O que é overdelivery e como usar para conquistar clientes e vender mais

Atualizado há mais de 3 semanas

Independente do segmento de atuação, todo empreendimento precisa ter como objetivo agradar os clientes e se diferenciar da concorrência. Hoje, ser capaz de oferecer uma experiência positiva é uma forma de se destacar e garantir a satisfação da clientela.

Para alcançar essa meta, algumas práticas podem ser adotadas. Uma delas é o overdelivery, utilizada por muitas marcas e empreendedores. Se o seu foco é conquistar o cliente, você precisa conhecer essa técnica!

Por isso, preparamos esse post para você entender o que é o overdelivery, como fazer e quais são as vantagens para seu negócio. Confira!

O que é overdelivery?

overdelivery nada mais é do que a prática de entregar mais ao cliente, superando suas expectativas e ultrapassando o que ele esperava ao adquirir um produto ou serviço.

Essa prática ajuda não somente a mostrar o valor do seu negócio, mas também a destacar o empreendimento diante da concorrência, construindo uma relação de fidelidade com o cliente. 

Na prática, isso pode ser feito desde o primeiro contato do cliente. A ideia é entregar mais do que ele espera em todos os sentidos. 

Exemplos de overdelivery

O overdelivery pode ser feito em diversos momentos de contato do cliente com o seu negócio. Alguns exemplos são:

  1. Oferecer cupons de desconto

Quem não gosta de um bom desconto? Oferecer cupons é uma boa forma de agradar o cliente e surpreendê-lo com uma maneira de poupar dinheiro. O desconto, muitas vezes, pode ser o empurrão que falta para que o cliente feche o negócio.

Isso pode ser incorporado desde o início, no primeiro contato, usando o desconto como uma forma de divulgação, ou surpreendendo o cliente no final.

  1. Brindes e mimos

Surpreender o cliente com brindes é uma boa estratégia de overdelivery. Presentear com um mimo que não era esperado, cria a sensação de que o cliente é valorizado e especial para seu negócio.

Além disso, provoca uma sensação tão agradável, que muitos clientes podem postar nas redes sociais, agradecendo seu negócio e trazendo mais conhecimento para sua marca. 

O momento é você quem escolhe: quando o cliente fechar negócio, se ele comprar determinado produto, ou se for cliente a muito tempo.

  1. Itens extra

Outra tática de overdelivery é oferecer itens extras. Se você tem um curso online, por exemplo, uma forma de fazer isso é entregar um módulo extra, de forma gratuita. Assim, o cliente terá a percepção de que o conteúdo foi pensado e elaborado nos mínimos detalhes.

Vantagens do overdelivery

O overdelivery apresenta várias vantagens para o negócio e os clientes. Trata-se de uma tática excelente para conquistar o cliente. Confira algumas vantagens:

  • Fidelização dos clientes: agradar o cliente é essencial para garantir que eles se tornem recorrentes, conquistando-os cada vez mais e incentivando outras compras.
  • Divulgação do negócio: o overdelivery pode agradar tanto, que o cliente divulga o negócio para amigos ou até mesmo posta nas redes sociais! Por isso, além de fidelizar uma pessoa, você consegue ainda divulgação orgânica do seu empreendimento por parte dos clientes.
  • Consolidação da imagem do negócio: é primordial pensar na imagem que você quer passar ao público. Com a estratégia de entregar mais, é possível consolidar a marca como um empreendimento que se importa com a clientela.
  • Engajamento da persona: se você quer se destacar no mercado e atingir seu público-alvo, o overdelivery pode ser essencial. Observando como o seu negócio se preocupa em oferecer sempre mais ao cliente, a persona fica ainda mais atraída ao que você tem a oferecer.
  • Diferenciação em relação à concorrência: essa tática é uma grande vantagem competitiva em relação à concorrência, chamando atenção de leads.

Dicas para fazer um overdelivery

Para agregar ainda mais valor ao seu negócio ou produto, separamos algumas dicas para você fazer um overdelivery de sucesso. Confira:

  1. Personalize

Não deixe de customizar todas as ações que você fizer com a marca do seu negócio, deixando claro que se trata do seu empreendimento. Seja com um cartão, as cores usadas em um brinde ou a linguagem, é importante deixar a sua imagem registrada.

  1. Divulgue!

Desenvolver ações que valorizem sua empresa e aproximem o cliente é muito importante. Mas de nada adianta se essas ações não forem divulgadas e oferecidas! Não esqueça de elaborar estratégias de divulgação quando for necessário e esclarecer qualquer dúvida.

  1. Conheça sua persona

Para investir na ação certa, é essencial saber o perfil do seu cliente ideal. Faça uma pesquisa aprofundada sobre a persona e descubra o que ela gosta ou não gosta. Assim, você pode apostar em uma estratégia de overdelivery que não só chame sua atenção, mas que o conquiste como um cliente fiel. 

Essa é uma ótima estratégia para ampliar sua clientela e transformar seus clientes em promotores da sua marca! Esperamos que esse post tenha tirado suas dúvidas. Para conhecer outra estratégia interessante para aproximar seu negócio do público, confira nosso post sobre humanização da marca!

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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