Quando se fala sobre recursos visuais para e-commerce, as primeiras coisas que pensamos geralmente são fotos de produtos ou do tipo lifestyle, onde pessoas interagem com algum produto de forma natural. Embora essas sempre tenham sido ferramentas importantes para o marketing de e-commerce, o uso de recursos visuais não deveria se limitar a elas.
Em certos momentos você pode precisar apresentar os detalhes de um produto, destacar benefícios ou compartilhar estatísticas, por exemplo. Ao invés de contar apenas com palavras nesses casos, por que não usar técnicas de design thinking e recursos visuais como gráficos, vídeos, infográficos ou mapas mentais para otimizar a experiência dos usuários e aumentaras vendas online?
Infográficos, por exemplo, são uma poderosa ferramenta de comunicação visual que você pode usar para destacar e enriquecer o conteúdo no seu site e comunicar informações de forma efetiva. Ao unir imagens, gráficos e texto, os infográficos captam a atenção e deixam informações complexas facilmente compreensíveis. Quando bem projetados, eles são ótimos para:
Criar reconhecimento de marca
Gerar interesse
Atrair tráfego para os sites
Impulsionar vendas
Vamos ver a seguir como usar infográficos e outros recursos visuais para aumentar o engajamento do público, a experiência do cliente e as vendas do seu e-commerce.
1. Destaque características e benefícios
Para a maioria das lojas de e-commerce, o sucesso depende principalmente da página de produtos.
A maioria das páginas de produtos seguem um padrão similar: uma galeria de imagens de produtos e, eventualmente fotos lifestyle de um lado e descrições textuais do outro, como este exemplo:
Mas quantas pessoas chegam a ler esses textos? O ritmo na internet é rápido e os usuários tendem a ser altamente visuais. É por isso que usar infográficos para deixar as suas páginas de produtos mais atraentes.
Ao invés de escrever descrições em forma de frases longas e listas de benefícios, use símbolos, ícones, imagens e gráficos em um infográfico contendo toda a informação que você considera relevante e as descrições vão saltar aos olhos do público.
Você pode criar infográficos com ícones ilustrativos e um texto breve para destacar as características e benefícios de um produto. Isso não apenas captura a atenção dos visitantes e apresenta as informações de forma rápida e convincente, mas pode servir até mesmo pode apresentar mais de um produto comparando as suas principais características:
2. Explique um processo complexo
Segundo um estudo publicado pela Narvar 96% das pessoas voltariam a comprar de um e-commerce novamente baseado em uma experiência positiva no processo de devolução e troca de produto.
Essa experiência começa com apresentar claramente a política de trocas no site ao invés de deixar os clientes tendo que procurar as informações.
Não confunda seus clientes com jargões legais, mas use uma linguagem simples e direta para explicar a política de trocas. Uma forma criativa e efetiva de comunicar esse processo é através de um infográfico de processo, tipos de fluxograma usados para visualizar e facilitar tarefas. Como este, que mostra as etapas e possibilidades envolvidas em um fluxo de trabalho
Eles são perfeitos para dividir processos em etapas menores e práticas. Você pode usar ícones e ilustrações para visualizar cada etapa do processo, o que facilita a compreensão das informações pelos clientes e evita falhas de comunicação.
Além da política de devolução, você também pode usar infográficos para apresentar o seu processo de assinaturas ou mostrar ao seu programa de fidelidade.
3. Compare produtos, serviços ou planos
Atualmente, temos muitas chances de fazer escolhas para cada produto ou serviço que procuramos. Embora oferecer muitas opções tenha seu lado positivo, também pode levar à dificuldade para tomar decisões.
Isso significa que os clientes levarão mais tempo para analisar as opções e acharão mais difícil finalizar a compra. Isso pode resultar em carrinhos abandonados.
A solução: ajudar na tomada de decisões. De acordo com o Shopify, “quanto mais rápido alguém pode tomar uma decisão, menor a probabilidade de desistir da compra e maior a probabilidade de ficar satisfeito”.
Infográficos de comparação podem ajudá-lo a conseguir isso. Ao fazer uma comparação lado a lado de produtos, planos ou serviços, você pode destacar visualmente os recursos ou benefícios de um produto, o que, por sua vez, incentiva a tomada de decisões mais rápida. Veja um exemplo de infográfico de comparação entre dois produtos:
4. Newsletters
As newsletters destinam-se a informar, engajar e gerar conversões, mas como garantir que elas sejam lidas?
Com tantos emails sendo enviados e recebidos todos os dias, as marcas precisam criar newsletters que se destaquem e agreguem valor.
Em vez de enviar as mesmas fotos estáticas de produtos e paredes de texto, por que não incorporar infográficos em sua estratégia de email marketing para comunicar a mesma mensagem de uma maneira mais visualmente atraente?
Aqui estão algumas ideias de conteúdo de infográfico para seus e-mails de comércio eletrônico:
Crie uma checklist com dicas ou recursos
Compartilhe estatísticas ou dados de uso interessantes por meio de um gráfico de barras, de pizza ou de linhas.
Crie um infográfico de processo para um e-mail de boas-vindas do cliente para detalhar as próximas etapas
Eduque seu público sobre sua marca por meio de um infográfico informativo
Aqui está um trecho de uma newsletter da Buck Mason. Eles incluíram um infográfico destacando os recursos de uma camisa como parte do e-mail de lançamento do produto.
5. Impulsione compartilhamentos
Infográficos e vídeos geram mais compartilhamentos do que qualquer outro tipo de conteúdo nas redes sociais. Portanto, se as suas redes sociais estiverem cheias de imagens estáticas de produtos, talvez seja hora de mudar as coisas e adicionar novos conteúdos, como gráficos originais e vídeos curtos.
Uma tendência nas redes sociais é o uso de colagem de vídeo. A criação desse tipo de conteúdo é simples e pode aproveitar materiais existentes, como fotografias, ilustrações, gráficos e mesmo trechos de outros vídeos.
Em relação aos infográficos, há um problema: você não pode postar infográficos completos nas redes sociais porque eles provavelmente serão cortados ou as informações serão difíceis de ler. A chave é dividir o infográfico e transformá-los em formatos amigáveis às mídias sociais para Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.
Digamos que você criou um infográfico destacando os recursos de um produto. Você pode então dividir isso e publicá-lo como posts de carrossel.
Aqui está um exemplo de um infográfico divertido e envolvente dividido em um post carrossel Instagram:
Conclusão
O bom dos recursos visuais é que eles podem ser reaproveitados em muitas plataformas. Estamos vivendo em uma época altamente visual e as marcas de e-commerce precisam investir em técnicas que melhorem a experiência de compra online e ajudem as pessoas a tomar decisões, e os infográficos e outros tipos de recursos são ótimas ferramentas para isso.