O que é mídia de performance e como melhorar o desempenho de uma campanha

Atualizado há mais de 3 semanas

Se você é empreendedor digital ou creator, sabe que alcançar e conquistar seu público é primordial para o sucesso do seu negócio. Uma forma de fazer isso é por meio de anúncios, por exemplo. 

Hoje, é possível contar com uma estratégia de marketing interessante, em que o preço pago por um anúncio varia de acordo com seu resultado: a mídia de performance. Nesse modelo, você pode segmentar o público que quer alcançar, e aumentar suas chances de conversão. 

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Nesse post vamos te explicar o que é mídia de performance, como aplicar no seu negócio digital e melhorar o desempenho da sua campanha. 

O que é mídia de performance? 

A mídia de performance é uma estratégia de marketing digital que consiste no uso de anúncios que terão seu preço definido de acordo com a performance e os resultados obtidos. Assim, o valor pago por esse tipo de anúncio pode variar de acordo com o número de visualizações, cliques ou leads gerados. 

Por isso, esse tipo de campanha precisa ser muito bem segmentada para um público definido. Nesse modelo, é possível analisar com precisão as métricas dos resultados obtidos e ter insights valiosos. 

Vale ressaltar que na mídia de performance, os resultados alcançados dependem do valor investido. 

Exemplos de mídia de performance

Afinal, quais anúncios podem ser considerados mídia de performance? Confira modelos que se encaixam nesse tipo de divulgação:

  • Google Ads: anúncios na rede de display e entre os resultados de buscas;
  • Instagram e Facebook Ads: campanhas de anúncios dentro das redes sociais;
  • Youtube Ads: banners dentro dos vídeos, com valor definido pela métrica de custo por clique;
  • LinkedIn: anúncios na rede social segmentados por cargo, profissão ou empresa, por exemplo.

Indicadores para ficar de olho

Na mídia de performance, é crucial analisar os resultados. Por meio dos indicadores, é possível compreender o desempenho da campanha e entender quais pontos precisam ser melhorados. Por isso, não se esqueça de acompanhar os resultados.

Veja alguns indicadores cruciais para essa estratégia:

Taxa de cliques 

A taxa de cliques ou Click Through Rate (CTR) é o número de cliques recebidos no anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido. Basicamente, a fórmula do CTR é:

Cliques ÷ impressões = CTR.

Por exemplo, se você recebesse 10 cliques e registrasse 100 impressões, sua CTR seria de 10%.

Custo médio por clique (CPC)

O Custo por Clique (CPC) é a métrica que define quanto um anunciante paga por cada clique recebido em um anúncio pago.

Retorno por investimento (ROI)

O Retorno por investimento, ou Return on Investment (ROI) é um indicador que avalia a eficiência de um investimento, observando o retorno obtido com ele. Para definir o ROI, usa-se a seguinte fórmula:

Retorno - Custo do investimento / Custo do investimento. 

Custo por leads

O custo por leads (CPL) é o indicador que calcula o custo de cada lead conquistado. Ele pode ser definido dividindo-se o valor investido em marketing pelo número de leads. 

Como aplicar a mídia de performance?

Se você quiser usar a mídia de performance na sua estratégia de marketing digital, é preciso fazer um planejamento claro antes de colocar os anúncios para rodar. Isso garante que seus resultados sejam mais assertivos. Veja algumas dicas para aplicar a mídia de performance:

  1. Planeje

Antes de criar uma campanha, pense em qual será seu objetivo: gerar leads, aumentar as visualizações, impulsionar conversões? Entender qual é a meta de um anúncio garante que ele será elaborado com os requisitos necessários para cumprir seu propósito. 

  1. Segmente

Um ponto fundamental de qualquer anúncio em mídia de performance é a segmentação do público. É preciso conhecer profundamente sua audiência e definir um segmento desse público, com o qual o seu anúncio deverá se conectar. 

Tendo esse público segmentado em mente, você pode criar anúncios muito mais objetivos e interessantes para essas pessoas, aumentando as chances de alcançá-las. 

  1. Acompanhe os resultados

É crucial acompanhar e interpretar os resultados das suas campanhas, para entender se elas estão alcançando o objetivo previsto. Para isso, não deixe de analisar indicadores como CTR, CPC, taxa de conversão e CAC (Custo de Aquisição de Cliente).

Esses dados vão indicar se é necessário fazer ajustes na estratégia, na segmentação ou criar outros anúncios.

  1. Calcule o orçamento

Um ponto importante na mídia de performance é planejar o seu orçamento. Isso pode parecer complicado, considerando que o valor pago depende do desempenho do seu anúncio. Porém, é preciso estar preparado para arcar com os custos. 

Se você já tiver feito campanhas de mídia de performance, pode usar o histórico pra estimar os custos. Além disso, a maioria das plataformas de anúncio permite estimar o valor necessário de acordo com os possíveis resultados. 

Aposte na mídia de performance!

Um planejamento de marketing digital bem feito requer dedicação e aprimoramento constante. Porém, aplicando algumas estratégias, é possível potencializar consideravelmente os resultados.

A mídia de performance é um ótimo exemplo de como impulsionar seus esforços e garantir que o público certo encontre seu produto. Esperamos que esse post tenha solucionado todas as suas dúvidas sobre marketing de performance. 

Aproveite e confira nosso conteúdo sobre o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e veja como o acompanhamento desse indicador pode trazer mais clareza ao seu negócio!

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