7 profissões do futuro que são tendências e você deve ficar de olho

Há algum tempo, as pessoas acreditavam que o sucesso no trabalho era possível apenas para quem escolhia profissões tradicionais, como médicos, advogados e engenheiros.

No entanto, as carreiras estão mudando e evoluindo junto com as transformações digitais e, hoje, essas não são mais as únicas possibilidades para quem deseja ser bem-sucedido profissionalmente.

Existem várias novas profissões e, dentre as mais procuradas, estão aquelas que permitem que o profissional seja dono do seu próprio negócio, tenha flexibilidade de horários e possa trabalhar de onde estiver.

Essas novas formas de atuar no mercado de trabalho são conhecidas como profissões do futuro.

Apesar de o nome dar uma ideia de algo ainda distante, elas já são uma realidade para muitas pessoas e também podem ser a chance que você estava esperando para mudar a sua vida profissional.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse futuro que está mais próximo do que você imaginava?

Continue com a gente para conhecer 7 novas profissões promissoras. Quem sabe você se encaixa em uma delas e começa a transformar a sua carreira?

1. Produtor digital

A profissão de produtor está em alta, pois o interesse em produtos digitais não para de crescer.

Você já deve ter visto ou até mesmo adquirido algum ebook, videoaula, serviço de assinatura ou podcast na internet, certo?

Os profissionais que trabalham com a criação desses materiais são conhecidos como produtores e usam todo o seu conhecimento em um determinado assunto para elaborar conteúdos completos e valiosos para o público.

Saiba que se você é especialista em alguma área, também pode começar a trabalhar como produtor digital.

Você pode usar qualquer conhecimento, desde a sua área de formação até aquilo que você faz por lazer, como culinária, jardinagem, moda, fotografia ou qualquer outro segmento do seu interesse.

Essa profissão tem sido muito explorada por professores, profissionais autônomos e digital influencers, que enxergaram nos produtos digitais uma forma de atingir mais pessoas, demonstrar autoridade no mercado em que atuam e ganhar dinheiro na internet.

Existem vários formatos de produtos digitais. Para descobrir o que é mais indicado para você, pense nas suas habilidades de comunicação.

Se você é mais introvertido e não se dá bem com as câmeras, criar um curso online com videoaulas pode transformar o seu trabalho em algo chato e difícil.

Se você prefere a comunicação escrita, existem os ebooks e outros materiais textuais. Se você quer usar a sua voz para compartilhar conteúdo, pode criar podcasts, que são conteúdos apenas de áudio.

Para vender os seus produtos de maneira recorrente, os clubes de assinatura são uma boa opção. Eles permitem que você ofereça vantagens para os clientes, como descontos e acesso a conteúdos exclusivos, por um valor fixo e tempo determinado.

2. Afiliado

Não adianta ter tantos produtos digitais no mercado se não tiver gente qualificada o suficiente para vendê-los, não é mesmo?

Afiliado é o profissional que usa tudo o que sabe sobre marketing digital e vendas para divulgar links de produtos de outras pessoas ou empresas.

Para fazer isso com assertividade, ele precisa ter bastante conhecimento do público que deve alcançar e saber exatamente onde e como oferecer os produtos para conseguir vendas.

Muitas pessoas não se sentem confiantes, não têm um conhecimento específico ou não estão interessadas em criar produtos digitais, mas gostariam de entrar para o mercado digital.

Nesses casos, fazer parte de um programa de afiliados é uma das melhores saídas, pois o afiliado não se envolve com a criação do produto. Ele é o responsável apenas por fazer com que o público certo conheça o produto e se interesse por ele.

Se você estiver interessado, pode usar esse serviço para começar uma nova carreira ou apenas para ganhar dinheiro extra, já que o afiliado pode trabalhar quando e de onde quiser.

3. Desenvolvedor

As empresas têm buscado maneiras mais práticas e eficientes de otimizar os seus resultados, assim como as pessoas têm se interessado por soluções rápidas e inovadoras para os seus problemas.

Diante disso, a tendência é que os profissionais que trabalham com o desenvolvimento de softwares, aplicativos ou outros dispositivos tecnológicos sejam cada vez mais procurados e valorizados.

Se você tem conhecimento na área, pode usar a sua expertise para criar sistemas que facilitam a rotina do cliente e realmente agregam valor, seja para a sua vida pessoal ou profissional.

Antes, era comum associarmos o trabalho de desenvolvedor apenas à área de informática, mas hoje é difícil pensarmos em uma área que não tenha sido afetada pela tecnologia.

Por isso, existem várias possibilidades de atuação para quem quer seguir essa profissão do futuro que vão desde o desenvolvimento de sistemas para academias ou softwares veterinários, até a construção de sites educacionais e plataformas para a hospedagem de cursos online.

4. Analista de marketing

Essa profissão não é algo novo, então, você pode achar estranho que ela esteja presente em uma lista de profissões do futuro.

No entanto, com o mercado digital cada vez mais forte, as empresas precisam estar preparadas para ocupar esse espaço e se destacar no meio de tantos concorrentes.

Aqui entra, então, o analista de marketing digital, um profissional focado nas estratégias online de uma empresa.

Esse profissional é o responsável pela criação e desenvolvimento das ações e campanhas que serão veiculadas nos canais de comunicação.

Ele trabalha com a produção de conteúdo para atrair os usuários, promover e divulgar produtos e serviços e nutrir o relacionamento com os clientes, além de ser o responsável por mensurar os resultados das estratégias usadas e identificar o que precisa ser ajustado.

Se você é especialista na área e sabe o que uma marca deve fazer para chamar a atenção dos usuários e alavancar as suas vendas, essa pode ser a sua profissão ideal.

5. Coach

Essa é uma das profissões mais faladas nos últimos tempos e não é à toa.

O mercado de trabalho tem exigido que as pessoas se aperfeiçoem constantemente, desenvolvam cada vez mais competências pessoais e profissionais e sejam resilientes para lidar com os desafios diários.

Coach é o profissional que sabe usar a metodologia de coaching para facilitar o desenvolvimento de pessoas e ajudá-las a conquistar os seus objetivos.

O processo envolve a identificação dos pontos fortes do cliente, o reconhecimento das suas dificuldades, a definição de metas e, por fim, a aplicação das técnicas necessárias para que ele consiga desenvolver as habilidades e competências exigidas.

É possível contratar um coach para questões pessoais ou profissionais, por isso existem programas de coaching tão diferenciados no mercado.

Se você está pensando em trabalhar na área, pode atuar em diversos campos, tais como:

  • coaching empresarial;
  • coaching financeiro;
  • coaching esportivo;
  • coaching de carreira;
  • coaching de liderança;
  • coaching nutricional;
  • coaching de imagem.

6. Especialista em sucesso do cliente

Hoje, as pessoas buscam marcas que tenham empatia, saibam tudo sobre as suas demandas e se empenhem ao máximo para solucionar os seus problemas.

Sendo assim, as empresas que mais se destacam são aquelas que, além de oferecerem ótimos produtos e serviços, se preocupam com a experiência dos clientes de uma maneira geral.

Por isso, os profissionais que trabalham na área de sucesso do cliente estão sendo tão procurados.

Essas são algumas das suas atribuições:

  • atender às demandas dos consumidores;
  • analisar os feedbacks sobre os serviços e produtos;
  • alinhar as necessidades dos clientes às soluções oferecidas pela empresa;
  • orientar a equipe na entrega das soluções mais assertivas;
  • acompanhar e interpretar os resultados;
  • garantir que o cliente saiba como usufruir do que adquiriu.

Se você é uma pessoa comunicativa, persuasiva, paciente, organizada e que sabe lidar com métricas, já tem algumas das características mais importantes para trabalhar como especialista em sucesso do cliente.

Quem sabe essa é a sua oportunidade de atuar em uma das profissões do futuro?

7. Analista de big data

Essa é uma das novas profissões ideais para quem tem formação ou mais afinidade com a área de exatas.

Para quem nunca ouviu falar, o termo big data se refere ao grande volume de dados armazenados e disponíveis para as organizações.

Se pensarmos nas nossas atividades diárias, vamos ver que geramos informações a todo momento, seja através de uma compra online, do acesso a uma página, publicação de uma foto nas redes sociais, download de algum arquivo ou na emissão de uma nota fiscal de serviço eletrônica.

O analista de big data é, então, o profissional que sabe analisar dados. Ele é o responsável por armazená-los corretamente, interpretá-los e usá-los à favor da organização em que trabalha.

Sem essa pessoa na equipe, a empresa perde a chance de compreender melhor os seus resultados, inclusive as falhas, e aplicar tudo o que tem armazenado para gerar mais lucro.

Diante disso, pessoas formadas em cursos como matemática, sistema de informação, ciência da computação e estatística têm investido cada vez mais nessa carreira, que tem sido uma das profissões do futuro mais valorizadas no mercado.

Bônus: trabalhe em casa

O que você viu são apenas algumas opções consideradas profissões do futuro. Afinal, a velocidade das mudanças digitais tem contribuído para o nascimento de várias novas carreiras que nem poderíamos imaginar há alguns anos.

Poder fazer o seu próprio horário de trabalho e trabalhar na internet, sem ter que bater ponto em escritório todos os dias, são alguns dos fatores que mais chamam a atenção das pessoas.

A boa notícia é que esses benefícios estão presentes na maioria das novas profissões, já que a tendência é que as coisas aconteçam cada vez mais no meio digital.

Além das opções que apresentamos aqui, existem várias outras profissões que podem ser exercidas até mesmo no conforto da sua casa.

Então, se você está buscando maneiras de começar um trabalho remoto, não deixe de conferir as nossas 32 ideias para quem quer trabalhar em casa.

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.

About the Author

Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)

>

Quem Aparece nas Buscas dos Seus Potenciais Clientes no Google?

...você ou seus concorrentes?