Saiba como aumentar as suas vendas com o atendimento virtual

Atualizado há mais de 3 semanas

Para se manter relevante no mercado, as empresas necessitam acompanhar as evoluções tecnológicas. O atendimento virtual é uma das tecnologias mais vitais nesse quesito.

Por definição, atendimento virtual é todo tipo de atendimento que não é feito presencialmente.

Essa forma de atendimento, em geral, é realizada por mecanismos e ferramentas de inteligência artificial.

Sendo assim, continue a leitura para conhecer os benefícios dessa prática, estratégias de aplicação e como métodos de marketing digital, como anunciar no Google Ads, podem ser integrados a ela.

Benefícios do atendimento virtual

O atendimento online é mais conveniente do que os atendimentos presenciais ou por telefone.

Os clientes têm a possibilidade de entrar em contato com a empresa em qualquer hora do dia ou da noite.

Tecnologias como chatbots e assistentes virtuais asseguram que a comunicação seja instantânea e ágil, o que também é uma vantagem crucial.

Um atendimento rápido e de excelência dá mais confiança para o visitante fechar negócio com a empresa.

Isso também se reflete no volume de vendas: quanto mais clientes satisfeitos, maior é o faturamento.

Dessa forma, o atendimento virtual é um passo fundamental para aumentar as oportunidades de negócio e aprimorar as técnicas de atendimento do seu negócio.

5 estratégias para um bom atendimento virtual

Como você pode ver, o atendimento online envolve uma série de tecnologias e ferramentas.

Portanto, confira a seguir 5 estratégias para fazer um bom atendimento virtual e maximizar os resultados da sua empresa.

1- Invista em chat online

Oferecer atendimento pela internet implica estar atualizado sobre novas tecnologias e possibilidades.

Ferramentas como o chat online, por exemplo, são tendências expressivas no mercado.

O chat online proporciona vantagens como:

  • Comunicação instantânea entre cliente e empresa;

  • Monitoramento do comportamento de visitantes;

  • Atendimento personalizado;

  • Aumento da retenção de clientes.

Essas vantagens mostram que o chat online deve fazer parte das estratégias de marketing digital de qualquer empresa.

2- Callback

O callback ou “ligar de volta”, consiste em possibilitar que o cliente solicite uma ligação da equipe da empresa.

Essa prática é útil porque evita que a empresa atrapalhe o dia a dia da pessoa com ligações em horários inconvenientes.

Com o callback, é possível programar atendimentos em momentos mais adequados para os clientes.

Investir nessa prática significa cuidar do bem-estar do seu público e garantir mais conversões e fidelizações.

3- Menor tempo de resposta

Trabalhar com e-commerce exige agilidade e perspicácia. Quanto mais rápido você responder seus clientes em potencial, maior é a probabilidade de eles fecharem negócio com a sua empresa.

Portanto, treine sua equipe para que o tempo de resposta seja o menor possível.

Isso faz toda a diferença na hora de acompanhar leads pelo funil de vendas, pois o progresso da jornada de compra depende diretamente da velocidade com que os conteúdos são oferecidos.

4- Personalize o atendimento

Existem diversas estratégias de marketing digital, como campanhas no Instagram Ads, que se baseiam nos dados pessoais dos clientes.

Sendo assim, use esses dados ao seu favor também no atendimento virtual.

Os clientes desejam ser tratados com atenção, por isso, as marcas devem representar mais do que bens de consumo, elas devem vender uma ideia ou um estilo de vida.

O atendimento virtual personalizado consiste em atender a todos de acordo com seus gostos e necessidades.

Fazendo isso, você garante que o cliente se sinta especial e as chances de conversão aumentam.

5- Valorize clientes fiéis

Saber valorizar os clientes que estão com a empresa há muito tempo também é um diferencial importante.

Ofereça vantagens para esse tipo de consumidor, como programa de fidelidade, promoções especiais e descontos exclusivos.

Práticas desse tipo dão uma sensação de privilégio e garantem que consumidores fiéis não parem de comprar com você tão cedo.

Como integrar atendimento presencial e virtual

O dia a dia de toda empresa é repleto de atividades importantes, e algumas delas podem ser beneficiadas pela automatização.

Suponha que sua equipe esteja gastando muito tempo enviando e-mails com boletos manualmente para a base de clientes.

Se você investir em uma plataforma de atendimento virtual, essas tarefas repetitivas passarão a ser feitas por uma inteligência artificial e seus funcionários ganham tempo para aprender como funciona o Facebook Ads, por exemplo.

Atendimentos automatizados começam com um agente virtual atendendo às necessidades do consumidor, como:

  • Agendamento de suporte técnico;

  • Alterações no cadastro;

  • Problemas com entrega;

  • Solicitação de benefícios.

Identificada a necessidade, é hora do atendimento presencial entrar em cena para completar o serviço.

Portanto, conclui-se que o atendimento virtual é cada vez mais uma presença forte no cotidiano das pessoas. Investir em um planejamento forte significa trabalhar para oferecer um serviço de excelência.

Este artigo foi produzido pela Ideal Marketing

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