A internet facilitou muito a nossa vida, não é?
Aprender, por exemplo. Se antes era preciso frequentar institutos profissionalizantes para realizar cursos ou mesmo ir à universidade para fazer pós-graduação (ou mesmo uma graduação), agora, o EAD é uma realidade que está aí a um click de todos nós.
Agora... pensemos numa realidade em que a presença física não é a melhor das opções. Que o distanciamento é o mais recomendado.
Lembrou a pandemia, não é?
A verdade é que o coronavírus modificou costumes, como nos relacionamos e a maneira que interagimos com o trabalho e, sim, com o nosso aprendizado.
Agora, as EADs são praticadas mesmo por aqueles institutos mais tradicionais e é a forma mais viável que escolas encontraram para manter a educação do seus alunos.
E mesmo que seja um momento difícil da humanidade, muita gente enxerga nisso uma oportunidade.
Se a demanda está grande por essa modalidade, há quem possa atender. E se você tem essa ambição de oferecer um ensino a distância de qualidade e que te gere lucro, fique por aqui, porque vem dicas para você!
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Como fazer um EAD de qualidade?
Você está convencido de que tem um bom projeto e que está apto a pôr no ar, certo? Então leia algumas dicas que farão a sua empolgação se transformar em uma máquina de vendas de cursos on-line.
Saiba o que você ensinará
A sua primeira reação ao ler esse tópico pode ter sido essa:
Afinal: como que a primeira dica para quem quer criar um curso EaD pode ser essa? Não é meio óbvio?
Bom, deveria ser.
Mas a empolgação, muitas vezes, faz com que escolhamos algo ou muito complexo ou raso demais.
A sua escolha deve ser baseada principalmente em sua aptidão. A partir daí, você pode se aprofundar e criar todo o material que lecionará.
Você terá muito mais qualidade se abordar assuntos que sejam do seu próprio interesse e que lhe motive a levar pra frente a sua ideia de ensinar a demais pessoas.
Analise o mercado
Como você leu ainda há pouco, a pandemia do coronavírus deixou tudo mais propenso pro on-line.
Isso significa que as pessoas, a partir dessa nova realidade, estão procurando cada vez mais por essa modalidade. Mas, não só.
Elas procuram por aprendizados novos e algo que o mercado esteja demandando.
Por isso mesmo, você precisa estar atento aos movimentos do mercado para saber o que, de fato, as pessoas estejam buscando aprender e, além disso, saber quem está oferecendo esses conteúdos a elas.
Isso fará com que você conheça sua concorrência. E saber quem são esses outros cursos é necessário para que você saiba como agir.
Onde eles estão acertando em estratégia e que você pode fazer igual? Mas, principalmente, quais são as oportunidades que eles estão deixando de aproveitar e que você pode tomar para si?
Essas são duas perguntas essenciais para que você comece o seu curso de EAD. Saber o que dá certo e o que não dá também é o melhor dos caminhos para não correr perigos em um mercado que se mostra muito competitivo.
Defina seu público
Ok, você já sabe o que ensinar e como é o mercado. E o público-alvo, já definiu?
Então essa é a hora para saber exatamente em quem focar na hora de vender o seu curso e também a maneira como se comunicar com ele.
Esse público precisa ter interesse pelo seu curso e ser bem segmentado para que você possa ter uma audiência qualificada e saiba exatamente para quem você falará.
Preocupe-se com seus equipamentos
Gravar nunca foi tão fácil, certo? Você tem aí, na palma de sua mão, uma câmera digital. Na sua frente, talvez, um megacomputador.
Bom... mas será que eles sejam, de fato, suficiente para fazer um curso EAD?
Na maioria das vezes, não.
Investir em câmeras, iluminação, microfone, cenário e edição é fundamental e, nem sempre, algo barato.
Esses equipamentos serão o que te garantirá qualidade nas aulas. E não de conteúdo, mas de estética mesmo. Mesmo um cenário pode fazer a diferença nesse sentido.
Imagine você gravar uma aula em que o fundo chame mais atenção do que a si mesmo? Ou que o áudio esteja ruim a ponto de as pessoas não o entenderem?
O vídeo, então, se for de uma resolução baixa, certamente fará com que seus alunos não se interessem pela aula.
Invista, portanto, em tudo o que você pode nesse momento para dar uma qualidade realmente suficiente, mas, ao longo do tempo, vá melhorando com o que puder.
Faça roteiros incríveis
Você já sabe com quem falar e sobre o que falar. Estruture isso em uma aula excelente, com um plano de aula didático bem lembrando sempre que a dinâmica em sua fala pode ser um grande diferencial.
Além disso, o roteiro o ajudará a ser prático, fazendo com que você não se esqueça do que está falando ou que deixe escapar algo importante.
Crie algo fluido e lembre-se sempre de checá-lo. Na edição, você corta essas partes e tudo ficará mais natural.
Ofereça materiais gratuitos
Cursos EADs estão cada vez mais procurados e os usuários, mais exigentes.
Ainda que essa seja a forma que você queira ganhar a vida, disponibilize materiais gratuitos ao seu público.
Essa é uma forma de você se destacar no mercado e se mostrar cada vez mais ao seu público.
Se o material for feito com qualidade, seguindo as dicas que você leu até aqui, certamente você ganhará autoridade.
E isso é fundamental para fazer o seu curso crescer e ser cada vez mais procurado.
Dê aulas gratuitas ou forneça eBooks para que as pessoas possam ter um gostinho do que é a sua aula e o ajude a ser mais conhecido pela internet.
Gostou dessas dicas para mandar bem com cursos EAD e se sobressair nessa nova realidade com a Covid? Não deixe de conferir outros materiais em nosso Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube!
Certeza que, por lá, você encontrará conteúdos que lhe ajudarão muito na criação de seu negócio!