4 dicas para popularizar suas redes sociais e fidelizar clientes

Atualizado há mais de 3 semanas

O sucesso é o objetivo principal de todo negócio. Independente do ramo, a fidelização dos clientes deve ser uma das principais metas a serem alcançadas na busca desse objetivo.

Uma empresa capaz de fidelizar clientes é aquela que investe em estratégias para conquistar o público adequado para a venda dos serviços. Esse é um passo fundamental e não pode ser deixado de lado.

Com o advento das redes sociais e a popularização das mesmas no mundo todo, os clientes passaram a ter uma proximidade maior com as marcas e as empresas viram nisso uma ótima oportunidade de captar e fidelizar esse público através desse meio digital. Esse é o ambiente ideal para mostrar a sua marca e fazê-la se tornar desejável. Além disso, permite uma interação com o público-alvo que antes não era possível obter através de um simples email enviado, por exemplo, ou uma propaganda na TV.

Apesar de ser necessária, a fidelização de clientes não é uma tarefa fácil, pois se buscarmos esse objetivo da maneira incorreta, sem planejamento e norteamento, o resultado pode ser um grande desperdício de dinheiro. Por isso, cada estratégia para fidelizar clientes deve ser escolhida a dedo, considerando os custos e benefícios.

Então, para começar a caminhada rumo ao sucesso do empreendimento, devemos nos fazer algumas simples perguntas: por que devemos fidelizar clientes?  Será que vale a pena investir nesse ponto? Esse é o ponta pé inicial do planejamento. Finalmente, quando temos bem claros em mente os objetivos que queremos alcançar, podemos pensar em como fazer isso, ou seja, nas estratégias que serão utilizadas para fidelizar clientes.

Sendo assim, abaixo listei algumas ideias para fidelizar clientes que podem ser muito úteis para a sua empresa. Vamos conferir?

1.  Dê benefícios para os clientes

Se você deseja fidelizar clientes, poderá lançar mão dessa técnica para conquistar quem já é consumidor dos seus produtos à venda. Quando você oferece um benefício a um cliente, é capaz de gerar uma sensação de importância e valorização, fazendo com que o indivíduo se sinta especial e assim, possa optar sempre pelos serviços da sua marca quando precisar.

Essa estratégia também pode ser um excelente motivo da procura da sua marca nas redes sociais, trazendo mais seguidores e aumentando a visibilidade da mesma. Por ser uma estratégia muito atrativa, pode ser muito útil também para conquistar os clientes que já tiveram interesse no seu produto, mas por algum motivo ainda não adquiriram.

Sendo assim, você poderá usar recursos através de conteúdos bem chamativos e atrativos, que poderão ser disponibilizados nas suas redes sociais para alcançar esse objetivo, como, por exemplo:

  • Cartões de desconto;
  • Anúncio de promoções;
  • Concursos.

Poderá também utilizar plataformas e softwares para realizar sorteios dos seus produtos com os clientes que interagirem em uma certa publicação da sua marca, por exemplo. Isso pode atrair tanto novos consumidores quanto os clientes que já conhecem e adquiriram seu produto.

2.   Interaja com o seu público

Outra dica muito útil para fidelizar clientes é a interação que a sua marca possui com o público-alvo. Como as redes sociais são ambientes ideais para que um relacionamento de proximidade com seu cliente seja desenvolvido, você poderá investir em interações personalizadas, sem respostas prontas e robóticas. Dessa forma, o cliente se sentirá importante e acolhido.

Busque sempre responder os questionamentos dos clientes e não ignore seus comentários. Em alguns casos, onde uma marca alcança um número grande de interações de clientes em suas postagens, deve-se procurar interagir ao menos com um certo percentual deles.

Você também pode ser o gerador de interação dos clientes nas redes sociais da sua marca, como por exemplo, através de perguntas e enquetes. Use perguntas de múltipla escolha, desafie os clientes a acertar uma resposta, pergunte sobre suas preferências e vivências. Isso pode ser uma grande estratégia para fidelizar clientes.

Isso também pode ser útil para conhecer alguns dados sobre as preferências dos seus clientes e planejar estratégias de vendas usando esses dados como base.

3.  Compartilhe informações úteis

Não basta apenas a sua empresa estar presente nas redes sociais, mas é necessário que o conteúdo publicado tenha qualidade. A aparência da sua marca no meio digital é como se fosse a vitrine de uma loja e deve ser bem apresentável e organizada.

Por isso, é importante investir na apresentação da sua marca e qualidade do conteúdo, para manter um alto engajamento do público nas redes sociais da sua empresa e conseguir fidelizar clientes. Isso é importante também para que o cliente sinta segurança e confie no serviço de vendas da empresa. Afinal, quem gostaria de ver um perfil com postagens cheias de erros ortográficos e esteticamente desagradáveis? O cliente imagina que no caso desse perfil, a empresa não deu a atenção devida à marca e da mesma forma conduz seus serviços.

Não perca tempo e dinheiro publicando conteúdos que não combinam com a sua marca e sempre analise bem o que será apresentado, pois sempre há clientes exigentes que olham cada detalhe do perfil da marca antes de se interessar em ser um seguidor.

Por isso, utilize a tecnologia para conhecer mais sobre os seus clientes e gerar um conteúdo compatível com o perfil deles. Existem plataformas especializadas em gerenciamento de clientes que poderão ser muito úteis para o seu negócio. Um exemplo é a plataforma amoCRM, que poderá auxiliar na gestão dos seus clientes e gerar dados importantes sobre os mesmos, que podem ser usados para formular estratégias de vendas.

4.  Invista em conteúdos com impacto emocional

A última dica e não menos importante, para fidelizar clientes usando as redes sociais da sua empresa, é investir em conteúdos com impacto emocional. Essa tem sido uma estratégia muito utilizada atualmente e pode trazer bons resultados para sua empresa.

Use frases e citações impactantes para que os seus clientes se identifiquem com o conteúdo. Isso faz com que você consiga aproximar sua marca do público.

Não esqueça que você também pode usar estratégias como o “Wow moment”, ou seja, gerar impacto e surpresa no seu público através do seu conteúdo das redes sociais, com o objetivo de fidelizar clientes tornando-os mais interessados em conhecer sua marca.

Esse artigo foi escrito pela Amo CRM

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