Saiba como funciona a automação de meios de pagamento e os benefícios

Atualizado há mais de 3 semanas

Segundo a pesquisa Webshoppers 43, em 2020, 13 milhões de brasileiros realizaram a sua primeira compra online. Só por esses dados, não precisamos dizer que as compras pela internet têm crescido exponencialmente nos últimos anos sem deixar precedentes, não é mesmo?!

Com o crescimento das compras online cresce também a necessidade dos e-commerces em inovarem nos processos de transação financeira a fim de facilitar a gestão de recebíveis e possibilitarem melhores experiências comerciais para seus clientes.

Dentre essas inovações, a automação de pagamentos emerge como uma necessidade inexorável, afinal, é preciso adequar os meios de pagamento à emergência do consumo, para tornar os processos financeiros mais seguros, dinâmicos e ágeis.

Realizar pagamentos pelo site é certamente um dos grandes benefícios que uma compra online pode conceber ao cliente, mas é somente através de um gateway de pagamento que a redução da inadimplência e a diminuição do abandono do carrinho se tornam possíveis.

Neste post, você irá entender mais de perto no que consiste a automação de pagamento e seu funcionamento, além de conhecer melhor as vantagens que um gateway de pagamento pode oferecer ao seu e-commerce. Vem com a gente!

Afinal, o que é automação dos meios de pagamento?

Em termos simples, a automação dos meios de pagamento diz respeito à integração eletrônica dos processos internos das transações financeiras, sejam estes: fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, checkout etc. 

Para tanto, alguns softwares são utilizados para interligar de forma harmônica os processos da movimentação para que tais possam ser executados de forma automática. Ao que tange aos e-commerces, temos os gateways de pagamento, aquelas plataformas que comunicam o cliente à loja virtual.

São os gateways de pagamento os verdadeiros responsáveis por possibilitarem a troca de dados entre cliente, instituições financeiras e o comerciante durante o processo de pagamento de um serviço ou produto adquirido.

Gateway de pagamento: como funciona? 

Plataforma de pagamento ou gateway de pagamento, como é popularmente conhecido, é aquela estrutura integrada a um e-commerce que permite que uma transação financeira seja realizada.

Em outras palavras, o gateway é uma plataforma de pagamento digital que atua após o consumidor escolher a forma de pagamento e fornecer os seus respectivos dados financeiros, pelos quais a compra será realizada. 

Sendo assim, é o gateway que intercomunica os adquirentes para validação dos dados informados. Por isso, a automação do pagamento é tão crucial, visto que a partir dela o gerenciamento efetivo de cobranças de forma automática é possível.

5 benefícios de automatizar o pagamento de seu negócio

Um sistema de automação de pagamentos tende a gerar incontáveis benefícios para empresas, evitando o gasto de recursos financeiros com múltiplos softwares de gestão financeira, posto que todos os recursos que o seu negócio precisa ficam modulados em apenas uma única plataforma de pagamento recorrente.

Conheça mais de perto as maiores vantagens de automatizar o pagamento de seu e-commerce a seguir:

  1. Checkout otimizado

Segundo pesquisas, a taxa média de carrinhos abandonados no checkout é de 82%. Sabemos que, embora as causas sejam variadas, a má qualidade dos processos de finalização de uma compra pode ser uma delas.

Isso porque, quando falamos em ambiente virtual de compra, precisamos ter em mente que os clientes prezam, antes de mais nada, por agilidade e objetividade, sobretudo ao que tange ao checkout.

Em outras palavras, é preciso lembrar que os clientes ao chegarem no checkout não querem apenas fazer pagamento pelo site, muito além disso, os consumidores querem mesmo a possibilidade de fazer pagamentos rápidos e em poucos cliques.

Por isso, contar com automatização dos meios de pagamento é também uma forma de garantir um checkout mais responsivo e otimizado, melhorando assim a jornada do cliente, ao permitir que o mesmo faça o pagamento virtual ao espaço de um clique.

  1. Cobranças recorrentes rápidas e automáticas

Além de oferecerem facilidade na hora de gerir as cobranças avulsas, os gateways de pagamento ainda são ótimas plataformas digitais para aqueles empreendimentos que necessitam fazer cobranças recorrentes.

Isso porque, uma vez que as cobranças são automatizadas, não é preciso que você faça as cobranças manualmente mês a mês, o próprio sistema da plataforma de pagamento se encarrega de fazer isso para você.

Aliás, sabemos bem que com o pagamento recorrente a sua empresa pode receber de forma prática por múltiplos meios de pagamento, como boleto bancário, cartão de crédito e até mesmo por Pix.

  1. Geração de relatórios dinâmicos e personalizados

Um fator muito importante no que diz respeito ao gerenciamento de recebíveis é a emissão de relatórios de pagamento que possam discriminar a real situação do empreendimento.

Segue daí, que um gateway de pagamento de qualidade, como o Galax Pay, fornece ao empreendedor um dashboard otimizado para que o mesmo esteja sempre a par dos pagamentos que foram finalizados (ou não) por meio de relatórios personalizados.

Assim, é possível ter um maior controle sobre a receita gerada, podendo prospectá-la para seus devidos fins - seja para arcar com custos, aplicar em novos investimentos ou ainda manter as despesas.

  1. Emissão facilitada de NFS-e

Uma das grandes dores de cabeça dos empreendedores é a emissão de notas fiscais em dependência dos sistemas dos órgãos públicos. Felizmente, a automação dos meios de pagamento permite a emissão de NFS-e de forma automática e sem complicações.

Aliás, só há vantagens na automatização ao gerar notas fiscais, uma vez que, além de não ter que digitar todos os dados dos compradores a cada nota, você ainda garante a rapidez da emissão e do envio da mesma ao respectivo comprador, reduzindo o tempo de finalização da transação comercial.

  1. Diversidade dos meios de pagamento

Quando falamos em pagamento virtual, é difícil elencar o melhor meio de pagamento para e-commerce, pois, com a evolução das transações financeiras, a cada dia que passa novos métodos de cobrança surgem. 

Mas, talvez  a resposta para a pergunta, “qual o melhor meio de pagamento para e-commerce?” seja: todos os possíveis.

Com um gateway de pagamento completo, a sua empresa jamais perderá clientes por falta de variedade de meios de pagamento, afinal, à plataforma integram-se um grande leque de opções.

Pix, cartão de crédito, boleto bancário e débito automático são as soluções de pagamento mais populares e que você irá encontrar ao automatizar o seus meios de pagamento, oferecendo assim maiores opções e flexibilidade aos seus clientes.

Esse artigo foi escrito pela Galaxpay.

Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.