Lançamento de produto: o que é e como criar uma campanha de sucesso

Atualizado há mais de 3 semanas

Ter um empreendimento de sucesso e com produtos chamativos, que atraiam público, não é uma tarefa fácil. Dentre as várias estratégias de marketing que você e sua empresa precisam ter, o lançamento de produto é uma das principais ações. 

Ele é o pontapé inicial para apresentar seu novo produto e, por isso, é muito importante fazer um evento de impacto. Uma ação que fique na boca do povo.

E, para fazer isso, o planejamento não se restringe apenas ao lançamento. Ele deve ser preparado para gerar buzz, expectativa e a certeza de que o produto em questão será a solução de muitos problemas para o público. 

Quando se fala de lançamento de produtos, não há exemplo mais perfeito que os eventos da Apple ou do Google. 

Toda vez que estas duas empresas oferecem novas soluções ao mercado, a internet ferve, e as vendas impressionam logo de cara. 

Mas é claro que não é todo empreendedor que tem a visão de Steve Jobs ou o poderio de engajamento como o maior buscador da web. 

Chegar em um produto perfeito e fazer com que ele caia no gosto do público pode parecer complicado, mas não é impossível. Portanto, você que é empreendedor e queira lançar produtos no mercado, saberá agora como fazer tudo isso de maneira mais assertiva possível!

Por que lançar um produto?

Digamos que você tem o produto ideal para pessoas que gostam de internet, como uma ferramenta de automação de marketing ou um curso online, por exemplo. De alguma forma, você precisa mostrar isso para o seu público. Ele precisa ter uma boa impressão e, para isso, é necessário realizar ações que garantem a qualidade e atraem a atenção de todos. 

O lançamento de produto é justamente o momento em que você apresenta o que tem de 

novo e mostra como ele será o solucionador de problemas de seus potenciais clientes. Esses objetivos só são alcançados quando você se prepara corretamente e não desanima no primeiro “não” que recebe. 

Quando se fala em lançar produtos no mercado, inclui-se todo o tipo de empresa: seja de pequeno, médio ou grande porte. Se você tem um produto bom, você pode fazer um evento de sucesso — online ou offline. 

Como? Você vai descobrir agora!

Prepare-se para um evento de primeira!

Para começar, bom... Você precisa ter um produto para lançar!

E talvez você já tenha esse produto ou uma ideia para criar um. Para saber se ele é mesmo o que seu público precisa, é necessário dar uns passos para lançá-lo ao mercado. Se você ainda não tem ideia do que lançar, não se desespere. É possível entender as necessidades das pessoas e buscar por algo que as solucione e, de quebra, renda uma grana extra. 

Estude as tendências de consumo

Antes de lançar qualquer produto, você tem que saber onde está “pisando”. É muito importante saber quais são as tendências de consumo de mercado, no que as pessoas estão interessadas e como você pode ser inovadoras para elas. 

Nesse aspecto, o benchmarking ajuda a entender o comportamento de seu nicho e a descobrir insights para o lançamento do produto. 

Dessa forma, você estabelece a melhor estratégia para você ser realmente original e preciso. 

Aqui, vale também realizar a análise SWOT em que você pode analisar a força, as fraquezas, as oportunidades e ameaças de sua nova mercadoria.  

Tenha um nicho

Antes de lançar um produto no mercado, uma pergunta importante deve ser respondida: para quem você lançará?

A pesquisa de mercado é realmente importante para mapear tudo sobre o que seu novo produto deve oferecer ao mundo, mas o estudo deve mesmo identificar quais são as necessidades de seu nicho. 

Portanto, saiba para quem o seu produto é realmente ideal. Jovens? Mulheres? Pessoas de negócio? 

Há muitas ferramentas na internet que podem te ajudar a conhecer um pouco as tendências de determinados nichos, e uma delas é o Google Trends. E lembre-se: seu produto deve resolver problemas para esse nicho, garantindo que desejos sejam saciados e dores sejam sanadas. 

Defina a persona

Se você já tem definido seu nicho, é importante saber se comunicar corretamente. É aqui que entra a persona

Se você ainda não sabe o que é uma, tudo bem. Persona é um “personagem” criado por meio de dados reais sobre um determinado tipo de consumidor. Ela tem nome, emprego, hábitos e gostos particulares. Todos definidos com um estudo profundo de seu público-alvo.  

A persona também te ajudar a segmentar anúncios, ter conteúdos mais criativos e chamativos e ter uma identificação mais próxima de seu potencial cliente. 

Estabeleça KPIs

KPIs são indicadores de desempenho. São métricas que você quer analisar em determinada estratégia. Esses números devem ser acompanhados ao longo de uma ação.

Mas, antes de serem analisados de fato, você deve saber quais são os que realmente devem ser examinar, aqueles que são relevantes para saber retratar se sua estratégia é efetiva de verdade. 

Os indicadores variam de acordo com o resultado que se espera chegar, mas alguns podem ajudar amplamente o crescimento do seu negócio:

  • cliques em site;
  • impressões e visualizações de anúncio;
  • views em vídeos;
  • leads captados;
  • tempo de permanência em site;

São muitas métricas que você pode estabelecer antes de realizar um lançamento de produto. Defina aqueles que realmente são importantes para saber qual o grau de interesse de seu público e, se precisar, melhore ou potencialize algumas ações.

Saiba que Hotjar é uma ferramenta de fundamental nessas horas. O sistema ajuda a entender o comportamento do usuário em suas páginas, dando insights para melhorias em seus conteúdos e elementos, como CTAs.

Tenha em mente que será necessário documentar esses dados em algum lugar. Inicialmente, as planilhas são soluções que podem atender às suas demandas. Porém, com o passar do tempo, pode ser necessário adotar uma solução mais robusta, como um software ERP

O lançamento!

Agora que você estabeleceu as melhores técnicas para garantir um produto que seja sucesso no mercado, está na hora de lançá-lo. Veja alguns aspectos que não podem faltar em seu negócio. 

As redes sociais 

Facebook, Instagram, YouTube são mídias importantes para você marcar presença no mercado. Não abra mão de campanhas de marketing voltadas para cada uma dessas redes e não deixe de dialogar com seu público com elas. 

Saiba que outras comunidades virtuais oferecem boas chances para um lançamento também — como o TikTok

Os afiliados (influencers digitais)

O marketing de afiliados é uma tendência no marketing atualmente. E um dos melhores afiliados que você pode ter são os Influencers. Eles já possuem público fiel e dão autoridade a sua marca. Pense em estratégias que você pode envolvê-los e garanta boa repercussão em seu nicho!

O Copywriting

O pilar do marketing digital. São conteúdos voltados para a promoção e vendas de produtos na internet. Com as melhores técnicas, você consegue agregar valor ao que está lançando e gera interesse em seu público. 

Invista em um estudo bem profundo em copywriting e tenha bons índices para realizar de fato um lançamento de produto de impacto. Se necessário faça cursos e participe de eventos voltados ao assunto. 

O pós lançamento: feedback!

Você já fez todo o processo de divulgar o produto no mercado, pessoas estão querendo comprar, um vídeo de um influencer se tornou viral... mas e aí? E agora?

Bom, o maior desafio de um pós lançamento é justamente fazer com que sua criação seja perene. Que ela seja um produto lembrado constantemente entre o público. Assim que lançado, você precisa saber o que as pessoas estão achando, certo? E nada melhor do que usar mesmo canais de feedbacks

Esses retornos poderão ser espontâneos ou que você crie canais em que seu público possa se sentir à vontade para falar sobre. 

Você pode receber feedbacks via comentários nas redes sociais, como no Stories, ou com transmissões ao vivo mesmo. O importante é medir o grau de satisfação do público e possibilitar as melhorias com novas versões.

E site, você tem?

Com todos esses cuidados que você teve para planejar um lançamento de produto que seja poderoso, não é possível que sua empresa não tenha um site, certo?

Pois bem, se você ainda está nos planejamentos para lançar algo, não deixe de pensar estrategicamente sobre páginas que convertem visitantes em leads. Então, entenda mais sobre as landing pages agora mesmo!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

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