Inventário patrimonial: aproveite a quarentena para fazer sua gestão do ativo imobilizado

Atualizado há mais de 3 semanas

O coronavírus fez com que a maioria das empresas brasileiras dessem um passo atrás e repensassem suas estratégias. 

Nesse cenário, o inventário patrimonial e a gestão do ativo imobilizado se tornaram análises cada vez mais viáveis para um período marcado pelo esvaziamento das empresas de seus espaços físicos e pelo início de uma recessão econômica.

Em meio a isso, construir uma base de dados organizada e atualizada para tomar decisões mais assertivas, que evitam desperdícios e proporcionam mais autoconhecimento sobre o próprio negócio tem se tornado uma ação estratégica essencial para a sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo e incerto. 

Se você quiser saber mais sobre o assunto, continue lendo e entenda a importância da gestão de controle patrimonial em tempos de coronavírus. Você vai se surpreender ao entender como a quarentena pode ser um bom momento para colocá-la em prática!

Cenário atual do Brasil: como estamos?

O coronavírus trouxe uma crise econômica que está sendo sentida por praticamente todas as empresas ao redor do mundo.

Em um cenário repleto de incertezas como o atual, é imprescindível que os empreendedores revejam suas estratégias e adotem novas para que possam passar por esse momento da maneira mais estável possível.

Falando mais especificamente de Brasil, a pandemia tem mostrado impactos econômicos ainda mais rápidos e intensos do que em outros países.

Com o fechamento do comércio e estabelecimentos de serviços, somados a pouco auxílio governamental, muitas empresas tentam sobreviver e outras já estão fechando as portas. 

Estratégias como o home office e a redução da carga horária tem sido utilizados, mas ainda é preciso manter a atenção.

Observação: Se a sua equipe está trabalhando a distância, leia este outro post sobre ferramentas para home office.

Com a maioria das pessoas em casa, o consumo foi radicalmente diminuído. Além disso, milhares de trabalhadores estão perdendo seus empregos e o dólar tem aumentado quase que diariamente, mostrando grande desvalorização da nossa moeda.

De acordo com uma matéria da Época Negócios, o governo brasileiro espera para esse ano um crescimento de 0,02% e chega a admitir o risco de recessão, cenário bem diferente dos 2% projetados antes do primeiro caso de COVID-19.

Quais são os impactos da crise no balanço patrimonial?

Mas como esse cenário desanimador impacta o balanço patrimonial do seu negócio?

Para entender isso, antes precisamos conhecer mais a fundo alguns conceitos, como o de:

  • balanço patrimonial; 
  • ativos;
  • passivos;
  • e patrimônio líquido.

O balanço patrimonial é o demonstrativo financeiro da empresa, que toma como base de sua análise os dados financeiros e a posição patrimonial resultante dela. 

Para fazer este balanço, ativos e passivos são analisados, sendo os ativos todos os dados financeiros que geram benefício econômico para a empresa (como contas a receber, investimentos, imóveis etc.)  e os passivos todas aquelas obrigações com outrem que as empresas possam ter (como impostos, dívidas etc.)

O patrimônio líquido, um dos indicativos que determinam se a empresa está saudável e que atrai ou afasta possíveis investidores, é o resultado entre esses ativos e passivos.

Portanto, quando o número de passivos é superior ao de ativos, o patrimônio líquido da empresa se torna negativo.

Em momentos de crise como esse, os valores de ativos são reavaliados para baixo: é o que alerta os especialistas do jornal Valor Econômico.

Além disso, o esfriamento da economia faz com que os investimentos caiam e o fluxo de caixa das empresas seja menor, o que abre espaço para um patrimônio líquido ainda menor do que o usual. 

O que é um inventário de ativos?

O inventário de ativos é um inventário patrimonial da empresa, que estabelece a relação entre os bens de um negócio e suas características técnicas: 

  • marca;
  • modelo; 
  • estado de conservação;
  • capacidade;
  • local em que se encontra.

Ele se aplica aos ativos imobilizados da empresa, como todas as máquinas, computadores, veículos, equipamentos e materiais em geral.

Eles são listados, emplaquetados e descritos em um documento, de maneira a gerar valor em forma de patrimônio para o negócio. 

Sua realização traz diversos benefícios para a empresa, como por exemplo:

  • Otimizar o processo de compras;
  • Avaliar gastos;
  • Investigar furtos;
  • Controlar a depreciação de bens;
  • Atrair acionistas;
  • Muito mais.

Observação: Para saber mais sobre o assunto, leia um outro post sobre o inventário patrimonial.

Por que fazer um inventário em tempos de COVID-19?

Além de ser essencial para que o seu negócio esteja dentro das conformidades legais, o inventário é peça-chave para o autoconhecimento da empresa e fundamental para que o negócio sobreviva em momentos de crise.

Ele ajuda a equipe a evitar desperdícios e a tomar decisões estratégicas baseadas em dados. 

Por isso, aproveitar o tempo de isolamento social e retração da economia para fazer um inventário é uma estratégia inteligente, já que os dados reunidos pela equipe contábil da empresa podem ser analisados remotamente, sem grandes dificuldades. 

Além disso, se sua equipe estiver trabalhando em casa, ter o espaço da empresa vazio pode ajudar a avaliar o estado dos bens patrimoniais. 

Por exemplo, avaliar a vida útil de cadeiras, mesas, computadores e outros equipamentos, além de emplaquetá-los e fotografá-los sem um grande fluxo de pessoas utilizando esses ativos agiliza e facilita bastante o trabalho dos responsáveis pelo inventário.  

Esse é um momento de desaceleração para muitas empresas e tirar um tempo para focar em planejamento, organização e análises que visem um melhor aproveitamento dos recursos já existentes se torna uma saída viável para reduzir a ociosidade da equipe e, ao mesmo tempo, otimizar recursos. 

Dessa forma, o inventário patrimonial se mostra como um projeto de relevância que engloba essa estratégia e traz resultados positivos para que sua empresa consiga superar o momento de crise ao utilizar o tempo de baixa produtividade, contribuindo com uma retomada eficiente.

Vale ressaltar que contar com ajuda especializada para fazer o inventário patrimonial da sua empresa é fundamental para garantir resultados precisos e com rapidez, evitando prejuízos posteriormente. 

Este é um guest post feito pela Investor, uma empresa que possui mais de 250 mil ativos inventariados e profissionais experientes na área.

Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.