Como vender pela internet: dicas para começar agora!

Atualizado há menos de 1 semana

Vender na internet é uma forma lucrativa e muitas vezes necessária para fazer um projeto sair do papel.

O empreendedor tem várias formas de começar dependendo do que quer vender e quanto tempo e dinheiro tem à disposição. Sem esquecer de oferecer recursos diferentes para que o seu público possa adquirir seja um serviço ou produto.

Confira melhor nestas dicas a seguir com um passo a passo geral para te ajudar a começar a vender na internet.

Como vender pela internet?

Ainda que as possibilidades sejam muitas e todos os recursos da internet estejam a “um clique de distância”, é preciso muita estratégia para começar a vender por lá.

Por isso, é importante começar com um plano de criação de negócio na internet, que envolve muitas escolhas e, claro, planejamento.

Confira.

1.      Escolha o que vai vender

Essa é uma escolha necessária logo de cara. Porque, dependendo do que quer oferecer, as plataformas podem ser diferentes.

Basicamente:

  • Produtos físicos como roupas, acessórios, eletrônicos, artesanato, etc requerem marketplaces ou lojas virtuais próprias para serem vendidos;
  • Produtos digitais como ebooks, artes e softwares requerem estratégias específicas de captação de leads e um trabalho de funil de vendas bem determinado.
  • Serviços: consultorias, cursos, aulas particulares, design, etc podem ter apoio de plataformas como a Hotmart para potencializar seu negócio.
  • A dica mais eficiente para esses casos é começar com algo que você conhece bem ou tem acesso fácil. Especialize-se nesse ramo e crie autoridade nele para que as pessoas criem confiança para comprar.

2.      Escolha onde vai vender

Você pode usar plataformas prontas ou montar a sua própria loja. O que vender na internet já dá uma boa orientação, mas é preciso se atentar às ofertas.

Plataformas prontas (mais simples pra começar):

  • Shopee
  • Mercado Livre
  • Elo7 (para artesanato)
  • Amazon
  • OLX
  • Etsy (se for algo artesanal ou criativo, também funciona internacionalmente)
  • Hotmart (produtos digitais)

Caso queira montar sua própria loja, conte com plataformas como Shopify, Wix, WooCommerce (WordPress), Nuvemshop, etc.

3.      Cuide dos pagamentos

Se você quer vender na internet precisa oferecer os mais diferentes tipos de pagamentos para o seu público.

Isso reforça a necessidade de ter plataformas que oferecem essas possibilidades, mas que centralizem e facilitem a gestão de pagamentos da sua empresa.

Muitas das plataformas para vender na internet já têm essa opção inclusa. Nas lojas próprias, ou seja, na que você criar para oferecer seus produtos, é necessário escolher algumas alternativas do mercado, como:

  • PagSeguro,
  • Mercado Pago,
  • Stripe
  • PayPal.

Confira: Meios de pagamento online: conheça os 4 principais 

4.      Organize o envio (se for produto físico)

Se você vender na internet produtos físicos, precisará pensar na logística de entregas das mercadorias.

E claro que há opções viáveis, como:

  • Correios
  • Transportadoras (Jadlog, Loggi, etc)
  • Programas de logística das próprias plataformas, como Mercado Envios e Shopee Entregas.

5.      Divulgue!

Cuide bem da divulgação desses produtos. A dica mais eficiente é ter canais distintos para alcançar mais público ao seu negócio.

Você pode começar mais simples, utilizando as redes sociais como o Instagram, TikTok, e Facebook para consolidar um público para, quando tiver mais poder de investimento, ter um marketing mais robusto.

Há a possibilidade de anúncios pagos, como o Meta Ads e Google Ads para ampliar o alcance de sua marca, ainda que isso signifique ter a necessidade de maior investimento.

Principais formas de vender pela internet

Como já deu para perceber, são algumas formas viáveis de se vender pela internet. A melhor escolha será aquela que melhor se enquadrar na estratégia de seu negócio ou mesmo no tipo de produto ou serviço que oferece.

As principais opções são.

Marketplaces

Pode-se entender como um "shopping virtual": um site ou app em que várias pessoas e empresas vendem seus produtos.

Em vez de criar sua própria loja online, você entra numa plataforma que já tem estrutura, tráfego e sistemas prontos.

A grande vantagem é justamente ter uma estrutura pronta para você começar a vender, ou seja: um site com tráfego alto, ferramentas para disponibilizar os produtos e até um sistema de logística para o envio das mercadorias.

Sem esquecer das formas de pagamento: além de sistemas seguros, essas plataformas oferecem certa credibilidade para os usuários não sentirem insegurança para efetuar as compras.

Alguns dos marketplaces mais famosos são:

  • Mercado Livre,
  • Shopee,
  • Amazon,
  • OLX,
  • Elo7,
  • Enjoei.

Loja Virtual Própria

Você cria seu próprio site para vender produtos ou serviços. Essa é uma opção para empresas que oferecem softwares ou SaaS.

Para quem está começando a vender na internet, essa é uma opção que exige um esforço inicial maior.

Além de um site seguro e confiável, a escalada para que o site tenha tráfego é maior do que em plataformas prontas.

Contudo, você tem mais controle, cria uma reputação mais fácil e personaliza melhor o site.

Algumas das plataformas que permitem que você crie um site:

  • Shopify,
  • Nuvemshop,
  • WooCommerce (WordPress),
  • Wix.

Redes sociais

É uma das formas mais fáceis de disponibilizar produtos para vender na internet. E também das mais práticas para o usuário.

Redes como Instagram, Facebook e WhatsApp já oferecem recursos completos para você disponibilizar seus produtos e o usuário ter fácil acesso a eles.

Uma outra grande vantagem é centralizar suas lojas com os principais meios de divulgação e comunicação com o público, que são exatamente as redes sociais.

Para quem tem um pequeno negócio e quer começar a disponibilizar seus produtos, mesmo que localmente, é uma opção prática, barata e simples.

Confira também: Manual para ganhar dinheiro na internet em 2025 

Como abrir um negócio online?

Ao seguir cada um dos passos anteriores, você já tem algum caminho andado para começar a vender na internet. Falta abrir a sua empresa.

A melhor opção para quem está começando e tem uma expectativa de lucro “pequeno” é formalizar um MEI – Microempreendedor Individual.

“Pequeno” entre aspas, porque o limite de faturamento anual é de R$81.000,00. Além disso, você precisará de uma das opções do Simples Nacional, em que o limite chega a R$ 4,8 milhões.

Caso seu faturamento possa ultrapassar esse limite, então, é o caso de partir para outros regimes tributários e um contador será seu aliado nesse processo.

Para abrir um MEI:

    •  Acesse o site oficial do governo;
    • Clique em “Quero ser MEI”: você será direcionado ao Portal do Empreendedor;
    • Faça login com sua conta Gov.br: se ainda não tiver, é só criar (bem rápido);
    • Preencha seus dados, com nome completo, CPF, título de eleitor ou número do recibo do Imposto de Renda (se já declarou alguma vez), endereço, telefone e e-mail;
    • Escolha a atividade principal (CNAE). Atenção: nem toda profissão pode ser MEI!
    • Informe o endereço do negócio: Pode ser sua casa, mesmo se você trabalhar online ou em casa;
    • Confirme e gere o seu CNPJ.

Pronto! Você já é um MEI, com CNPJ, número de inscrição na Junta Comercial e alvará provisório.

Lembre-se de consultar sua prefeitura para os devidos alvarás e para realizar a inscrição municipal, além de adquirir um certificado digital para emitir as notas.

Como me manter regularizado

Por fim, você já tem quase tudo o que precisa para vender na internet. O grande desafio do empreendedorismo – além daquele para escalar – é se manter regularizado.

Para isso, você pode contar com a ajuda de um contador para auxiliar nas rotinas fiscais de sua empresa.

Além dele, a tecnologia será outra aliada. Nesse caso, os softwares de emissão de notas fiscais ajudam a automatizar a elaboração desses documentos.

E como você quer vender muito na internet, conte com a eNotas para tornar suas vendas ainda mais fáceis.

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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