O que é e como utilizar o Hotjar?

Quem aqui não gostaria de ter uma landing page atraente e que seja determinante para as suas vendas? Bom, se você acha que já tem, como saber se ela realmente é fundamental para os seus negócios?

Essas duas perguntas podem ser respondidas com boas soluções em mãos. E uma delas se chama Hotjar

Se a sua estratégia de marketing requer a análise de muitos dados, alguns deles serão encontrados por essa ferramenta, que te ajuda a otimizar a experiência do usuário em seu site. 

Então, leia este post e entenda mais sobre o assunto.

O que é o Hotjar?

Para entender o comportamento do usuário, é preciso ir além de intuição e fugir do “eu acho que...” Você já deve usar diversas plataformas e KPI’s para mensurar tudo que é possível para compreender isso, certo?

O Hotjar é mais uma que deve entrar em sua estratégia de marketing. 

Por quê? 

Porque ele é uma ferramenta que disponibiliza informações de comportamento e de interações de usuários em um site. Com esses dados, você compreende como uma pessoa “usa” a sua page. 

Para isso, ele oferece mapas de calor com indicadores de permanência, os elementos mais clicados e vários outros pontos. Com essas informações, você pensa estrategicamente em conteúdos “personalizados” com o comportamento médio de seu usuário.

Pode-se afirmar, portanto, que o Hotjar é um recurso mais visual do que outros meios, como o Google Analytics, por exemplo. O que facilita muito a compreensão de como alguém usa seu site. E, principalmente, se os recursos que você disponibiliza por lá funcionam mesmo. 

O que o Hotjar oferece?

Nesse comecinho de texto, já deu para pegar alguns spoilers sobre o que o Hotjar possibilita, certo? Mas vale a pena você ler mais detalhadamente sobre alguns recursos que sua empresa terá usando a ferramenta. 

Vamos a elas!

Heatmaps

hotjar-mapa de calor

O mapa de calor é a função mais importante oferecida. O nome já explica o que ele significa, certo?

É um mapa, mesmo, que indica três aspectos da navegação do usuário:

  • click heatmaps: botões ou links mais clicados de seu site;
  • scroll heatmaps: mostra até onde a pessoa rola a página;
  • move heatmaps: por quais áreas o mouse foi passado.

Ou seja, você consegue identificar quais são os pontos mais estratégicos de seu site e ainda compreende o comportamento do usuário. A função mostra áreas mais “quentes”, as vermelhas, que apontam a maior interatividade da pessoa. Esse recurso funciona tanto para dispositivos móveis quanto para computadores. 

Gravações de visitas

hotjar-gravação

Esse recurso é quase que uma espionagem…

hotjar-espionagem

...mas uma boa espionagem. Nada de conseguir dados em que o usuário não permite acessar. É uma gravação (mesmo!) de onde cada pessoa passa o mouse.

Sim! Você não só consegue ver o mapa indicando onde o usuário mais frequentou, clicou ou rolou. Você assiste a toda movimentação que ele fez em seu site!

Claro que é possível saber também o local, a hora, a data, dispositivo, qual foi o navegador que ele usou... enfim, uma série de dados que permite compreender como a disposição de sua página e o layout agem e facilitam a experiência do visitante.. 

Funil de conversão

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Você já conhece o funil de vendas, certo? Mas, na prática, como um mero internauta se transforma em lead?

O Hotjar te conta!

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Pois, ele também oferece um registro de toda a trajetória que um cliente fez até comprar ou adquirir um serviço com sua empresa. 

Bom, talvez você pense que há outras formas de se descobrir isso, mas com essa ferramenta, fica mais simples e fácil entender o que está potencializando sua venda e, principalmente, o que está obstruindo a sua conversão!

Aquele carrinho abandonado, por exemplo, será mais fácil saber o porquê ele existe. 

Isso é feito por meio de relatórios que a plataforma oferece, em que é informado a porcentagem de abandono — de acordo com o filtro escolhido — qual foi o caminho em sua página que o lead percorreu em sua página até desistir da compra. 

E você ainda está lembrado do último benefício antes desse, certo? Você pode, ainda, fazer essa análise de forma integrada com a gravação do vídeo. Entender o tempo de permanência na página até finalmente o cliente clicar em “comprar”. 

Análise de formulários

Se o formulário é uma boa forma de conseguir dados do usuário e fazê-lo se cadastrar para receber uma newsletter, por exemplo, é também um dos principais motivos para que ele possa desistir da ação. 

Por que isso acontece? 

Sim, mais uma vez o Hotjar te ajuda a descobrir! 

Isso porque ele te mostra o comportamento do usuário para preencher esse documento. Ele analisa quais são os campos que mais demoram a ser preenchidos, os que ficam em branco e em quais perguntas a pessoa abandona a ação.

Daí, você conseguirá desenvolver novas estratégias para que isso seja o mais natural possível.

Enquetes

hotjar-enquete

Aqui, a participação do seu usuário é mais direta. Você pode realizar enquetes fechadas e abertas para ter feedbacks sobre sua página ou mesmo sobre o que você oferece. 

Isso pode ser realizado por meio de pop ups e pesquisas diretas. É uma demonstração clara de que você tem preocupação em melhorias e em saber a opinião do público-alvo e o que será um ponto positivo para a sua imagem. 

Por que utilizar o Hotjar?

Com todas essas funcionalidades que o Hotjar oferece, é claro que ele te dará grandes benefícios e que justificam eventuais investimentos. 

Melhor identificação de problemas de usabilidade

Ter todos esses recursos permite que você visualize quais são os gargalos que a sua página tem e que atrapalha a experiência de um visitante.

São fatores que passam por designer, responsividade e CTA’s não funcionais. São muitos e, com o Hotjar, você terá mais facilidade para melhorar esses aspectos e oferecer um site melhor para o seu potencial lead!

Potencializa a experiência do visitante

Para que você consiga converter com um site, é muito importante que a sua página seja atraente, que os seus elementos interajam com o usuário. 

Por isso, o conteúdo precisa ser formidável! E não dá para saber se ele atende essa expectativa se você não analisar cada detalhe de como o visitante o “consome”, por assim dizer. 

Com o Hotjar, é possível entender como é essa interação. Qual o ponto em que o texto é abandonado e os mais acessados para, então, oferecer melhores recursos e deixar o visitante mais satisfeito. 

Outro aspecto importante que a ferramenta oferece é saber se informações relevantes são perdidas por estarem muito abaixo na página, por exemplo.  

Intensificação das conversões

É óbvio que, quando você estuda um relatório completo sobre a experiência de um visitante e aplica melhorias, a sua taxa de conversão é otimizada! O usuário se transforma em um cliente!

Com os mapas de calor, é possível visualizar quais as áreas de mais interação, ver como isso é feito graças às gravações dos visitantes. 

Relatórios completos

Qual é o botão mais acessado de seu site? Quais são as páginas de maior integração com o usuário? Será que estas respostas estão mesmo na ponta da língua? 

Os relatórios do Hotjar mostram todas essas respostas. Eles apontam quais são os links mais atraentes para o usuário, os caminhos mais usados dentro do funil de conversão e os CTAs menos eficientes, por exemplo.

Identificação de personas

Para se fazer um perfil completo de persona, é preciso muito estudo, análise de dados e entender o comportamento de seu público-alvo.

O Hotjar é mais uma ferramenta que dá informações para montar esse personagem e retratá-lo de uma maneira mais fiel e próxima de seus potenciais leads. 

Quanto custa assinar o Hotjar?

Depois de conhecer todas as funcionalidades da ferramenta ficou tentado a adquirir, não é?

Não é para menos! Ela realmente é atrativa e, melhor ainda, possui pacotes que são atraentes também para seu orçamento. 

Os valores variam de acordo com seu negócio e suas metas. 

Para projetos pessoais

Básico

Se você tem baixo fluxo em seu site e planeja alcançar até 2000 pageviews por dia, o plano basic é para você. E o melhor: as funcionalidades são gratuitas!

São três recursos que oferecidos nesse pano:

  • relatórios: você gere 300 relatórios e 3 tipos de mapas de calor, enquetes e análises de funil;
  • usuários ilimitados: você pode dar acesso a quantas pessoas quiser;
  • armazenamento de dados por um ano! 

Plus

Agora, se você está em um estágio maior de crescimento de negócios, como uma pequena startup, mas, ainda assim, com tráfego mais baixo (10.000 pageviews) do que grandes empresas, há um pacote também acessível. 

Com U$ 29 por mês, você tem relatórios e usuários ilimitados, o mesmo armazenamento de dados de um ano, 30 dias de garantia com devolução de dinheiro e avaliação gratuita de 15 dias!

Para negócios mais robustos

Se você está consolidado no mercado e com um fluxo mais razoável em seu site, é preciso ter mais recursos do Hotjar, certo?

Ele também te oferece pacotes que variam de acordo com o seu número de visitas. 

Essa é a tabela com os valores, que você pode medir no site do Hotjar

hotjar-preços

Com preço diferenciado, é claro que as vantagens também se destacam, como a remoção da marca da ferramenta, recursos mais avançados de mapas de calor, gravações e de análise de funil e avaliação gratuita de 15 dias. 

Agora que você sabe tudo sobre o Hotjar, que tal contar o que achou das dicas. Ou então, quais são os meios que você encontra para entender o comportamento do usuário de seu site? Já começou a usar a ferramenta? O que achou!? Deixe sua opinião aqui nos comentários.

About the Author

Gabriel Nascimento - Analista de marketing apaixonado pela produção de conteúdo, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!

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