Os segredos de uma equipe de alta performance

Uma equipe de alta performance tem potencial para superar obstáculos, alto nível de competência e excelência ao desenvolver as tarefas propostas em um negócio digital. 

Independentemente do porte da sua empresa, ter um bom time pode ser o seu maior diferencial em relação ao mercado, e será algo que nenhum concorrente poderá copiar.

Uma equipe de alto desempenho é formada por pessoas engajadas. Um aspecto fundamental é que todo o grupo esteja alinhado com os objetivos e missão da empresa.

Além disso, ela também deve ser diversa. Um dos principais segredos que muitos empreendedores não conhece é o poder das diferentes personalidades, que, quando combinadas, trazem resultados surpreendentes.

Com a leitura deste post, você entenderá que liderar não é controlar pessoas, e sim adequar o ambiente, permitindo que todos deem o melhor de si.

Quais são os benefícios de uma equipe de alta performance?

Obter bons resultados em uma empresa está diretamente relacionado à liderança, ao recrutamento e ao treinamento do seu time. Equipes de alta performance impulsionam o crescimento do negócio e trazem diversos benefícios, como:

Aumento de competitividade

Um dos maiores desafios com a competição do mercado é justamente ter um diferencial e se destacar. Produtos e ideias podem ser copiados a qualquer momento pelos seus concorrentes, não é mesmo? Mas um time engajado, criativo e produtivo não.

Desse modo, funcionários com alto desempenho também aumentam a sua competitividade, consequentemente, aumentando a autoridade da marca e o engajamento do seu público.

Otimização de estratégias

Quando os funcionários estão alinhados com as funções que devem exercer e possuem preparo e liderança adequada, as estratégias de ações e campanhas se desenvolvem de modo mais otimizado.

Imagine que você precise criar um podcast, mas não sabe por onde começar. Ao pesquisar sobre o assunto, você se sente preparado para começar os trabalhos. Contudo, você não acertará de primeira. Será necessário investir tempo e dinheiro na otimização dos processos.

O mesmo funciona com os times em um empreendimento. Caso não haja preparo suficiente para exercer a função designada, as pessoas precisarão de mais ajuda e realizar buscas ou pesquisas, e isso será mais demorado.

Por isso, os times preparados otimizam as estratégias e o serviço proposto, já que as atividades são executadas com eficiência e rapidez.

Aumento do lucro

Você já ouviu falar que tempo é dinheiro, certo? É exatamente isso que colaboradores com alto desempenho proporcionarão ao seu negócio.

Com o preparo e desenvolvimento progressivo das estratégias e das ações, as atividades executadas trazem resultados em um menor intervalo. A partir disso, você ganha mais tempo para investir em outros projetos e melhorar a qualidade do seu serviço.

Esses pontos convergem para o mesmo ponto: a aumento das receitas em sua gestão.

Além disso, os grupos de trabalho com bom desempenho trazem outros benefícios:

  • melhoria constante de processos e de estratégias;
  • gestão mais assertiva;
  • mais autoridade para a marca.

Quais são os principais segredos de uma equipe que performa bem?

As equipes que entregam os melhores resultados, apesar de terem características e objetivos diferentes, possuem alguns pontos estratégicos em comum:

Liderança

O princípio básico para um grupo de trabalho performar bem é possuir um líder que seja um mentor. É importante pensar na melhoria do time, estimulando e incentivando o desenvolvimento contínuo.

Os times com alta performance não têm dúvidas sobre quem toma a decisão final, e também a quem recorrer caso precisem. — É importante que o seu pessoal se sinta seguro para agir e opinar sem ser reprimido ou punido.

Esse senso de liderança é o que move a equipe. Bons líderes não são aqueles que nunca erram ou que nunca admitem os erros, e sim aqueles que guiam, motivam e contribuem para o crescimento dos colaboradores.

Diversidade e respeito

Um grupo de pessoas com o mesmo perfil, cultura e visão, provavelmente, não terá conflitos ao decidir por algo. E isso é ótimo, certo? Errado!  Algumas estratégias, quando decididas por pessoas de diferentes perfis e culturas, analisam um conceito muito mais amplo por ter diversos pontos de vista.

Pense em uma campanha publicitária que aborda o tema de marketing de inclusão. Ao ter uma equipe com pensamentos diversos, a possibilidade de a sua campanha ser bem-sucedida é maior.

Isso acontece, pois, algumas vezes, termos pejorativos ou preconceituosos podem passar despercebidos por pessoas com o mesmo perfil e cultura.

Os conceitos de diversidade e de respeito devem partir da liderança do time, iniciando pelo recrutamento e alinhamento com a cultura da empresa. Valorize as habilidades e as individualidades.

Com isso, todos se complementarão, contribuindo para a melhora do clima e o desenvolvimento do seu negócio.

Autonomia

Para que uma equipe tenha um bom desenvolvimento, é essencial existir autonomia. Funcionários dependentes de um líder perdem tempo, agilidade e motivação.

Os melhores times conseguem olhar para o futuro e decidir o que fazer no presente. Cada membro é responsável por suas ações e escolhas, e são cientes do impacto que cada decisão terá na gestão.

Foco no mesmo objetivo

Ter o objetivo claro é um dos primeiros passos. Afinal, sem metas é complicado saber as estratégias, não é mesmo?

Por isso, as equipes de alta performance possuem o foco no mesmo ponto. Por mais que cada integrante possua funções diferentes, todas as empresas têm uma missão e certos valores. Os funcionários devem estar cientes e alinhados com isso.

É necessário que todos se baseiem nesses critérios para que tudo aconteça como planejado e o trabalho seja realizado em conjunto.

Comunicação

Ambientes corporativos necessitam de diálogo entre os setores para garantir o sucesso e o crescimento da empresa.  

As equipes com o melhor desempenho possuem uma comunicação de via dupla, ou seja, além de ouvir os seus líderes, todos têm espaço para falar, questionar e sugerir. Isso é fundamental e contribui para o desenvolvimento de todos.

Para melhorar a comunicação interna da empresa, existem diversas estratégias:

  • reuniões;
  • feedbacks;
  • comunicados;
  • ferramentas de automação de comunicação;

Aqui na eNotas, utilizamos o Slack, uma ferramenta de comunicação interna (como o Whatsapp, com diversas outras funcionalidades) e a Vaipe, uma plataforma de gestão de performance, de clima e de engajamento.

Como saber se a sua equipe está dentro da cultura da empresa?

Você aprendeu os benefícios dos times desenvolvidos e engajados, mas, além dos resultados numéricos, como saber se o seu grupo de trabalho possui alta performance?

Para entender o perfil da sua equipe e distinguir o que precisa ser desenvolvido, é essencial responder às seguintes perguntas:

  • Todos os integrantes do seu time sabem o que precisam fazer?
  • Eles possuem um prazo e tem conhecimento disso?
  • Eles entendem a missão da empresa?
  • O objetivo foi bem explicado e é coerente?
  • Eles sabem do potencial que têm?
  • Possuem recursos para exercer o trabalho solicitado?
  • Estão satisfeitos com a empresa e a função exercida?
  • No que você pode melhorar?

Com essas informações em mãos, você consegue analisar a situação do negócio e entender melhor como cada pessoa se sente. Por isso, faça de tudo para realizar esse exercício constantemente, a fim de nunca parar de melhorar.

Dicas para criar e liderar uma equipe de alta performance

Agora, você aprenderá 10 dicas para colocar em prática e desenvolver o seu time:

Promova o desenvolvimento pessoal

Promover o desenvolvimento pessoal da sua equipe está diretamente relacionado ao crescimento profissional.

Ao capacitar os seus colaboradores e promover a melhoria contínua, é possível formar um time que esteja preparado para desafios, que toma decisões eficientes sem que você precise intervir e com confiança. Para isso, podem ser ofertados:

Una a sua equipe

O conceito de união nas equipes é muito importante. É necessário que todos os integrantes estejam cientes de seus deveres e direitos e colaborem para o crescimento do time. Além disso, é essencial que cada um saiba a sua função e entenda que o trabalho individual funciona como uma engrenagem para fazer o restante funcionar.

Para unir a sua equipe, promova ações em que todos tenha um papel. Valorize o trabalho de cada um e mostre como isso contribuiu para o todo. Isso desenvolverá a sinergia do time.

Faça, por exemplo, momentos de descontração, como os happy hours, e veja como a formação de laços melhora o dia a dia de trabalho de todos.

Dê autonomia

Autonomia é importante para que as funções sejam exercidas de modo rápido e eficiente.

É comum que nem todas as tarefas de uma empresa possam ser designadas a todas as pessoas. Entretanto, deve ser dada autonomia aos funcionários para as funções mais simples, a fim de diminuir a burocracia e otimizar o tempo de cada tarefa.

Os colaboradores da empresa devem tomar decisões diariamente e, para que isso funcione, é necessário que haja democracia e que todos tenham o conhecimento adequado para exercer as atividades rotineiras.

Ao adotar essa postura, você mostra que está preocupado com o crescimento dos funcionários e que todos podem e devem abraçar as causas do negócio.

Cuide dos colaboradores

É necessário investir no bem-estar dos seus trabalhadores, pensando também na saúde física e emocional de cada um.

Um método eficaz de garantir a qualidade de vida dos seus funcionários é dar a eles liberdade de expressão e realizar pesquisas de clima periódicas. Nesse momento, é importante questioná-los sobre todos os aspectos e analisar cada uma das respostas de modo individual, com empatia.

Investir em benefícios e lazer é uma boa opção, do mesmo modo que tornar o ambiente seguro e saudável também. Tudo isso valorizará os seus colaboradores e contribuirá para o desenvolvimento empresarial.

Respeite a diversidade

Respeitar a diversidade e a individualidade do colaborador é essencial. Para isso, você pode começar entendendo cada funcionário, considerando as suas preferências e as suas características.

Criar uma equipe com diversidade e que respeite as diferenças pode ser uma tarefa complicada no início, e essa iniciativa deve partir do líder. Esses times se tornam fortes e unidos, aprendendo a se adequarem em todos os tipos de ambientes e de dificuldades.

Forneça e receba feedbacks

Estabeleça uma comunicação de mão dupla. Incentive e permita que os funcionários te deem feedbacks, tanto negativos quanto positivos, e também proporcione a eles esse retorno.

Estabelecendo essa dualidade na comunicação interna, é possível medir a satisfação das ações implementadas, analisar o que precisa ser melhorado e o que está dando certo. Isso favorece o desempenho da equipe por gerar uma relação de transparência.

É importante que os próprios integrantes saibam também os seus pontos fortes e fracos, para conseguir caminhar e evoluir sempre.

Inicie o trabalho com o recrutamento

Recrutar pessoas para a sua equipe não deve ser uma tarefa 100% terceirizada. Caso você opte por terceirizar o setor de recursos humanos, é importante participar dos processos seletivos e ajudar na decisão final. Desse modo, você garante que a pessoa selecionada esteja de acordo com a cultura da empresa.

Outro fator importante é identificar os talentos e as características individuais. Algumas perguntas simples em uma entrevista podem ser o suficiente para definir o perfil da pessoa, e a área de maior afinidade.

Motive a equipe

Uma equipe motivada, certamente, traz melhores resultados. Para isso, sempre utilize estratégias de motivação para que os colaboradores se sintam parte do projeto e vejam os rendimentos do esforço de cada um.

Um método simples de motivação é reconhecer a autoria das ações. Caso algum funcionário dê uma sugestão de melhoria, por exemplo, o seu líder de reconhecer essa atitude e implementá-la se for plausível.

Isso não quer dizer que você precisa adotar qualquer proposta de um colaborador. Antes de colocá-la em prática, faça um estudo e os reais benefícios da mudança. Lembre-se de mostrar as suas conclusões à equipe e explique o porquê de sua decisão, sendo ela negativa ou positiva.

Quando um colaborador se empenha em proporcionar a melhoria do time e da empresa, significa que a liderança realizou um bom trabalho.

Apresente metas plausíveis

Estabelecer e apresentar metas é outro ponto que você não pode esquecer. Entretanto, todos os escopos devem ser plausíveis.

Imagine que um empreendedor pede que a sua equipe dobre as métricas SaaS do negócio em apenas um mês. Será que isso realmente acontecerá dentro do prazo estipulado? Certamente, não.

Nesse exemplo, o resultado pode ser inverso. O excesso de cobrança causa estresse e desmotivação.

Para apresentar as metas, é importante mostrar o motivo de cada uma e todos os seus porquês. Ah, implemente as mudanças gradativamente, para que os envolvidos se adequem melhor a realidade.

Reconheça os esforços e conquistas

Quem não gosta de ser valorizado, não é mesmo? Valorize e reconheça o empenho dos seus funcionários. Agindo dessa maneira, você demonstra a importância do colaborador para o desenvolvimento da empresa.

Isso pode ser aplicado inclusive em feedbacks negativos. Você pode demonstrar que percebeu o esforço por mais que não tenha tido resultado satisfatório. Essa postura motiva e incentiva o funcionário e, consequentemente, traz melhores resultados no futuro.

Conclusão

Neste post, você aprendeu que uma equipe de alta performance não contribui somente para o crescimento financeiro da sua empresa, mas também para melhorar a rotina e ganhar espaço no mercado.

Com os segredos e dicas aprendidas, é o momento de colocar em prática. Lidere o seu time estrategicamente, motivando-o e a estar mais perto do sucesso.

Gostou deste conteúdo? Como você age em seu negócio? Conte para a gente nos comentários abaixo!  

About the Author

Larissa Ester - Estagiária de marketing, sempre em busca de aprendizado. Apaixonada por marketing digital e criação.

>

Quem Aparece nas Buscas dos Seus Potenciais Clientes no Google?

...você ou seus concorrentes?