A expansão de mercado é algo que todo empreendedor tem em sua mente quando o assunto é crescimento de sua empresa e busca de novos clientes.
Com a internet, novos caminhos para isso são traçados, mas nem sempre aproveitados. Isso porque o mundo virtual, por mais possibilidade que dê, precisa ser explorado com estratégia e planejamento.
Dado os desafios da expansão de mercado, é fundamental conhecer as melhores estratégias para aproveitá-la com eficiência.
Nesse texto, você terá a oportunidade de conhecer melhor sobre a expansão de mercado e por que é vantajoso para um negócio digital.
Qual a importância da expansão de mercado?
Uma empresa, quando cresce, vê na expansão de mercado uma forma de ter novas receitas e diversificar suas ofertas.
Isso principalmente quando é mapeada uma oportunidade que, de alguma forma, se alinha com as atuais demandas atendidas pela empresa.
Mas, além disso, a expansão de mercado pode trazer outras vantagens. Confira quais são elas.
Diminuição de riscos
Uma das premissas da expansão de mercado é diversificar suas ofertas com novos produtos ou tentando alcançar outros públicos.
Tendo mais ofertas, você pode diminuir os riscos de sua empresa multiplicando as oportunidades de crescimento.
Quando feita com planejamento, a expansão estuda todos os riscos do mercado a fim de mitigá-los, conseguindo fazer com antecedência tudo o que precisa para evitá-los.
Redução de custos
Essa outra vantagem se parece bastante com a anterior. Isso porque a redução de custos acontece após se estudar o mercado com atenção, dando a chance de encontrar oportunidade de otimização de orçamento.
A partir daí, o investimento é direcionado, com poucos riscos de prejuízos e desperdício.
Otimização de processos internos
Quando há a escolha de se fazer uma expansão de mercado, é necessário fazer uma auditoria interna para assegurar que seus processos estão de acordo.
Essa auditoria faz com que todos os processos sejam revistos e melhorados quando há a necessidade.
Isso assegura que a empresa entrará competitiva na sua expansão, com as melhores práticas internas.
Crescimento sustentável
Por fim, uma vantagem que é o resultado das demais. Expandir seu mercado é algo realmente vantajoso, mas quando é feito sem planejamento e de qualquer maneira, a consequência pode ser desastrosa.
Logo, o crescimento precisa ser escalável e estruturado, o que dará mais sustentabilidade à sua empresa, que poderá entender seus riscos e escalá-los, aproveitando melhor cada cenário.
Confira também: Mentalidade empreendedora: estratégias de crescimento e como criar seu mapa mental
Passo a passo para aplicar a expansão de mercado
Argumentos não faltam para começar a fazer a expansão de mercado para sua empresa digital. Mas, como?
Confira esse passo a passo com algumas dicas para implementar em sua empresa.
1. Identifique novas personas
A persona é o que se pode chamar de cliente ideal para o seu negócio. Ela reúne uma série de características baseadas em dados e estudos que refletem aquele público que mais converte para o seu produto.
Identificar novas personas é reconhecer que há um novo público a ser captado para seu negócio. Por isso, é interessante que sua empresa estude novos hábitos de consumo de um potencial público para começar a expansão.
2. Estude a concorrência do mercado
É muito difícil você achar um mercado sem uma concorrência para o seu negócio. Por isso, é necessário não só encontrar essas empresas e estudá-las.
Esse estudo é uma análise desde o público que aquela concorrência atende até mesmo o seu produto, encontrando oportunidades de atuação.
Sempre acompanhe novas campanhas dessa concorrência e monitore sua movimentação de mercado. Não se trata de “espionagem”, mas sim de entender qual é o comportamento da empresa nesse nicho para que sua empresa possa atuar de maneira saudável.
3. Escolha um tipo de expansão
Definir o tipo de expansão de mercado é o que indicará os rumos de seu planejamento: você pretende ampliar seu público em outras áreas? Lançar novos produtos? Entrar em outro nicho?
Tudo dependerá, no fim das contas, em escolher certos seus objetivos. E, no mercado digital, todas essas possibilidades podem ser realizadas de maneira simultânea, por mais que o desafio seja maior.
4. Estipule metas bem definidas
Esse passo poderia ser o primeiro. Independente de quando você pensará nas suas metas, é importante tê-las.
As metas precisam ser de curto, médio e longo prazos, de modo que reflitam no objetivo final de sua expansão de mercado.
Essas metas precisam ser acompanhadas sistematicamente, de maneira repensadas, caso estejam fora de rota.
Por isso mesmo, na hora de estipular, estabeleça um número que seja condizente e alcançável. Além, claro, de serem métricas que possam orientar seus esforços para conseguir se expandir.
5. Faça um planejamento financeiro
Ter um planejamento financeiro é essencial para que sua campanha de expansão seja sustentável.
Esse plano trará viabilidade aos seus esforços e priorizará aquelas ações de alto impacto e pouco esforço financeiro, por exemplo.
Além de entender qual o seu capital de giro, quais investimentos podem ser realizados e o que tem dado mais retorno.
6. Realize parcerias
Entenda parceiros como stakeholders que ajudem a potencializar sua expansão. São fornecedores, empresas que já atuam no seu mercado, mas sem concorrência direta e pessoas com autoridade no nicho que pretende penetrar.
7. Tenha um marketing preparado
Por fim, estruture seu marketing. Tenha uma equipe que possa focar tanto em captação de novos clientes como em estabelecer a imagem de seu negócio nesse novo mercado.
Essas equipes precisam trabalhar em conjunto para que seu negócio avalie a performance da expansão.
Melhores estratégias de expansão de negócio
Ao falar de estratégias de expansão de negócio é quase impossível não mencionar a matriz de Ansoff.
Essa matriz é um consolidado de quatro estratégias que podem orientar líderes a implementar a expansão de mercado.
A matriz é ilustrada por 4 quadrantes que, no eixo x, ficam os produtos e no y, o mercado, ambos com novos e existentes.
Basicamente, essas estratégias são:
Estratégia de desenvolvimento de produto
Essa estratégia se baseia em um mercado que já existe para a implementação de novos produtos.
Ou seja, o mercado está consolidado, pronto, e o seu negócio colocará mais uma oferta.
Estratégia de penetração de mercado
Nesse caso, é quando o produto já existe e está inserido no mercado, que também já está consolidado.
Aqui, a estratégia é atuar para expandir seu produto com os mesmos concorrentes e um público que você já conhece.
Estratégia de desenvolvimento de mercado
Nessa terceira estratégia, o produto já existe e o mercado é novo. É quando você tenta levar seu produto para outras regiões, por exemplo.
É também o cenário que ocorre com a internacionalização.
Estratégia de diversificação
Já nesse caso, tanto produto quanto mercado são novos. É o mais arriscado dos quatro e, por isso mesmo, exige mais estratégia.
Essa estratégia é ilustrada quando há investimento em um novo público, com outros concorrentes e um produto desenvolvido do zero.
Todas essas dicas serão melhores aplicadas quando você possuir um planejamento bem feito e detalhado.
Portanto, a última sugestão para começar uma expansão de mercado é ter um planejamento empresarial!