Lean Canvas: como usar esse método para planejar o seu lançamento

Atualizado há mais de 1 semana

Apresentar uma empresa que está iniciando no mercado nem sempre é das tarefas mais simples. O Lean Canvas, contudo, é uma maneira que muito empreendedor em começo de carreira tem para “vender” sua ideia e ter um bom plano de negócio.

O Lean Canvas é uma maneira simplificada de apresentar uma empresa que está ganhando forma, como startups em início de jornada, a investidores, .

Trata-se de uma ferramenta baseada no business model canvas, mas adaptada para esse contexto de início de empreendimento.

Confira em detalhes sobre o que é Lean Canvas, suas vantagens e como aplicar no lançamento de sua empresa.

O que é o Lean Canvas?

Originalmente, o Lean Canvas é uma ferramenta estruturada para apresentar um novo negócio criado por Ash Maurya, o autor do best-seller internacional “Running Lean”, que desenvolveu essa técnica no seu livro “Comece sua startup enxuta: aprenda a metodologia lean em seu (novo) negócio”.

O Lean Canvas é uma estrutura em tabela em que o empreendedor preenche com características de sua empresa.

Essa tabela é uma estrutura adaptada do business model canvas para empresas em fase inicial de crescimento, quando estão entrando no mercado.

Sua simplicidade é também uma forma de economizar recursos e tempo.

Ele é focado em pontos que passam por como aquela empresa pode resolver o problema do cliente final, já ainda em fase de crescimento e não tem muito o que apresentar ainda.

Como usar o lean canvas?

O Lean Canvas nada mais é do que uma tabela com 9 blocos, distribuídos no que seria uma folha de papel.

Esses 9 blocos são pilares que precisam ser colocados como foco da empresa e detalham as características.

São eles:

1.      Problemas

São o foco de resolução que a empresa deve atuar: quais são os problemas principais que você quer resolver?

Nesse bloco, é preciso ter ao menos três problemas para que sua empresa tenha produtos ou serviços viáveis. Pense em questões que você quer ajudar a solucionar. 

2.      Segmentos de clientes

Você definirá qual é o perfil ideal de clientes para sua empresa. Ele precisa ser o tipo de pessoa que enfrenta os problemas que você detalhou no primeiro bloco.

Aqui, é importante que seja somente um e, caso tenha mais, faça um Lean Canva para cada, já que esses perfis podem ser muito diferentes entre si e precisar de estratégias distintas.

3.      Proposta de valor única

A proposta de valor única é a resposta da pergunta: por qual motivo uma pessoa compraria o seu produto ou serviço?

Portanto, basicamente, trata-se de seus diferenciais, aquilo que faz com que o perfil do bloco anterior investiria tempo e dinheiro na solução dos problemas do bloco 1.

4.      Solução

Basicamente, são as funcionalidades do produto. Não precisa gastar muita energia aqui detalhando cada um, mas sim apresentá-los, de modo bem objetivo, pensando em como essa solução atua nos problemas de seus clientes.

Ainda que não precise de tanta energia para preenchê-lo, pode ser o bloco mais difícil, já que efetivamente é o que você venderá, atendendo todas as expectativas criadas até aqui.

5.      Canais

Como você chegará até o seu cliente? Ele não o encontrará sozinho e sua empresa precisa se mover até ele.

Aqui você detalhará como fará isso: seja por e-mail, blogs, mídia paga online ou offline, redes sociais…

Aproveite: O que é mídia de performance e como melhorar o desempenho de uma campanha 

6.      Fluxo de receita

É a forma que você tornará a sua empresa rentável ou, em outras palavras, como o dinheiro entrará no caixa.

Venda de produtos, testes grátis, pagamento recorrente… tudo isso precisa ser pensado para as pessoas entenderem como seu caixa terá fluxo.

7.      Estruturas de custos

Detalhe nesse bloco os valores de operação, ou, com o que sua empresa deve gastar para começar a empreender.

Esse sétimo bloco precisa ser completo, não esqueça de despesas básicas, como insumos de escritório e maquinário de trabalho de colaboradores, por exemplo.

Fornecedores e planos de pagamento dos canais precisam estar aqui também!

8.      Métricas-chave

Toda empresa precisa performar bem com metas. É aqui que você colocará quais são elas, as que serão a estrela-norte de suas estratégias.

Pense que essas métricas são aquelas que definirão o sucesso de sua empresa: o que efetivamente falará se seu negócio está saudável ou não.

Aproveite para ler: ROI: o que é e como usar este indicador? 

9.      Vantagem injusta

O último bloco não é dos mais simples. Aqui, você colocará o que faz com que sua empresa seja única.

Não confunda com a proposta de valor única. Esse precisa ser um atributo que não pode ser copiado, que ninguém mais tem.

Pode ser algumas pessoas que já fazem parte do time, suas capacitações, consultores, especialistas…

Esse é o único bloco que pode ser preenchido depois, já que empresas que continuam entrando no mercado podem não ter esses atributos ainda.

Como ele funciona?

Basicamente, o Leans Canvas ajuda os empreendedores a testar o seu modelo de negócio e validar hipóteses.

É uma forma de apresentar a empresa de maneira visual e rápida. Por isso, seu funcionamento também é bem simples.

O primeiro ponto é preencher todos os blocos com suas ideias iniciais. Faça isso com palavras-chave sempre que possível.

Use o Lean Canvas como um guia para testar suas hipóteses com clientes em potencial e para pessoas que possam querer fazer investimentos em seu negócio.

Com base nos feedbacks, ajuste o seu Lean Canvas e sempre repita o processo para aprimorar sua empresa.

Dicas para aplicar no seu lançamento

Como um guia, o Leans Canvas pode de fato nortear a estratégia de crescimento de sua empresa.

Por isso, sempre comece a aplicar o Leans Canvas com a definição do problema. Evite generalizações e foque em algo específico que seu produto ou serviço resolva.

Após isso, descreva sua solução de forma simples e direta. Focando no benefício principal que ela oferece ao cliente.

Logo, é fundamental criar um perfil detalhado do seu cliente ideal para você ter a certeza de que seu produto, de fato, está aderente ao que o seu alvo queira.

Outra dica fundamental para aplicar o Leans Canvas é na validação de hipóteses. Para isso, entreviste clientes, converse com aquelas pessoas em potencial sobre o problema, solução e o cliente e se esses blocos estão corretos.

O Leans Canvas também pode ser usado para testar um produto mínimo viável, o MVP. Fazer uma versão básica do seu produto ou serviço para entender como ele se comporta no mercado e coletar feedback dos stakeholders.

Por fim, não esqueça que o Leans Canvas é uma ferramenta de construção e que também se altera e se complementa com o tempo.

Trata-se de uma ferramenta dinâmica. E por isso, você precisa estar preparado para ajustar o seu modelo de negócio conforme você obtém novos insights.

E depois de aproveitar as dicas de Leans Canvas, que tal saber conhecer estratégias de expansão de mercado para empresas digitais?

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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