Como interpretar e usar análise de dados para impulsionar seus resultados

Atualizado há mais de 1 semana

A análise de dados é uma das características mais bem-quistas em profissionais e equipes em empresas de sucesso.

É fato que atualmente, uma pessoa ao navegar pela internet, gera inúmeros dados que, com os devidos cuidados em sua preservação de privacidade, podem gerar insights magníficos para um time de marketing, por exemplo.

Mesmo quando você já é cliente de uma empresa, continua gerando dados para que o negócio possa entender seu comportamento e oferecer uma experiência mais otimizada dentro da plataforma.

São inúmeras as vantagens de uma análise de dados para uma empresa. E um negócio que se preocupa em gerar valor precisa se atentar a ele! Veja tudo sobre a análise de dados.

O que é a análise de dados?

A análise de dados é o conjunto de técnicas para entender e avaliar um grupo de informações. Ela é uma maneira de entender certo comportamento ou tendências.

Com a aplicação de análise de dados, é possível tomar decisões estratégicas que fogem do achismo. Os dados garantem certas informações que, analisadas bem, podem gerar insights poderosos para a gestão.

A análise é um processo complexo que exige ter as ferramentas certas com os profissionais bem treinados para fazê-la.

E que entenda as diferenças de tipos de análise de dados, que podem ser:

  • Análise preditiva: ela analisa dados passados para prever o futuro. Muito usada para prevenção de riscos e indícios de oportunidades sazonais, por exemplo.
  • Análise prescritiva: parecida com a preditiva, ela analisa os dados passados para medir as consequências de decisões tomadas a partir dela.
  • Análise descritiva: são as análises do dia a dia, que fornecem informações para descrições do presente. São feitas rapidamente, sem perder a segurança dos dados;
  • Análise diagnóstica: é o que traça os padrões de um conjunto de dados, de maneira ampla. Ela é a responsável, por exemplo, por entender o comportamento dos usuários em um produto digital ou em um site.

Principais estratégias de análise de dados

A análise de dados será bem-vinda em diferentes estratégias e setores de sua empresa. Como você já pode perceber, ela ajuda a entender comportamentos, padrões e sazonalidades que, bem interpretadas, geram insights interessantes para tomadas de decisões.

As principais estratégias que usam a análise de dados são:

  • Apontar tendências e padrões de consumo: esses dois aspectos são facilmente compreendidos quando uma análise de dados é bem feita. Dessa forma, é possível aproveitar as tendências oferecendo produtos e ofertas de acordo com a época, nem como entender o que os padrões de consumo de potenciais clientes indicam.
  • Compreender as necessidades do cliente: essa estratégia pode ser feita em uma campanha de retenção de clientes. Pesquisas com as pessoas que já compraram com sua empresa podem fornecer dados interessantes para aumentar a jornada da pessoa em sua base.
  • Melhorar a comunicação entre os setores: a análise de dados também pode ser usada internamente, para melhorar o clima organizacional da empresa. Algumas informações podem ser extraídas, como taxa de resposta de e-mails, bem como sua abertura e, claro, pesquisas internas.  
  • Compreender melhor a jornada do consumidor ou lead: no marketing, a análise de dados ajuda a entender qual a jornada que uma pessoa faz até realizar – ou não – uma conversão. Dessa forma, os profissionais podem otimizar campanhas e até mesmo criar estratégias mais personalizadas.
  • Formular estratégias precisas: uma das formas de extrair os dados para análise é realizar testes. A partir daí, é possível elaborar quais maneiras o público se comporta em uma campanha.
  • Aumentar a previsibilidade: tendo dados preditivos, você consegue analisar o comportamento padrão do público ou do mercado de acordo com um certo contexto. Por exemplo, entender que em vésperas de feriado, o tráfego orgânico de um site cai. Assim, é possível criar campanhas tanto para contornar esse cenário.

Confira também: Descubra 6 tendências tecnológicas para o mercado em 2024 

Como usar a análise de dados para melhorar resultados?

O primeiro passo para aplicar a análise de dados é ter uma equipe que entenda a sua importância e se baseie nela para realizar suas ações.

Mas, alguns pontos são interessantes para que a análise de dados faça sentido em seus resultados.

Confira quais são elas.

Tenha um objetivo bem claro

Basicamente, para que fazer uma análise de dados? O objetivo precisa ser claro e fazer sentido dentro das metas gerais da empresa.

Além disso, ele precisa ser escalável e mensurável – até porque, sem isso, não será possível extrair os dados que deseja.

Com esses objetivos bem desenhados, você poderá focar nas análises de dados que interessam, sem desperdício de tempo e esforço.

Escolha os dados que interessam ao objetivo

Tendo o objetivo, você saberá quais dados importam para ele. É fundamental entender o contexto desses dados para saber interpretá-los.

Dessa forma, você poderá estabelecer metas para as equipes e fazer com que as pessoas contribuam, de alguma maneira, no trabalho do outro visando a meta macro da empresa.

Estipule uma maneira de captar esses dados

É imprescindível ter uma ferramenta capaz de mensurar os dados que deseja em seu objetivo. Tenha um CRM adequado para cada equipe e por objetivo.

Quando for escolher essas ferramentas, que podem ser CRMs ou ERPs, é necessário analisar se elas possuem bom suporte, são práticos e intuitivos o suficiente para uma boa navegação.

Confira também se eles possuem um plano com onboarding e capacitações regulares para o aprendizado contínuo da ferramenta.

Realize o cruzamento de dados

Nesse passo, é importante fazer uma breve diferenciação do que é dado e do que é informação.

Dado é o número. É aquilo que se extrai das ferramentas que metrifica algo. Informação é o significado daquele dado, considerando seu contexto, como período e até mesmo outros dados.

Com um dado só você não tem informação. Sem informação, sua estratégia não estará fazendo a análise de maneira correta.

Por isso, é fundamental realizar um cruzamento de dados para extrair as melhores informações de uma análise.

Isso também pode ser chamado de tratamento de dados, quando você faz a análise de todos eles entendendo como um influencia no outro.

É dessa forma que você extrai insights significativos para sua estratégia.

A análise de dados é uma das formas de fazer com que sua empresa esteja atenta ao comportamento de mercado e possa se diferenciar da concorrência.

Por isso, aja para além da análise de dados e crie um ambiente corporativo que tenha essa cultura big data e entenda sua importância.

Quer saber como incorporar os dados na sua rotina? Veja também nosso texto sobre Gestão de dados e informações: como otimizar a sua


Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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