Tudo o que um produtor digital precisa saber

Atualizado há mais de 1 semana

Está pensando em seguir carreira como um produtor digital? Esse profissional, que trabalha diretamente pela internet, é o responsável por transformar seus conhecimentos em infoprodutos e vendê-los online.

Ao trabalhar dessa forma, ele pode fazer seus próprios horários e atuar em qualquer lugar do mundo com acesso à internet. Mas, para obter sucesso nessa área, é preciso ter muita dedicação e conhecer a fundo como esse profissional trabalha.

Por isso, neste artigo, você conhecerá tudo sobre essa profissão e saberá como você consegue ganhar dinheiro online vendendo infoprodutos!

Quanto ganha um produtor digital?

Essa é a pergunta que não quer calar quanto falamos de produtos digitais, já que conseguimos ver muitos profissionais faturando bastante na área. 

Mas, a verdade é que o faturamento de um produtor digital é algo que vai depender de diversos fatores, como:

  • O mercado em que atua;
  • O tipo de produto digital que vende;
  • Os resultados do seu marketing digital;
  • Os investimentos feitos no trabalho;
  • Entre outros.

Dessa forma, é possível encontrar infoprodutores faturando muito e outros ganhando um pouco menos. Mas o que vai dizer quanto você conseguirá ganhar nesse mercado é o esforço que você investe nele.

O mercado de infoprodutos tem muitas oportunidades de ganhos, fazendo com que seja possível você ganhar bem com a venda deles. Mas para isso, é preciso conhecer as principais estratégias e saber como construir uma audiência fiel.

Quais são os produtos digitais mais vendidos?

A internet consegue nos oferecer diversas possibilidades de criar produtos digitais. Por conta disso, você consegue encontrar diversas opções de infoprodutos.

Entre todas elas, existem certos formatos de produtos digitais que conseguem ter um desempenho melhor de vendas, como:

  • E-books;
  • Templates prontos;
  • Cursos online;
  • Mentorias;
  • Programas de assinaturas. 

No entanto, é importante ressaltar que essa lista pode variar com base em cada nicho de mercado. Então vale a pena fazer um estudo mais aprofundado para entender quais são os produtos mais vendidos no nicho que você quer atuar.

Como funciona a hospedagem e a venda de um infoproduto? 

Para começar a ser um produtor digital e vender seus primeiros infoprodutos, é necessário que você saiba como funciona este universo das vendas online.

E um dos primeiros itens a começar a se familiarizar é com as plataformas de vendas de infoprodutos. É a partir delas que você consegue cadastrar seus produtos digitais e realizar a venda deles.

Dessa forma, para iniciar no universo dos produtos digitais, você precisa aprender como hospedar o seu infoproduto em uma dessas plataformas de vendas.

Cada uma delas pode oferecer a você diversas funcionalidades diferentes. Mas, para hospedar e vender um infoproduto, elas geralmente trabalham com as mesmas configurações.

Sendo assim, abaixo separamos para você um passo a passo de como funciona a hospedagem de um produto em uma plataforma e como você consegue começar a vendê-lo.

1. Cadastre o seu produto na plataforma

O primeiro passo para realizar a hospedagem de um produto digital é cadastrá-lo em uma plataforma de infoprodutos. A partir dela, você conseguirá fazer com que seu público o acesse e realize a compra.

Geralmente, as etapas de cadastramento dos produtos segue o mesmo padrão. Algumas plataformas podem disponibilizar diferentes layouts de cadastro para cada formato de produtos, mas a maioria delas pedirá que você adicione as seguintes informações:

  • Nome;
  • Descrição;
  • Imagem;
  • Preço;
  • Arquivo do produto.

Caso você trabalhe com a venda de cursos e mentorias, você ainda pode ter que cadastrar os módulos do curso, adicionar as vídeos aulas e subir algum conteúdo extra.

Essa etapa de cadastrar os produtos pode levar um tempo, dependendo da quantidade de produtos digitais que você tenha produzido. Mas, vale a pena se dedicar nessa tarefa para conseguir fazer boas vendas e oferecer a melhor experiência para os clientes.

2. Crie uma landing page

Após ter cadastrado o seu produto na plataforma, você pode seguir criando uma landing page para ele. Uma landing page nada mais é do que uma página criada para converter seu público em clientes.

Ela foi feita para, além de divulgar seu produto digital, também permitir que sua audiência realize a compra. Por conta disso, é fundamental caprichar na landing page e deixá-la o mais atrativa possível para seu público querer comprar de você.

Geralmente, essas páginas são divididas em algumas seções para apresentar melhor seu produto. Dessa forma, conseguimos ver seções sobre:

  • Informações básicas do seu produto;
  • Benefícios para quem compra;
  • Depoimentos de clientes;
  • Módulos do curso ou mentoria.

O ideal é sempre trabalhar ao lado de plataformas que permitam personalizar a sua página para que seu público consiga relacioná-la facilmente a sua marca pessoal na rede.

3. Faça uma automação de e-mail marketing 

Com o produto cadastrado e uma landing page criada, você pode seguir realizando outra etapa muito importante na hora de vender os seus infoprodutos: criar uma automação de e-mail marketing.

Essa automação irá enviar uma série de e-mails para o seu público de forma automática, se baseando sempre no comportamento do seu cliente.

Dessa forma, é possível programar disparos para clientes que acabaram de comprar um produto, pessoas que visitaram a página ou ainda divulgar novos lançamentos para clientes antigos.

Ao fazer isso, você consegue criar um relacionamento melhor com o seu público, além de manter ele a par das novidades do seu negócio ou da compra que ele fez.

Mas aqui é importante tomar cuidado para não encher a caixa de entrada do seu público de e-mails. Essa ferramenta deve ser usada de forma sucinta e que complemente a sua estratégia.

4. Divulgue seu infoproduto nas redes sociais

Por fim, a última etapa para realizar a venda do seu produto após ter hospedado ele na plataforma é divulgá-lo nos principais canais existentes.

A maioria dos produtores realizam essa divulgação a partir das redes sociais, como Instagram, Facebook e Tik Tok. Os que são mais experientes também fazem a divulgação a partir de vídeos no YouTube ou então anúncios do Google e Facebook Ads.

Para seguir com essa etapa é importante que tenha uma boa estratégia definida e conheça  os principais canais que seu público está. Assim será possível fazer uma divulgação mais objetiva e que alcança as pessoas certas.

O que uma plataforma de hospedagem precisa oferecer? 

Para conseguir começar a vender os seus produtos digitais e ter muito sucesso nas suas vendas, é fundamental que você trabalhe com boas plataformas de infoprodutos. 

Elas precisam oferecer a você todos os recursos necessários para trabalhar com internet. Para ajudar você na escolha, separamos abaixo algumas funcionalidades essenciais que essas plataformas precisam ter. Confira!

Área de membros

Essa funcionalidade é muito interessante para quem tem cursos online ou então uma mentoria. 

As plataformas de infoprodutos que possuem uma área de membros para alunos permitem que você compartilhe informações relevantes com eles e tenha uma comunicação mais direta e facilitada com as pessoas que compraram de você.

Funil de vendas

Outra funcionalidade muito interessante é a possibilidade de criar o seu próprio funil de vendas. Dessa forma, você poderá acompanhar como as suas vendas estão progredindo e analisá-las em um funil personalizado de acordo com os seus infoprodutos e seu público.

Criador de páginas

Você já viu que para vender um infoproduto é fundamental você criar uma landing page. Neste caso, é interessante que a plataforma ofereça a você um criador de páginas simples, mas que permita personalizá-la e adicionar a sua identidade visual.

Programa de afiliados

Muitos produtores digitais trabalham ao lado de afiliados que ajudam na divulgação e venda de seus produtos digitais. A maioria das plataformas possui seu próprio programa de afiliados.

Mas, aqui é muito mais interessante poder criar o seu próprio programa, com as suas regras de valores e vendas. Por isso, contar com plataformas que oferecem essa funcionalidade é uma grande vantagem para o seu negócio!

Além das funcionalidades listadas, também é interessante que a plataforma ofereça a você todo suporte necessário e recursos que o ajudem a vender mais e se atualizar no mercado!

E aí, você gostou de conhecer mais sobre o trabalho de um produtor digital? Conte para gente nos comentários!

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