Como fazer um planejamento empresarial para 2024?

Atualizado há mais de 1 semana

O começo do ano é muitas vezes o momento de listar novos planos e reorganizar a vida. Para empreendedores ou pessoas que querem seguir por esse caminho é a hora de realizar um planejamento empresarial.

Em um mercado que sempre se reinventa e cada vez mais pessoas e empresas querem se destacar, é importante ter estratégias e planos bem definidos para prosperar.

Mais do que um plano muito bem feito, o planejamento precisa ser capaz de compreender a complexidade do mercado, sendo inventivo e capaz de se reinventar às mudanças que não tem hora para chegar.

Um exemplo dessas mudanças imprevistas foi em 2020, quando todo o mundo se viu preso por conta da Covid-19.

Naquele momento, muitas empresas e empreendedores tiveram que se adaptar à nova realidade.

Percebeu-se que, cada vez mais, estar um passo à frente é essencial em um contexto em que tudo pode mudar de uma hora para outra. Assim, o planejamento é parte crucial de qualquer negócio.

Com os recentes desafios, as empresas começam a se preparar para o próximo ano, mantendo em mente os acontecimentos dos últimos anos. É muito importante já definir os aspectos que vão guiar os próximos passos do empreendimento, evitando assim erros e problemas futuros.

Esse post é preparado para você que quer começar a empreender em 2024 e fazer um planejamento empresarial de sucesso.

O que é um planejamento empresarial?

Planejamento empresarial é um instrumento de gestão usado para prever cenários, definir metas e objetivos e elaborar estratégias para alcançá-los.

Esta ferramenta é crucial para determinar como será a jornada de crescimento da empresa e quais serão as próximas etapas para proporcionar o desenvolvimento do negócio.

Além disso, é uma estratégia importante para prevenir problemas e estabelecer todos os cenários, antes de partir para a ação, tornando a tomada de decisões ainda mais eficaz.

Também é a melhor maneira de estudar todas as variáveis do mercado, estando preparado para lidar com as mais diversas situações.

Assim, a sua empresa conseguirá traçar um planejamento empresarial eficiente, já que a análise é essencial para definir os melhores caminhos e recursos para alcançar o sucesso.

O gestor que tem como base um bom planejamento empresarial consegue analisar situações e resolver problemas com maior assertividade.

Para que serve o planejamento empresarial?

O planejamento empresarial é o ponto de partida para qualquer empresa. É ele que norteia todas as ações e projetos desenvolvidos.

Ele é crucial ter estes pontos definidos para direcionar os passos do negócio, principalmente com tantas mudanças acontecendo no mundo e no país.

Considerar o novo cenário da economia brasileira, o padrão de comportamento dos possíveis clientes e os novos desdobramentos do mercado em que a empresa está inserida são etapas primordiais para guiar a empresa rumo ao sucesso.

Dessa forma, o planejamento empresarial para 2024 cumpre alguns requisitos, e tem uma série de funções importantes:

  • Promover ações que conquistem novos clientes;
  • Desenvolver campanhas e projetos para manter a atual clientela;
  • Lançar novos produtos e serviços;
  • Consolidar a marca no mercado;
  • Realizar projeções para verificar os possíveis cenários do mercado
  • Lidar com as incertezas e os riscos do mercado;
  • Utilizar os recursos disponíveis de forma inteligente, conforme as metas estipuladas;
  • Aumentar as vendas e a margem de lucro;
  • Otimizar a gestão financeira, bem como a utilização dos recursos;
  • Evitar risco de falência por má administração.

Como construir um planejamento empresarial para meu negócio online?

Para fazer um bom planejamento, é preciso seguir alguns passos, a fim de determinar as próximas ações.

Confira algumas etapas são cruciais para construir um bom planejamento empresarial.

Análise SWOT

É quase impossível falar de planejamento empresarial e não pensar em análise SWOT. É essa ferramenta que ajuda a entender cenários nos quais a empresa está inserida.

A análise SWOT, do inglês strenghts, weakness, opportunities and threats, é uma ferramenta de gestão que permite identificar oportunidades, fraquezas, forças e ameaças ao negócio.

Em português, essa ferramenta é conhecida como análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) usada para obter um diagnóstico abrangente de todas as situações que envolvem uma empresa.

As forças e as fraquezas se referem à análise interna, ou seja, os pontos positivos e negativos da empresa ou do projeto que se quer implementar. Esses fatores geralmente estão sob controle da empresa e podem ser alterados por ela.

Já as oportunidades e ameaças se referem ao ambiente externo, que reúne todos os elementos exteriores ao negócio que possam causar algum impacto, como a análise de mercado, concorrentes, fornecedores e até o macroambiente político, econômico, social e cultural.

O resultado da análise SWOT é uma matriz 2×2, conhecida Matriz SWOT, que divide os quatro pontos de análise entre fatores internos/externos e positivos/negativos.

Por meio desse panorama, é possível observar em quais pontos seu negócio ou projeto pode melhorar, e quais são suas vantagens competitivas.

Para fazer o planejamento empresarial para 2024, é essencial considerar na análise SWOT os acontecimentos dos últimos anos.

Grande parte dos segmentos sofreram alterações devido à pandemia há 4 anos e o padrão de consumo de muitas pessoas foi modificado.

Atualmente, essas mudanças estão bem consolidadas e já sofrem novas mudanças considerando o avanço da vacinação e a doença deixando de ser uma emergência de saúde pública.

Pesquise o que mudou no seu segmento e analise como isso impactou sua empresa, positiva ou negativamente.

Essa análise permite entender os pontos fortes e fracos no interior do negócio, e os aspectos externos que podem prejudicar ou impulsionar o empreendimento. 

Com esse entendimento, fica muito mais fácil definir metas e estratégias para alcançar o objetivo da companhia.

Definição de objetivos

Com os principais aspectos da empresa mapeados, é hora de definir os objetivos. Para isso, é preciso considerar os cenários interno e externo do negócio, observando também as características do mercado.

Com as informações coletadas no mercado e a análise SWOT, é possível entender o que deve e pode ser feito a curto, médio e longo prazo.

Assim, considere os objetivos que a empresa pretende alcançar e o tempo para que sejam alcançados. Para isso, tenha em mente também os recursos disponíveis e os projetos que serão desenvolvidos em virtude de cada objetivo.

Os objetivos podem ser definidos por prioridade ou pelo período que será gasto para concluí-los.

Elaboração de estratégias

Ótimo! Agora você tem os objetivos definidos. Mas como você vai alcançá-los. Para isso, é preciso elaborar uma estratégia que será seguida para cada um dos objetivos.

É normal, para quem não está habituado a elaborar um plano de negócios, confundir ação com estratégia.

Por isso, não se esqueça: o objetivo é onde você quer chegar, a estratégia é como você chegará lá, e as ações são o que você precisa para colocar a estratégia em prática. Veja:

  • Objetivo/meta: aumentar as conversões no site em 10% nos próximos 3 meses;
  • Estratégia: criação de uma nova página de vendas;
  • Ações: contratar um novo profissional para desenvolvimento de páginas de vendas.

Desenvolvimento de um cronograma

Com todos os passos anteriores definidos e prontos, é hora de definir prazos. Esse passo é muito importante para ter uma noção de quando cada projeto e ação serão iniciados e finalizados, mantendo um controle sobre o que é feito na empresa.

Também é muito importante garantir que todos os pontos sejam colocados em prática, pois, sem uma data definida, é muito comum que alguns projetos acabem sendo esquecidos.

Assim, os profissionais envolvidos na execução de cada ação podem se organizar conforme os prazos definidos.

O cronograma deve conter as metas planejadas e os responsáveis, prazos de execução, indicadores de desempenho, recursos necessários e outras informações relevantes.

Mão na massa!

Sabemos que fazer um planejamento empresarial não é uma tarefa fácil. Afinal, são vários objetivos e metas a serem alcançados. 

Porém, seguindo os passos que mostramos neste post, a elaboração de um plano fica muito mais simples, além de fornecer insights importantes sobre o negócio.

A análise SWOT, por exemplo, oferece um diagnóstico completo sobre a empresa e o mercado em que ela está inserida. Além disso, definindo os objetivos, é possível ter uma noção melhor das prioridades do negócio.

Dicas para implementar seu planejamento

Com todos os passos que você acompanhou até aqui, você tem tudo para começar a colocar o seu plano em prática.

E como fazer isso? Primeiro ponto é que o seu planejamento precisa ser um processo participativo, envolvendo todos os colaboradores da empresa ou das pessoas que estão ao seu lado nesse começo.

Isso é importante para garantir que o plano seja entendido e apoiado por todos, e que as ações sejam executadas com maior eficiência.

O segundo ponto é que os objetivos, metas, estratégias e ações sejam comunicados de forma clara e transparente a todos os colaboradores, para estarem alinhados e comprometidos com o plano.

Isso só será possível com uma comunicação aberta, rodas de feedbacks de processos e avaliações honestas das metas que forem atingidas.

Por falar em metas, outra dica é que para elas serem batidas, sua empresa tenha ciência de que os recursos podem garantir isso.

A empresa precisa ter os recursos necessários para implementar o planejamento empresarial. Isso inclui recursos financeiros, humanos e tecnológicos. Sem um panorama claro e honesto desse ponto, as metas podem ser irreais.

E, por isso mesmo, a última dica é ter um acompanhamento e avaliação do planejamento recorrente e estruturado.

Isso garante que o planejamento empresarial seja executado conforme o planejado. É importante monitorar os resultados das ações e fazer os ajustes necessários ao longo do caminho.

Todas essas dicas e passos podem ser feitos considerando uma realidade financeira que precisa ser avaliada com cuidado.

E para que seu 2024 seja de sucesso é preciso um planejamento financeiro com o empresarial.

Que tal continuar seus planos lendo um artigo sobre planejamento financeiro estratégico? Confira!

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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