Emissão de nota fiscal em vendas parceladas

Atualizado há mais de 3 semanas

Existem 2 formatos diferentes na forma de emitir a nota fiscal quando falamos em venda parcelada: 

  • Taxas de parcelamento
  • Antecipação de recebíveis

Cada uma dessas modalidades resulta em um valor de nota fiscal diferente.

É importante ressaltar que as plataformas de pagamento podem optar tanto pelas taxas de parcelamento quanto pela antecipação de recebíveis, portanto, é importante validar o melhor formato para a emissão de suas notas fiscais, dependendo de onde você processa suas vendas. 

Atualmente, o eNotas permite automatizar a emissão de nota fiscal parcelada exclusivamente por meio da modalidade de taxas aplicadas à venda parcelada. Assim, a nota fiscal reflete somente o valor do seu serviço/produto e não soma o valor das taxas de parcelamento, cobrados pela bandeira do cartão. 

Caso a sua plataforma de vendas funcione como Antecipação de Recebíveis, é possível desabilitar a emissão automática e controlar as emissões do seu lado, ajustando o valor da nota de acordo com o valor total da venda, contendo a taxa da antecipação, antes de emiti-las. 

Com foco em ajudar você a ter mais tempo para se dedicar ao crescimento do seu negócio digital, já estamos trabalhando em iniciativas para que as vendas parceladas no formato de Antecipação de Recebíveis também tenham a emissão automatizada.

Com o surgimento de um novo mecanismo chamado DIMP (Declaração de Informações de Meios de Pagamento), as plataformas de marketplace, como a Hotmart e a Pagar.me, são obrigadas a detalhar ainda mais as vendas dos usuários à Receita Federal, trazendo mais transparência para os órgãos públicos. 

Por isso, é importante que você esteja em dia com as obrigações fiscais e tributárias, evitando problemas na hora de apresentar esses dados. Para garantir que o seu negócio está seguindo as normas, conte com o apoio de um contador ou advogado especializado, e soluções eficientes para facilitar o seu dia a dia.

É importante que você, como empresário responsável pelos aspectos fiscais, tributários e legais de seu negócio, confira constantemente que tudo esteja seguindo as normas - sempre com apoio de um profissional especializado.

Para saber mais sobre como funciona a emissão de nota fiscal de venda parcelada, leia o conteúdo completo no nosso blog.

Caso você seja usuário do eNotas e tenha qualquer dúvida, fique à vontade para nos acionar no chat da plataforma ou pelo email [email protected].

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.