acompanhar sem se confundir E ainda, fazer previsões assertivas.

E, nesse sentido, a plataforma de CRM oferece um recurso que se assemelha a um gerente pessoal de vendas. Ele ajuda em escolhas e atividades que se deve focar para atingir certas metas. Orienta com as melhores práticas, evitando ter certas surpresas mais para frente. 

Mobilidade

Atualmente, é impossível uma plataforma online fazer sucesso sem que seja responsiva, disponível para todos os dispositivos de internet possíveis para os usuários. 

Por isso, sim: o Pipedrive oferece uma ótima versão tanto para desktops quanto para mobiles. Dessa forma, fica muito fácil acompanhar, seja de onde quiser, as suas tarefas, as metas e realizar ações na plataforma. 

Gestão de funil

Um dos principais recursos do CRM. Em uma interface muito visual, é possível analisar de claramente todos os resultados de seu funil de vendas, permitindo que ações sejam realizadas de maneiras rápidas e organizadas. 

E é por isso que a gestão é tão facilitada.

Quais são os planos do Pipedrive?

É claro que um programa que valoriza o que é personalizado, possui planos que se adequem a sua necessidade. 

Existem quatro pacotes do Pipedrive e todos eles incorporam vantagens comuns, como:

  • suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias da semana;
  • mais de 150 apps e integrações;
  • conformidade com o GDPR (Regulamento Geral sobre Proteção de Dados);
  • aplicativos móveis para IOS e Android
  • API aberta.

Agora, veja quais são esses quatro pacotes e seus diferenciais. 

planos pipedrive

Essencial

O pacote mais básico da plataforma, por mês, custa U$ 12,50 por usuário. Os recursos oferecidos são:

  • funil e etapas personalizados;
  • campos personalizados;
  • visualização e atividades de calendário;
  • teste grátis por 14 dias.

Além disso, você consegue integrar a sua caixa de entrada à plataforma, personalizar o painel e configurar metas de usuários e empresas.

Avançado

Já no avançado, além de todas as funcionalidades encontradas no Essencial, você pode ainda descomplicar certas atividades de email, coordenando-o em tempo real, rastrear quais são os emails que foram abertos e clicados, automatizar mensagens e personalizar tarefas. 

Quanto aos dados, você os gerencia com mais facilidade e enriquece-os em apenas um clique. Aos usuários, é possível criar permissões de administrador. Esse pacote custa U$ 24,90 mensais por usuário.  

Profissional

Já esse plano vale U$ 49,90 por usuário em cada mês. Os seus recursos são os mesmos do pacote anterior, diferenciando-se em oferecer:

  • listas de distribuição de email;
  • ligações e rastreamentos simples;
  • agendamento ilimitado de reuniões;
  • múltiplos painéis de controle;
  • previsão de receita;
  • ferramentas de gestão de equipe;
  • app de gerente de vendas;
  • maior controle de visibilidade de contatos e negócios;
  • permissões diferenciados para usuários, administradores e gerente.

Corporativo

É o plano mais completo, ideal para empresas de grande porte. O seu valor custa U$ 99,00 e, para adquiri-lo, é preciso entrar em contato com o Pipedrive. 

O diferencial fica por ter uma conta exclusiva para o executivo da empresa, suporte constante, personalização extra de acordo com a necessidade do negócio, melhorias de segurança para proteger o faturamento e mais permissões aos usuários para controlar o que cada um faz. 

Como você conseguiu perceber, o Pipedrive não é uma plataforma popular à toa. Os seus benefícios vão ao encontro das necessidades de seus usuários e os resultados são positivos. E o melhor, se adequa a variados orçamentos.

Quer conhecer outra solução para otimizar a sua capitação de leads e o comportamento dos visitantes de suas páginas? Então, descubra como funciona o Hotjar!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.