Toda empresa precisa ser formada por pessoas que sejam capazes de lidar com diversas situações ao longo da carreira, mesmo que elas sejam adversas. A liderança adaptativa é uma delas.
Esse é um tipo de liderança descrita na liderança 4.0 e engloba líderes que estejam preparados para enfrentar diferentes tipos de situações, sem perder o controle de sua equipe.
O líder adaptativo precisa ser flexível, adepto a dinâmica e disposto a enfrentar, com entusiasmo, as mudanças que o negócio pode encarar;
Para entender melhor, confira esse texto até o final.
Como a liderança adaptativa funciona?
Para entender como ela funciona, é preciso dizer o que ela é. A liderança adaptativa diz respeito a pessoas que que lideram equipes e que não possuem medo de mudar e que agreguem novas competências.
Esse conceito foi dado por Ronald Heifetz, professor e consultor da Harvard University. Ele descreve como aquela liderança como uma forma de necessidade de atender a demandas mais complexas de mercado, que muda, exige resiliência e flexibilidade.
A liderança adaptativa agrega habilidades soft e hard skills. As softs são aquelas comportamentais, que não podem ser mensuradas, mas completamente aplicáveis no dia a dia da empresa.
Já as técnicas, hard skills, são sim mensuráveis e requerem capacitações, como graduações.
Apesar de se apegar bastante às habilidades, a liderança adaptativa requer poder de superar situações diversas e se moldar às necessidades do momento.
Quais os princípios da liderança adaptativa?
A liderança adaptativa se baseia em alguns princípios para ser aplicada. Nada mais são do que conceitos que, quando unidos, podem transformar a gestão de um negócio.
1. Inteligência emocional
É o princípio que diz respeito de entender a suas próprias emoções, como também daqueles que estão ao seu redor.
A inteligência emocional consegue fazer com que o líder possua confiança de sua equipe e de outras gestões, como a alta.
Além disso, a inteligência emocional também é capaz de controlar e saber lidar com adversidades vindas de conflitos internos, seja estratégicos ou mesmo comportamentais de sua equipe.
2. Justiça organizacional
O líder adaptativo precisa compreender que o clima organizacional ao seu redor deve ser o mais confortável possível a todos.
Isso significa que ele precisa ser aberto a opiniões, feedbacks e discussões de visões distintas. Mais do que fazer com que isso aconteça, o líder precisa criar um ambiente cômodo para isso e que as pessoas se sintam assim para exprimir suas opiniões.
3. Desenvolvimento
O desenvolvimento é crucial para a adaptação. O líder com essa característica deve se desenvolver constantemente e, ainda, inspirar para que outras pessoas sigam assim.
Seus conhecimentos são aplicados constantemente e compartilhados com outras pessoas de sua equipe.
4. Caráter
Esse pilar atua sobre a forma justa e ética de atuação do líder. Ele precisa ser transparente, honesto e entender que falhas acontecem.
A decência é outro ponto importante a se considerar em seu comportamento. Dessa forma, ele consegue inspirar e conquistar a confiança de sua equipe.
Benefícios da liderança adaptativa
A liderança adaptativa pode ser vista como a do futuro, mas precisa ser entendida como a do presente.
Porque é graças a ela que as empresas conseguem reter talentos e se adaptar às mudanças que o mercado impõe corriqueiramente.
Por isso mesmo, a primeira grande vantagem da liderança adaptativa é a mudança de cultura corporativa, capaz de perceber as necessidades do momento e se engajar com os desafios.
Para tudo isso, a empresa consegue ter colaboradores mais alinhados com seus objetivos e dispostos a se reinventarem para novos insights e ideias para alcançá-los.
Isso acaba por potencializar novos talentos em sua equipe, desde que bem capacitados e empenhados.
Outras das vantagens da liderança adaptativa é a comunicação transparente, a ética e um ambiente corporativo mais pronto para receber novas ideias.
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Como aplicar a liderança adaptativa?
Com a liderança adaptativa com tantos benefícios ao seu negócio, nada melhor do que começar a aplicar e tornar a sua empresa mais capaz de enfrentar o movimento de mercado.
Por isso, alguns passos podem ajudar a ter líderes dessa natureza em sua empresa.
1. Crie um ambiente propício à mudança:
Esse passo começa com um profundo estudo sobre a sua própria empresa. Alguns detalhes podem ser mudados e outros empregados para começar a ter lideranças adaptativa,
Torne a comunicação transparente: mantenha a equipe informada sobre os desafios e mudanças, promovendo um diálogo aberto e honesto.
Tenha uma cultura de feedback: incentive o feedback construtivo em todas as direções, criando um ambiente de aprendizado e crescimento. Estruture aqueles negativos para não desencorajar os colaboradores e sempre indique como mudar certos pontos, quando necessários;
Celebre os sucessos: reconheça as conquistas da equipe, motivando o engajamento e a colaboração contínua. Pense em recompensas, mas, principalmente, valorize esses sucessos, seja o da equipe ou mesmo pessoais.
2. Desenvolva seus próprios líderes adaptáveis:
O líder adaptativo não nasce assim. Ele precisa ser moldado. Carece de capacitações, principalmente.
Por isso, tenha um bom programa de T&D com:
treinamentos e workshops: Invista na formação de líderes em habilidades como comunicação, escuta ativa, resolução de problemas e adaptabilidade.
mentorias e coaching: Incentive o acompanhamento individualizado de líderes, com foco em seu desenvolvimento pessoal e profissional.
programas de desenvolvimento de liderança: crie projetos que promovam o autoconhecimento, a inteligência emocional e a capacidade de liderar em diferentes contextos.
3. Incentive a experimentação e a inovação:
Mais um aspecto que parte de uma mudança na cultura corporativa: tenha um espaço para novas ideias com incentivos para equipe a propor novas ideias e soluções para problemas, sem medo de errar.
Apoie projetos inovadores, dedicando recursos para o desenvolvimento de projetos inovadores, mesmo que envolvam riscos. Faça isso e celebre a criatividade, reconhecendo e recompensando a ousadia da equipe.
4. Construa uma cultura de colaboração:
Faça com que sua equipe tenha senso de pertencimento com o trabalho deles, havendo apenas um único propósito em diversas frentes.
Isso se constrói com trabalho em equipe e a colaboração entre diferentes departamentos e áreas da empresa.
É necessário também que cada área de sua empresa tenha uma comunicação fluida e eficaz sem ruídos e de fácil acesso.
Faça com que haja compartilhamento de conhecimento e de expertises entre os membros da equipe.
5. Adapte sua liderança ao contexto:
Por fim, adapte o estilo de suas lideranças às necessidades e características da equipe e do momento. Com flexibilidade.
Faça com que todos sejam autênticos e inspiradores, demonstrando paixão e entusiasmo.
Você pode descobrir mais como criar liderança adaptativa entendendo melhor sobre mentalidade empreendedora. Confira no texto.