5 tipos de investimentos que todo empreendedor deve conhecer

Atualizado há mais de 3 semanas

Quer conhecer os tipos de investimentos e saber qual é a melhor opção para você? Então, clique no player abaixo e descubra os 5 principais exemplos!

Que um bom empreendedor, naturalmente, já sabe como gerir seu dinheiro, isso ninguém dúvida. A dúvida que fica é se todos sabem como criar métodos para valorizar ainda mais o seu capital.

Quando falamos em valorização do capital, estamos falando sobre os tipos de investimentos.

Sim, hoje em dia, não basta apenas deixar o dinheiro em uma poupança e pronto, é preciso criar formas de o dinheiro também trabalhar para você, como se fosse um colaborador da sua empresa.

A boa notícia é que, atualmente, o mercado de investimentos está muito mais próximo e fácil. Por isso, você consegue encontrar ótimas alternativas para valorizar seu dinheiro e ter bons rendimentos com o capital que você deixa aplicado.

Veja também:

O que é investimento?

O investimento é uma aplicação de dinheiro que o faz render. Nada mais é do que produtos oferecidos por instituições financeiras, como bancos.

Esse produto oferece algo em troca: quando você investe, você adquire algo e, principalmente, o seu valor e sua valorização.

Pode ser ações de empresas, dívidas do Governo ou até mesmo imóveis. Sempre há algo para além do dinheiro envolvido em si, mas também o que é comprado e o valor de retorno que ele pode oferecer.

Afinal, a principal característica do investimento é fazer o dinheiro investido render.

Por isso, é sempre interessante entender o funcionamento de cada tipo de investimento, que podem ser dois: o de renda fixa e o de renda variável.

Investimentos de renda fixa

São os investimentos com rentabilidade e prazos definidos logo quando a aplicação é feita. Logo, a previsibilidade para esse tipo é mais fácil.

Funcionam como empréstimos que serão pagos com retorno do investimento mais a taxa de parcelamento. São investimentos de pouco risco.

Investimentos de renda variável

Já os investimentos de renda variável não possuem uma rentabilidade previsível. A aplicação sofre interferências diversas, como o momento do mercado, a saúde da empresa investida e até mesmo fatores como o internacional – guerras, catástrofes, pandemias…

Portanto, oferece muito risco e a participação de um consultor especializado em mercado é mais do que necessária aqui.

Quais são os principais tipos de investimentos?

Atualmente o mercado oferece alguns tipos de investimentos, que variam entre os dois módulos de renda, a fixa e a variável.

Pode-se dizer que os principais tipos de investimentos para empreendedores são:

  • Tesouro direto;
  • CBD;
  • LCI e LCA;
  • Ações de empresas;
  • Fundo de Investimentos.

Antes de falar de cada uma em específico, é preciso dizer que durante algum tempo, muitas pessoas acreditavam que bastava deixar o dinheiro em uma poupança que ele renderia bem.

Esse pensamento se tornou obsoleto e quem ainda acredita nisso perde a oportunidade de valorizar seu capital.

Isso acontece porque a poupança não pode ser considerada uma forma de investir seu dinheiro, e sim uma conta para poupar e evitar que você gaste tudo que tem.

O rendimento oferecido por essas contas não consegue acompanhar a inflação, assim, ao tirar o dinheiro aplicado, provavelmente, ele estará desvalorizado.

De uma forma bem simples, podemos dizer que os preços dos produtos e dos serviços do mercado crescem mais que a rentabilidade da poupança, por isso, ocorre essa desvalorização.

Se você pretende investir para valorizar seu dinheiro, existem outras formas melhores e tão seguras quanto a poupança.

A vantagem é que esses tipos de investimentos são tão acessíveis quanto a poupança e podem oferecer rendimentos bem melhores, seja para empreendedores ou pessoas que pensam apenas em valorizar o seu dinheiro.

Confira, agora, exatamente aqueles investimentos que todo empreendedor precisa conhecer.

1. Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa criado pelo Governo Federal que possibilita que as pessoas físicas consigam negociar títulos públicos, isso de uma maneira bem simples e online.

O Tesouro Direto funciona como um empréstimo que você faz ao Governo Federal. Ele te fornece um título de crédito que possui um vencimento determinado.

Ao chegar na data estabelecida, o governo devolve o dinheiro que você emprestou, somado à taxa de parcelamento, determinada na hora que ele te forneceu o título.

O investimento no Tesouro Direto é considerado uma das alternativas mais seguras devido à segurança do emissor: o Governo Federal.

Mesmo que você não considere o Governo como uma entidade confiável, é preciso aceitar que é quase impossível acontecer uma situação de falência do governo.

Além disso, a parcela da dívida que é representada pelo Tesouro Direto é muito pequena, portanto, é impensável pensar na possibilidade de você tomar um calote do governo.

2. CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é uma alternativa de investimento muito parecida com o Tesouro Direto. Esses títulos são emitidos por bancos para que seja possível captar recursos.

Na prática, é como se você estivesse emprestando dinheiro para um banco por um período determinado.

Ao final do empréstimo, o banco te devolve o valor que você emprestou, acrescido da taxa de parcelamento.

Assim como o Tesouro Direto, o CDB também é um tipo de investimento muito seguro.

Se você investir nesses títulos, a sua aplicação será assegurada pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), mesmo órgão responsável por proteger a poupança.

Dessa forma, se você adquirir um CDB e a instituição bancária passar por algum problema e não conseguir te pagar, o FGC garante que você receba uma parte ou a totalidade do investimento.

3. LCI e LCA

Bem como o Tesouro Direto e o CDB, a LCI e a LCA são investimentos de renda fixa. Isso quer dizer que são aplicações que você pode conhecer ou prever a rentabilidade dos títulos, antes mesmo de realizar a operação.

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são títulos emitidos por bancos e instituições financeiras.

Esses títulos servem para a captação de recursos que serão utilizados nesses dois setores: agronegócio e imobiliário.

Desse jeito, ao investir seu dinheiro nessa alternativa, você estará investindo nesses setores.

O FGC também é responsável por garantir a segurança dos investidores que escolhem uma LCI ou uma LCA, garantindo cobertura caso algo aconteça algum problema com a entidade que emitiu os títulos.

Mas as vantagens das LCIs e LCAs não param por aqui. Esses títulos apresentam um grande benefício em comparação aos outros títulos de renda fixa: são isentos de Imposto de Renda e IOF para pessoas físicas.

4. Ações de empresas

As ações de empresas são outra forma bem popular de realizar investimentos. Trata-se de uma das principais formas de investir e pode ser considerada a alternativa que apresenta rendimentos mais arrojados para o seu capital.

As ações representam uma fração do valor dos negócios.

Portanto, quando você compra uma ação, torna-se sócio da organização. Com isso, é possível lucrar com a valorização e venda das ações ou com o pagamento dos lucros compartilhados entre os acionistas, o que é chamado de dividendo.

As ações das empresas são negociadas pela internet, no site da Bolsa de Valores. A Bolsa de Valores funciona como um ponto de encontro online entre quem deseja comprar e quem quer vender uma ação.

Diferentemente do Tesouro Direto, do CDB e das LCIs e LCAs, o investimento em ações de empresas é uma modalidade de renda variável. Isso acontece porque o mercado de ações é volátil, de uma forma que é impossível afirmar que uma ação valorizará.

Portanto, investir nessa alternativa pode trazer rendimentos bem superiores aos alcançados na renda fixa.

Porém, é preciso saber lidar com o risco. Um bom caminho para investir na Bolsa de Valores de uma forma um pouco mais segura é estudar o mercado e procurar ferramentas para auxiliar sua atividade.

5.Fundos de Investimentos

O Fundo de Investimento é uma modalidade coletiva de aplicação financeira.

Pode-se dizer que esses fundos são um mecanismo que reúnem o capital de várias pessoas (cotistas) para ser aplicado em um investimento.

Esse tipo de investimento é uma boa alternativa para quem não tem muito tempo para ficar operando no mercado financeiro.

Isso porque, ao escolher essa opção, você colocará o seu capital sob responsabilidade do gestor do fundo, que será responsável por realizar as aplicações e acompanhar o mercado.

Como começar a investir?

Não é preciso começar com muito dinheiro e muito menos ser um especialista no mercado financeiro para realizar esses investimentos.

Antigamente, existiam poucas opções de empresas qualificadas para intermediar o processo entre você e o mercado financeiro, mas agora esse caminho está mais acessível.

A forma mais simples de se começar a investir é:

  1. Fazer um planejamento
  2. Abrir uma conta em uma corretora de investimentos
  3. Escolher o investimento
  4. Investir e acompanhar

Acompanhe detalhadamente cada um desses passos.

1. Fazer um planejamento

Antes de realizar qualquer investimento, você deve realizar um planejamento, definindo principalmente os seus objetivos e o capital que você aplicará.

Essa etapa é importante para te ajudar a escolher as melhores alternativas.

No planejamento, você deve determinar o tempo em que deseja manter o investimento e o risco que pode correr.

2. Abrir conta em uma corretora de investimentos

As instituições financeiras possibilitam que investidores cheguem até às aplicações.

O recomendado é que você encontre uma corretora confiável, que disponibiliza as informações de uma forma bem clara e que descomplica a sua atividade.

3. Escolher o melhor investimento

Agora que você conhece alguns tipos de investimentos, já sabe por onde começar a sua análise na hora de escolher a melhor alternativa para você.

A partir disso, é essencial estudar o mercado e ter certeza que o investimento escolhido está de acordo com o seu planejamento.

4. Investir e acompanhar

Após escolher o investimento, basta acompanhar o desempenho dele. Se você optar por uma ação a longo prazo, será preciso menos esforço para acompanhá-lo.

Agora, se você escolheu uma ação de renda variável de curto prazo, é bom ficar sempre de olho no mercado.

O que você achou deste post? Qual tipo de investimento você já tem em seu planejamento financeiro? Qual outra forma de investir o seu dinheiro você gostaria de conhecer? Conta para a gente nos comentários!

Aproveite e confira nosso conteúdo sobre análise financeira e conheça os benefícios da ferramenta para o seu negócio.

Publicitária, curiosa, viajante e cheia de sonhos para realizar. Meu mantra é "amar e mudar as coisas".

Comentários

  1. Excelente dicas! Mas gostaria de saber qual o melhor investimento para uma pessoa que só pode contar com o salário mínimo?

  2. Conteúdo bastante explicativo, excelentes dicas. Me ajudou bastante, aqui deixo meu muito obrigado a quem produziu este conteúdo!

  3. Muito boas as dicas de como diversificar os investimentos. Gostei da explicação de que Poupança não é um investimento, mas apenas guardar dinheiro. As dicas são muito legais. No meu site, eu mostro outro jeito de investimento a curto prazo, sendo mais um jeito de diversificar os seus investimento

  4. Já vi e tentei diferentes estratégias e métodos, inclusive perdi muito dinheiro ao tentar investir em bitcoin. Até que fui apresentado a essa nova estratégia que me colocou de volta no caminho certo e consegui recuperar meu dinheiro perdido e ainda ter um crescimento consistente em meu comércio. A Sra. Juana Sebastain é uma trader incrível, com vasta experiência e profundo conhecimento em negociação de binários.

    Invista $ 500 e ganhe $ 3.500 por semana (7 dias),

    Invista $ 1000 e ganhe $ 6500 por semana (7 dias)
    ,
    Invista $ 2.500 e ganhe $ 10.500 por semana (7 dias).

    Lucro semanal total e 100% garantido. (Pagamento garantido). Livre para contatá-la se você estiver interessado pelo e-mail [email protected] ou via
    WhatsApp: +1 (719) 772 0181

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.