Emissão de nota fiscal em vendas parceladas

Atualizado há mais de 1 semana

Existem 2 formatos diferentes na forma de emitir a nota fiscal quando falamos em venda parcelada: 

  • Juros 
  • Antecipação de recebíveis

Cada uma dessas modalidades resulta em um valor de nota fiscal diferente.

É importante ressaltar que as plataformas de pagamento podem optar tanto pelos juros quanto pela antecipação de recebíveis, portanto, é importante validar o melhor formato para a emissão de suas notas fiscais, dependendo de onde você processa suas vendas. 

Atualmente, o eNotas permite automatizar a emissão de nota fiscal parcelada exclusivamente por meio da modalidade de juros aplicados à venda parcelada. Assim, a nota fiscal reflete somente o valor do seu serviço/produto e não soma o valor dos juros, cobrados pela bandeira do cartão. 

Caso a sua plataforma de vendas funcione como Antecipação de Recebíveis, é possível desabilitar a emissão automática e controlar as emissões do seu lado, ajustando o valor da nota de acordo com o valor total da venda, contendo a taxa da antecipação, antes de emiti-las. 

Com foco em ajudar você a ter mais tempo para se dedicar ao crescimento do seu negócio digital, já estamos trabalhando em iniciativas para que as vendas parceladas no formato de Antecipação de Recebíveis também tenham a emissão automatizada.

Com o surgimento de um novo mecanismo chamado DIMP (Declaração de Informações de Meios de Pagamento), as plataformas de marketplace, como a Hotmart e a Pagar.me, são obrigadas a detalhar ainda mais as vendas dos usuários à Receita Federal, trazendo mais transparência para os órgãos públicos. 

Por isso, é importante que você esteja em dia com as obrigações fiscais e tributárias, evitando problemas na hora de apresentar esses dados. Para garantir que o seu negócio está seguindo as normas, conte com o apoio de um contador ou advogado especializado, e soluções eficientes para facilitar o seu dia a dia.

É importante que você, como empresário responsável pelos aspectos fiscais, tributários e legais de seu negócio, confira constantemente que tudo esteja seguindo as normas - sempre com apoio de um profissional especializado.

Para saber mais sobre como funciona a emissão de nota fiscal de venda parcelada, leia o conteúdo completo no nosso blog.

Caso você seja usuário do eNotas e tenha qualquer dúvida, fique à vontade para nos acionar no chat da plataforma ou pelo email [email protected].

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.