Descubra 4 tendências tecnológicas para o mercado em 2021

Atualizado há mais de 3 semanas

Acompanhe o nosso guia e fique por dentro das próximas 4 tendências tecnológicas para o ano de 2021. Confira e descubra as novidades!

A tecnologia tem sido decisiva para a sobrevivência de muitos negócios durante a pandemia causada pelo COVID-19. 

Além disso, o atual cenário acelerou ainda mais os avanços em inovação, forçando as empresas a se adaptarem, de modo a manterem a disputa e competitividade do mercado. 

Portanto, dentro desse panorama, é fundamental ficar de olho nas tendências para 2021 e se preparar para explorar novos públicos e consumidores por meio de uma cultura organizacional orientada por dados.

O atual momento em que estamos vivendo também trouxe mudanças significativas nos hábitos dos consumidores. 

Por isso, é importante que as empresas estejam atentas a esse fator, sempre buscando se diferenciar e trazer para o jogo pontos de destaque competitivos que venham gerar engajamento, conversão e fidelização.

Neste post, vamos abordar as 4 tendências tecnológicas para 2021 que podem causar impactos consideráveis no mundo corporativo!

Ficou interessado no tema? Vamos lá!

1. Rede de dados 5G

5G

O 5G é uma tecnologia caracterizada por ser muito mais rápida do que sua antecessora, o 4G. Isso permite  também que um número maior de dispositivos sejam conectados sem perda de qualidade. 

A partir dessa notícia, muitas organizações e, até mesmo, pessoas comuns estão esperando a chegada dessa nova rede de conexão para otimizarem suas experiências e comunicações.

No mundo corporativo, isso pode significar uma maior velocidade no fluxo de informações que circulam na rede, proporcionando benefícios relacionados a novas oportunidades de negócios, por exemplo.

Uma pesquisa realizada pela Qualcomm indica que mais de 80% dos entrevistados acreditam que o 5G vai aumentar a produtividade em uma escala nunca vista, criar mercados e indústrias, auxiliar os pequenos negócios a crescer e tornar as empresas cada vez mais globais e competitivas.

Quais áreas de negócios serão mais impactadas no Brasil?

O estudo realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em parceria com o BNDES e com o CNPq, intitulado de Plano Nacional de Internet das Coisas, prevê que o impacto do 5G será principalmente em 4 áreas: 

  • Agronegócio; 
  • Cidades Inteligentes; 
  • Indústria; 
  • Saúde. 

Veja a seguir alguns prováveis exemplos.

Logística

A partir desta tendência tecnológica que é o 5G, será possível planejar e acompanhar as rotas de transporte em tempo real, o que vai dar mais segurança e confiança. Com as smart cities será ainda mais fácil prever ou alterar rotas por causa de acidentes ou congestionamentos.

Saúde

Na área da saúde será possível monitorar e operar pacientes à distância, o que vai abrir várias possibilidades para o setor, tais como: inovações na indústria farmacêutica, criação de novos exames, aplicativos de acompanhamento, seguros e planos mais personalizados.

Indústria

A chegada da tecnologia 5G vai trazer diversas oportunidades para indústrias relacionadas à automação. Alinhada às inovações da Indústria 4.0 é esperada uma verdadeira explosão de serviços, processos e mão de obra.

Varejo

O uso da realidade virtual e do cloud computing vai gerar uma imersão em produtos e serviços a distância, além de criar canais de vendas totalmente inovadores e conectados ao consumidor. 

Um exemplo é a loja da Amazon Go, na qual os clientes não precisam passar em caixas para pagar os produtos.

Telefonia

Sabemos que a rede 5G trará uma velocidade 10 vezes maior para upload e download de dados. 

Outro benefício dessa tecnologia é que as chamadas de vídeo e as reuniões por videoconferência serão mais estáveis, aumentando o nível de profissionalismo.

Isso trará também o aumento da quantidade de trabalhos remotos e ampliará as possibilidades de integração.

2. Inteligência Artificial

inteligência-artificial

A Inteligência Artificial (ou IA) é um ramo de estudo da ciência da computação que lida com algoritmos capazes de representar o comportamento humano. 

Essa tendência tecnológica é usada em diversas aplicações, como em chatbots de atendimento, medicina e setor bancário. 

Além disso, está por trás a chamada análise preditiva, que permite a uma empresa se antecipar aos novos hábitos de consumo do público e o comportamento futuro do mercado.

3. Computação em nuvem

Computação-em-Nuvem

Aqui outra tendência tecnológica , o armazenamento em nuvem. Este sistema traz diversos ganhos ao negócio, além de ter uma segurança maior se comparado com os servidores tradicionais. 

Vale também ressaltar que a contratação desse serviço permite que os sistemas internos da empresa sejam mais estáveis e suportem picos de demanda, mediante um pagamento mensal. 

Assim, a companhia solicita recursos de armazenamento e processamento de acordo com as suas necessidades.

4. Segurança da informação

segurança-e-informação

A transformação digital trouxe também um problema que pode comprometer bastante as empresas, que é a segurança da informação.

Além dos já conhecidos firewalls e antivírus, é preciso lançar mão de outros meios que sejam úteis para evitar acessos indevidos e extravio de dados sensíveis de uma companhia. 

A criptografia, hoje, é um dos principais mecanismos utilizados, de modo que os seus algoritmos são desenvolvidos para exigir um esforço computacional cada vez maior por parte dos cibercriminosos que desejarem decifrar mensagens enviadas na rede.

As 4 tendências para 2021 na área de tecnologia apresentadas neste texto fazem com que as empresas se adaptem melhor a essa realidade de pandemia. 

Dessa forma, elas não só se mantêm operacionais, como também encontram na transformação digital oportunidades de fidelização do cliente, crescimento e consolidação no mercado.

Conclusão

Viu como as tendências tecnológicas para 2021 podem impactar o seu negócio?

Aproveite e descubra como a não emissão de notas fiscais pode prejudicar a escala do seu negócio!

Vivencie a melhor experiência da galáxia em automação fiscal!

O que mais você entregaria aos seus clientes se não tivesse de gastar tanto tempo se preocupando com esse processo burocrático de emissão de notas fiscais?

Conheça a eNotas!
Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.