Venngage: como criar infográficos incríveis sem precisar ser um designer

O infográfico é uma ferramenta incrível para compartilhar informações, atrair atenção e manter os usuários conectados ao seu conteúdo.

Mas criar infográficos pode ser um desafio para profissionais de marketing e pequenas empresas. 

Existem inúmeros detalhes que precisam ser incorporadas em um infográfico e a quantidade de tempo necessária para fazê-los a partir do zero pode se tornar um impedimento.

A Venngage, sabe disso, e é por isso que facilita muito a criação de infográficos. Ela oferece diversos modelos de infográfico personalizáveis, entre outros modelos de design que você pode usar para o seu marketing de conteúdo visual.

Neste artigo, vamos descrever as etapas que você precisa seguir para criar um infográfico na Venngage. Também vamos explicar quando usar infográficos na sua estratégia de marketing.

Note que você precisa criar uma conta na Venngage para personalizar modelos e baixar seus recursos visuais.

O que é a Venngage?

A Venngage é uma ferramenta online que permite a criação de diversos elementos visuais, como infográficos, relatórios, apresentações, mapas mentais, imagens para as redes sociais e muito mais.

A ferramenta conta com uma versão gratuita e com duas opções de conta paga, empresarial e premium. Além de planos especiais para ONGs e para a área de educação.

Com a Venngage, é possível criar projetos em equipe e gerar uma url compartilhável do infográfico. Além das opções de download em png, pdf e código embed.

Ao criar sua conta, você terá acesso a milhares de modelos criados por especialistas e modificáveis com apenas alguns cliques, além de muitas opções para transmitir toda a sua personalidade ao seu trabalho.

Quais são os tipos de infográficos?

Antes de continuarmos, queremos mencionar os tipos de infográficos que a Venngage possui, o que facilitará a decisão do que você pode usar e por quê.

Esses são os tipos mais populares de modelos de infográfico que a Venngage oferece no momento:

Infográficos informativos – o tipo mais comum e popular de infográfico que transmite informações e texto;

infográfico informativo

Infográficos estatísticos – esses tipos de modelos são excelentes para a visualização de dados e tendem a enfatizar os números mais que o texto;

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Infográficos do processo – para detalhar um processo ou etapas de um sistema, você pode usar um infográfico de processo que possui seções e subseções distintas;

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Infográficos geográficos – para dados que precisam ser detalhados por localização, é possível usar modelos de infográfico geográfico ou baseado em mapas;

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Infográficos de cronograma – visualize as alterações ou o histórico de um setor ou evento em um infográfico simples e organizado;

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Infográficos de comparação – ideal para fazer comparações entre dois ou mais produtos, serviços ou opções;

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Infográficos de lista – as pessoas adoram listas, e um modelo de infográfico de lista torna uma lista de texto padrão mais atraente visualmente.

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A Venngage também categoriza infográficos para dados divertidos — conteúdo relacionado à cultura pop — e também infográficos para setores como organizações sem fins lucrativos, recursos humanos e imóveis.

Como criar um infográfico?

Agora que você conhece o tipo de modelos de infográfico oferecidos pela Venngage, pode escolher o que funciona melhor para você e começar a personalizá-lo.

Abaixo estão os passos que você precisa seguir.

Passo 1: Compile seus títulos

Ao visitar a página de modelos na Venngage, você escolhe um modelo adequado à mensagem que deseja compartilhar. A tela se parece com a imagem abaixo:

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Como você verá, a maioria dos infográficos são divididos em categorias. É importante ter títulos para essas seções para melhorar a legibilidade.

Além do título principal que descreve a história do infográfico, você precisa ter subtítulos e divisores de seção.

Você pode ver no exemplo abaixo como existe um título principal e como as diferentes seções estão divididas por cabeçalhos, com um bloco de texto embaixo de cada um, explicando melhor.

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Esses títulos, subtítulos e divisores de seção precisam ser delineados bem antes de você escolher um modelo. 

Por exemplo, o exemplo acima não possui subtítulos. Se você precisasse de um, teria que inseri-lo de alguma forma.

Em vez disso, se você já planejou o esboço do seu infográfico, estará mais bem posicionado para escolher sabiamente e simplesmente trocar o texto conforme e quando necessário.

Passo 2: Uso dados estatísticos

Quer você tenha um esboço orientado por dados para seu infográfico ou não, pense em como incorporar o uso de números no seu infográfico.

Números de qualquer tipo facilitarão a absorção de informações e melhorarão o entendimento do assunto, como você pode ver no exemplo de infográfico abaixo.

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Mas você pode ter dados mais complexos; nesse caso, você precisa escolher gráficos que melhor compartilham suas informações — a Venngage possui diversos modelos de gráficos que você pode usar. 

Note como o infográfico abaixo combina vários tipos diferentes de gráficos para compartilhar informações sobre as preferências em smartphones.

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Você pode usar gráficos de setores, de áreas, de dispersão, de nuvens de palavras e de bolhas para explicar uma variedade de informações em um único visual.

Mas lembre-se de não ser muito diversificado no seu uso de gráficos. Embora existam muitas opções, se você pode iluminar conjuntos separados de dados usando um gráfico semelhante, faça isso.

Pode ser divertido brincar com muitas ferramentas, mas nem sempre fica bem no produto final. Afinal, seu infográfico precisa ser legível e coeso para o seu público. 

Passo 3: Escolha seus ícones

Os ícones são um excelente recurso gráfico que evocam emoções e contam uma história, geralmente, muito melhor do que um parágrafo de texto.

Você já terá um esboço para seu infográfico e os dados que deseja destacar nele. Por que não usar alguns ícones para chamar a atenção para as informações que você está destacando?

Veja o infográfico abaixo, que usa ícones que explicam rapidamente a que os números e o texto estão associados.

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Quando estiver trabalhando no seu modelo de infográfico, use ícones que aprimorem a história que você está contando por meio de seus recursos visuais.

Você pode usar a ferramenta de substituição na Venngage para trocar um ícone por outro no mesmo local, assim.

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Basta clicar duas vezes em um ícone e o menu de substituição será exibido. Digite o tipo de ícone que você está procurando e ele será substituído instantaneamente.

Você pode fazer isso para todos os ícones em seu infográfico, para que eles compartilhem melhor sua história.

Passo 4: Personalize seu modelo

Depois de incluir os fatos, números e ícones necessários para compartilhar suas informações de maneira abrangente com um leitor, você pode personalizar o modelo de acordo com as necessidades da sua marca.

O branding para pequenas empresas é um componente importante no marketing de conteúdo visual, e é por isso que a Venngage possui uma seção "Meu kit de marca", na qual você pode adicionar as fontes, cores e logotipos da sua marca. 

Eles podem ser adicionados instantaneamente a qualquer design que você criar na plataforma.

É assim que a opção de kit de marca se parece quando você faz o carregamento dos detalhes da sua marca na plataforma.

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Você também pode alterar as cores no seu recurso visual e as fontes no seu infográfico manualmente na barra lateral. 

Além disso, você pode adicionar texturas ao plano de fundo e usar a biblioteca de fotos da Venngage para tornar seu design mais atraente. Caso prefira. também existe a opção de fazer o upload de suas próprias imagens.

Se você tiver mais ou menos informações do que o modelo tem, poderá redimensioná-lo para acomodar os elementos adicionais ou menos elementos, como na imagem abaixo.

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A personalização do infográfico fará com que ele se pareça mais com o visual da sua marca, e não com um modelo, o que o tornará mais atraente para o seu público-alvo.

Passo 5: Revise seu infográfico

Antes de publicar seu infográfico, você deve dar mais uma olhada nele. Seus ícones estão alinhados? Todos os pontos de dados foram cobertos? Suas fontes são consistentes?

Às vezes, quando você desfaz algo, outros elementos podem ter sido movidos ou um movimento aleatório de um painel tátil pode ter movido um elemento para fora do lugar.

A revisão do seu infográfico garantirá que tudo está no lugar e intacto para você compartilhá-lo com o mundo. 

Quando usar infográficos?

Agora que você sabe como criar infográficos, quando deve usá-los?

Com uma ferramenta como a Venngage à sua disposição, pode ser tentador usar infográficos quando e onde puder. Mas esse não seria o melhor uso dessa ferramenta. 

O uso excessivo de infográficos, especialmente quando sua mensagem não precisa ser muito detalhada, pode levar a uma perda de interesse no marketing da sua marca. 

No entanto, existem vários momentos nos quais você pode usar infográficos para obter um efeito surpreendente. Aqui estão alguns deles:

Para compartilhar grandes conjuntos de dados

Uma grande quantidade de dados pode ser difícil para um leitor consumir e entender. É aí que um infográfico estatístico ou informativo é útil. 

Esses infográficos dividem seus dados em seções visualmente atraentes de texto, números e ícones facilmente legíveis, que ajudam as pessoas a reter o que viram por mais tempo.

Para contar uma história

Contar histórias é um fator-chave no marketing, e um infográfico ajuda a sua comunicação com leitor, tanto em termos textuais quanto visuais.

Por causa do layout dos infográficos, o olho sabe exatamente para onde ir — vertical ou horizontalmente — como se estivesse seguindo as páginas de um livro de histórias.

Como a maioria das pessoas são aprendizes visuais, esse fluxo torna o processo de leitura muito mais simples e agradável, melhorando a capacidade de compartilhamento.

Para sua estratégia de link building

Os infográficos são uma excelente ferramenta de link building e marketing afiliado. Ao entrar em contato com possíveis parceiros para conseguir links, você pode oferecer infográficos personalizados em troca da colocação de links.

Essa técnica não apenas fornece ao seu parceiro um ótimo conteúdo, mas também pode levar a uma parceria duradoura.

Para melhorar o SEO

O que muitas pessoas tendem a esquecer é que as imagens podem ajudar no SEO. Embora o uso de palavras-chave em blogs, páginas da Web e páginas de produtos seja um componente essencial da SERP (página de buscas), os recursos visuais também podem ajudar as marcas a se classificarem no Google.

A pesquisa de imagens no Google avançou bastante nos últimos anos e agora, com o texto alternativo, legendas e posicionamento corretos, os infográficos podem ser encontrados independentemente do conteúdo escrito associado a eles, ajudando assim o seu SEO.

Além disso, de acordo com a análise de mapas de calor, as pessoas tendem a gastar mais tempo visualizando elementos visuais em um site do que texto.

Ao usar infográficos, você garantirá que as pessoas permanecem nas suas páginas por mais tempo, o que o Google usará como evidência de que suas páginas são de qualidade superior às outras.

Para reaproveitar o conteúdo

Deseja dar nova vida ao conteúdo antigo? Você pode reformulá-lo como um infográfico!

Pegue blogs e vlogs antigos e os condense em infográficos. Os títulos podem ser usados para dividir as seções e você pode usar um ponto-chave de cada parágrafo como seu texto do corpo.

Você também pode dividir um infográfico existente em postagens de mídia social separadas, oferecendo um conteúdo atraente para compartilhar em suas plataformas.

E você pode usar infográficos para as suas newsletters ou como títulos para o seu email marketing.

O céu é o limite quando se trata de adaptar conteúdo para infográficos.

Conclusão

Os infográficos são uma ótima maneira de animar seu conteúdo e fazer conexões online. 

A forma como os infográficos exibem informações e dados os tornam fáceis de ler e atraentes para o leitor, aumentando as chances de o conteúdo ser absorvido e compartilhado.

Existem vários infográficos diferentes e cada um deles tem seu uso. 

Porém, ao criar um infográfico, é importante planejá-lo com antecedência e escolher seus modelos de acordo com o quão bem ele pode compartilhar sua mensagem, não por causa de sua atratividade.

Evite usar excessivamente os infográficos em seu marketing — eles perderão seu charme e isso impactará negativamente seus esforços de marketing visual.

Com o guia acima e indicadores sobre como e quando usar infográficos, você será capaz de criar recursos visuais atraentes que contarão a história de sua marca de maneira eficaz e eficiente.

E então, como você utiliza infográficos em seu blog? Conta aí nos comentários!

Guest post escrito pela Venngage

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