ROI: o que é e como usar este indicador?

Atualizado há mais de 1 semana

ROI significa Return Over Investment - na tradução, retorno sobre investimento. 

De forma simplificada, o ROI indica quanto de dinheiro você irá receber de volta em comparação a algum investimento. 

Esse cálculo é bastante importante para entender a eficácia de um investimento, além de ajudar bastante no momento de decidir, futuramente, onde o investimento será melhor aproveitado. 

As métricas e indicadores são fundamentais para definir o sucesso de um negócio, campanha ou iniciativa.

Nesses casos, calcular o ROI pode ajudar a entender melhor o retorno sobre cada atividade. 

Existem alguns outros fatores que devem ser levados em consideração na hora de calcular esse retorno. 

(Clique no player abaixo para escutar a narração do nosso artigo sobre ROI!)


O que é o ROI? 

Conforme definição do Investopedia, o ROI é um indicador de performance utilizado para avaliar a eficiência ou lucratividade de um investimento ou, até mesmo, para comparar vários investimentos diferentes. 

Trata-se de um importante indicador de desempenho financeiro que uma empresa pode acompanhar para buscar entender os resultados obtidos com certos investimentos. 

Como o ROI é calculado? 

O ROI é encontrado com a seguinte fórmula:

O retorno recebido pelo investimento subtraído pelo custo do investimento e dividido pelo custo do investimento.  

Esse resultado multiplicado por 100 é o valor percentual do ROI. 

Desse modo, encontra-se um resultado em porcentagem que indicará quanto foi gerado de lucro. Lembrando sempre que o lucro obtido usado no cálculo deve ser líquido, ou seja, o valor total obtido no investimento é deduzido pelo valor inicial investido. 

Outros elementos essenciais no cálculo do ROI

De forma geral, o ROI pode ser medido pela quantidade de retorno que um investimento gerou para uma empresa, como já explicamos. 

Contudo, existem outros elementos que impactam no ROI e precisam ser considerados no cálculo dessa métrica: 

  • Custos das transações: quanto você gastou apenas para realizar o investimento pode ter um impacto considerável no resultado final; 
  • Impostos: quanto será gasto apenas com eles?; 
  • Tempo: você pode ter um retorno surpreendente em cinco anos, mas esse tempo pode ser longo demais para ser esperado;  
  • Inflação;  
  • Custo da oportunidade: essa é uma questão difícil pois o custo da oportunidade seria observar o que você poderia ter feito com o dinheiro investido e qual seria o retorno obtido. Veja qual seria o seu lucro se o seu investimento tivesse ido para outra oportunidade. 

Todos esses itens ajudam a enxergar o verdadeiro custo de um investimento e a entender se você fez um bom negócio. 

Por que é importante calcular o ROI? 

Como o cálculo do ROI é possível identificar e traçar comparações entre investimentos semelhantes ou classificar diferentes tipos. 

A aplicação do ROI, por exemplo, em campanhas de mídias pagas, por ser muito útil para entender o que está trazendo retorno e o que não está.

Além disso, o ROI se relaciona com outras métricas importantes do marketing digital e do planejamento financeiro. Por isso, entendê-lo pode ajudar a entender sua estratégia de modo geral. 

As limitações do ROI

Ainda que seja inegável a importância do cálculo e compreensão do ROI, esta é uma métrica com algumas limitações - especialmente se ela é usada para medir o sucesso do negócio. 

A principal delas é não inserir, no cálculo, o tempo que a análise está sendo feita. O retorno de um investimento no prazo de um ano ou cinco anos possui um impacto muito diferente, não é?

Digamos que você faça um investimento de R$ 100,00 reais hoje e lhe são oferecidas duas possibilidades de investimento: 

  • Um primeiro investimento com retorno de R$ 150 em três anos.; 
  • Um segundo investimento de mesmo valor inicial que, em dois meses, retorne R$ 120,00 reais. 

O primeiro cenário representa um ROI de 50% e o segundo um ROI de 20%. 

O valor do ROI no segundo investimento é menor, contudo, um retorno alto a curto prazo é sempre um investimento melhor quando a diferença não é tão grande.

Com o retorno rápido, o investidor poderá rapidamente reinvestir em outra coisa. 

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O que um ROI alto ou baixo pode estar indicando? 

Analisar o ROI de uma empresa não significa simplesmente verificar números altos ou baixos. Será preciso interpretá-los e buscar entender o que eles querem dizer. 

Primeiro, é preciso entender que um ROI “alto” ou “baixo” varia de empresa para empresa e vai depender dos objetivos da campanha e o que você deseja alcançar. 

Uma campanha cara em alguma mídia pode significar um ROI negativo, pois não haverá retorno financeiro mas uma conquista positiva para o brand awareness da empresa. 

Diversas empresas utilizam estratégias diferentes de brand awarenss que nem sempre apresentam um retorno financeiro diretamente. 

Por exemplo, em 2018 a Uber realizou uma campanha de conscientização no trânsito em parceria com o time de futebol Atlético-PR. 

Logo antes do início de uma partida, o goleiro do Atlético-PR aparece em campo usando um aparelho celular. A imagem rodou os programas esportivos gerando diversos comentários. 

A opinião geral foi que era um absurdo o goleiro não estar concentrado em um momento tão importante. O que poderia ser tão importante para que ele ficasse ao celular depois de entrar em campo? 

Algum tempo depois, foi revelado ao público que a atitude do goleiro tratava-se de uma ação do Maio Amarelo. 

Trata-se de um movimento que desde 2013 mobiliza pessoas pela conscientização da necessidade de que as pessoas estejam mais atentas ao trânsito, buscando torná-lo mais seguro. 

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A ideia da campanha era despertar o questionamento: se um goleiro usar o celular antes do jogo era algo tão absurdo, porque as pessoas insistiam em usar o celular ao dirigir? 

A campanha gerou muita mídia espontânea para a Uber. Entretanto, seria bastante difícil calcular o ROI de algo desse tipo, não é? 

Por isso, em alguns casos, essa métrica precisa ser abrangida ou analisada de perspectivas diferentes, adequando-se ao objetivo trabalhado na ocasião. 

SROI: o novo ROI

Recentemente, alguns investidores e empresários buscaram desenvolver uma nova forma de mensurar o ROI, o SROI. 

O “S” significa social e essa nova métrica quer dizer “social return on investiment”, ou retorno social do investimento. 

Esse método prevê a medição de valores que não são puramente financeiros, incluindo dados sociais, econômicos e contextos. 

O propósito é conseguir medir o impacto social da empresa em termos que se aproximam mais das finanças. 

Essa é uma medida muito útil para empresas porque ajuda a entender o seu impacto na comunidade e permite uma melhor comunicação entre as partes. 

Organizações filantrópicas, fundações e entidades sem fins lucrativos podem se beneficiar bastante desta métrica. 

Ela é calculada da seguinte forma: o valor do impacto social da ação, multiplicado pelo investimento inicial e dividido pelo investimento inicial multiplicado por 100. 

Como aumentar o ROI? 

Você fez o cálculo do ROI e não ficou contente com o resultado? Existem estratégias que podem te ajudar nisso. 

Uma questão muito importante é verificar o seu CRO, o Conversion Rate Optimization, que na tradução seria a sua otimização da taxa de conversão. 

Essa otimização significa aumentar a quantidade de pessoas que realizam uma ação desejável no seu site, campanha ou investimento. 

Para isso, é possível implementar uma série de técnicas e práticas que vão aumentar essa porcentagem. 

A taxa de conversão é calculada dividindo o número de conversões obtidas pelo total de pessoas atingidas - que pode ser o total de visitantes do seu site, o total de pessoas que viram um anúncio, isso dependerá do objeto analisado. 

atenção

Estudos da área de Marketing Digital afirmam que uma boa taxa de conversão está entre 1% e 4%. 

Contudo, se esse resultado é ou não ideal para a sua empresa, dependerá dos seus objetivos e dos objetivos do seu site, página ou campanha. 

ROI e campanhas de mídias pagas 

Calcular o ROI das campanhas em mídias pagas, pode ser muito positivo para que a empresa entenda o resultado obtido em cada uma delas. 

Uma campanha paga sempre dependerá de um bom direcionamento e isso é aprendido com o tempo. Assim, tentativas e erros são fundamentais para encontrar a melhor estratégia. 

Para saber mais sobre anúncios e como realizar campanhas de sucesso, veja nossa públicação: Como anunciar no Instagram Ads? O passo a passo completo 

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!
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