Como manter um negócio escalável?

Atualizado há mais de 1 semana

Você já ouviu falar de startup, certo? E já deve ter se perguntado o que faz uma empresa ser chamada assim. Em meio a diversas de outras definições, se trata de um negócio escalável.

Essa não é uma característica apenas de startups. É algo que todo empreendedor pode desejar mesmo em empresas comuns, desde que deseje crescer de forma saudável, ter altos retornos e aumentado muito pouco os seus custos.

Se você quer saber como ter um negócio escalável, fique até o fim!

O que é um negócio escalável?

Um negócio escalável é uma empresa que aumenta o seu faturamento de maneira acelerada sem precisar aumentar os custos de maneira proporcional.

Ou seja, o crescimento é rápido e os custos não acompanham esse crescimento, o que faz com que a receita seja muito maior.

Ser um negócio escalável não é uma característica própria de uma startup, ainda que elas sejam uma.  Pequenos empreendimentos podem ter um crescimento acelerado sem aumentar seus custos.

Exemplos bem comuns de negócio escalável são as ecommerces. Uma loja virtual consegue expandir suas operações sem necessariamente aumentar seus custos.

Basta pensar em lojas físicas. Se o negócio cresce, é necessário novas lojas — ou uma maior — um novo estoque, mais atendentes, a despesa com insumos aumenta…

Tudo isso pode não ser aplicado às ecommerces, por exemplo, já que consegue otimizar os processos pela internet, sem precisar de mão de obra ou de aumentar os custos com o insumo.

Vantagens de ter um negócio escalável

Crescer sem aumentar muito os custos de sua empresa já seria uma boa vantagem do negócio escalável, mas não é a única.

A empresa adquire alto valor de mercado

Ainda que ser um negócio escalável não é algo apenas de startups, isso pode representar um passo para isso. Sinal disso é que a escalabilidade faz com que a empresa seja atrativa para investimentos.

E empresa será uma forte referência em seu setor e, pensando em outras vantagens que estarão listadas a seguir, todo investidor se sentirá seguro para aplicar seu dinheiro.

Maior expansão

Mais do que uma vantagem, a maior expansão é um fator que determina um negócio escalável.

Pegando o exemplo de uma ecommerce é fácil imaginar que esse tipo de empreendimento possa compreender um maior grupo de pessoas em locais diferentes sem necessariamente aumentar as despesas.

Diferente de uma loja física, por exemplo, que para crescer e expandir, seria necessário aumentar seus custos.

Inovação

Um negócio escalável é essencialmente uma empresa inovadora. Essa característica torna uma pequena empresa competitiva diante de concorrentes maiores.

A inovação também tornará a empresa mais dinâmica, sempre atenta aos movimentos do mercado e fará com que as decisões estratégicas sejam tomadas mais rapidamente.

Maior adesão do público

Quando uma empresa tem mais expansão e inova, o público tende a se aproximar mais de sua marca.

Normalmente, empresas com essas características oferecem uma experiência diferenciada para o seu público, seja com produtos e até mesmo com a qualidade de atendimento. Ingredientes que farão os clientes admirarem o negócio.

Quais fatores determinam a escalabilidade de um negócio?

Essa é uma pergunta que não pode ser respondida como uma receita de bolo. Cada empresa pode mostrar caminhos diferentes para se tornar um negócio escalável.

Algumas empresas não precisam ter, por exemplo, uma área de inovação se o seu marketing escalável e um processo de gestão eficiente.

Essencialmente, esses são alguns fatores que podem ajudar a tornar um negócio escalável:

  • O processo de produção deve ser facilmente reproduzível: para aumentar a oferta, a técnica de produção precisa ser fácil de ser entendida, para poder ser compreendida por novas pessoas que possam fazer parte do processo sem perder a qualidade.

  • O que for oferecer dever único: seu produto deve ser marcante para seu público e para o mercado. Isso envolve a mercadoria e o atendimento.

  • Atender bem uma demanda: o mercado é cheio de oportunidade. Para ser um negócio escalável, é necessário suprir as necessidades do cenário com viabilidade.

  • O modelo de negócio deve ser ampliável: ser uma empresa fixada em pedra pode ser um problema. Por isso, sua organização precisa se adaptar a demandas e gostos do público.

  • A logística deve ser inteligente: atender bem, rápido e de maneira eficiente um público que pode estar em diferentes áreas é uma premissa fundamental para um negócio escalável.

Quais são os principais desafios do negócio escalável?

Ainda que seja muito vantajoso, o negócio escalável não é, definitivamente, algo que possa ser feito sem se analisar os desafios.

Flexibilidade

O primeiro desafio é justamente um dos fatores apontados ainda há pouco. O mercado é muito dinâmico e é preciso entender e atender a isso.

Muitos fatores podem mudar de repente: alterações sociais, pandemias (vide a Covid-19), legislações… tudo isso pode acontecer sem muita previsibilidade que exigirá da gestão algumas iniciativas, muitas vezes, drásticas.

E isso é, definitivamente, algo desafiador.

A necessidade de ser diferente

Não é segredo que o mercado está repleto de produtos para as mais diferentes demandas do público. Fazer algo inédito, único e marcante é um desafio.

Mais do que ser diferente, o seu produto precisa ser inovador, entregar algo que ninguém viu, mas de uma maneira disruptiva.

Ser disruptivo é uma característica que desenvolve algo de impacto que pode mudar, inclusive, o modo de consumir ou o hábito de vida das pessoas.

Um exemplo de disrupção foi a Uber, que mudou a maneira como as pessoas se locomoviam com transporte privado. Ela ressignificou o mercado e inovou no modo como se transportar.

Obviamente, isso requer muito estudo de mercado e de tecnologias, que nem sempre uma empresa que queira ser um negócio escalável consegue facilmente.

Crescimento contínuo, sem perder a essência da empresa

Por fim, um dos maiores desafios em conseguir ser um negócio escalável é ter um crescimento contínuo e coerente.

Pensando em um mercado instável e repleto de concorrência, crescer de maneira saudável, constante e sem deixar de lado o valor da marca e aquilo que o público o identifica pode ser o mais desafiador dos fatores.

Isso será superado por muito estudo, empenho, recursos e uma cultura organizacional muito alinhada entre os colaboradores. 

Ter um negócio escalável, como você viu, é repleto de vantagens e desafios. Fatores que podem fazer sua empresa crescer e ganhar o mercado de modo incrível.

Mas para isso, será preciso muito estudo, esforço e conhecimento das melhores práticas para otimizar os seus processos para tornar tudo mais ágil.

E você pode começar a fazer isso já no setor fiscal, otimizando seus processos de emissão de notas, por exemplo. E para isso, o Emissor da eNotas será um grande aliado.

Jornalista e apaixonada por produzir conteúdo nos mais diferentes formatos. Nas horas vagas, é fotógrafa, viajante e mãe de suculentas.

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