Como calcular o centro de custo do seu negócio?

Atualizado há menos de 1 semana

O centro de custo é um recurso que empresas utilizam para fazer a sua gestão financeira. Basicamente, é uma divisão da empresa por setores, em que cada um tem a sua responsabilidade, seja ela administrativa ou financeira.

Com o centro de custo, é possível:

  • Avaliar quais setores são mais eficientes;
  • Distribuir melhor o orçamento;
  • Descobrir quais são as áreas que mais demandam recursos;
  • Ter decisões melhores.

Conheça mais sobre esse conceito e como aplicar em sua empresa.

O que é centro de custos?

Centro de custo é um conceito que divide a empresa em setores e cada um deles fica responsável por um gerenciamento administrativo e financeiro do negócio.

É como fazer com que a empresa se dividisse em várias, de forma que não tenha dependência entre uma e outra, com uma gerência responsável por todas.

Esse modelo de negócio permite que a empresa aloque recursos de maneira mais estratégica. Ou seja, recursos que podem ser operacionais ou de investimentos, financeiramente falando.

Esse centro de custo pode ser definido em:

  • Áreas;
  • Filiais;
  • Departamento;
  • Setores.

Independente do modo como se divide a empresa, ela precisa garantir que cada uma tenha sua própria gestão e que o investimento gere retorno para o negócio. 

Por que você precisa saber o centro de custos?

O centro de custo é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que busca otimizar seus processos e tomar decisões mais certas.

Ao dividir os gastos, investimentos e receitas da empresa em diferentes áreas, é possível ter uma visão mais clara e detalhada de onde o dinheiro está sendo aplicado.

Por isso mesmo, outros benefícios vêm na esteira:

Melhor controle financeiro

Como uma alocação descentralizada dos recursos de sua empresa, é possível identificar:

  • Onde estão os maiores gastos da empresa;
  • Quais setores dão mais retorno;
  • Despesas que não são necessárias;
  • Investimentos mais necessários por área.

Isso facilita muito o controle financeiro do empreendimento, que saberá mapear melhor cada investimento que ele faz internamente.

Ao identificar os gastos de cada área, é possível monitorar de perto o orçamento e mapear despesas desnecessárias.

Aumento da eficiência

Com um controle mais preciso dos gastos, é possível identificar processos ineficientes e tomar medidas para otimizá-los.

Dessa forma, é possível, por exemplo, investir mais onde se há mais retorno, mas de maneira eficiente para o investimento ser adequado.

O que não significa que aquele que dá menos retorno não tenha investimento. Pelo contrário: nele, a empresa pode estudar o que dá errado para fazer as aplicações corretas.

Confira também: Inventário patrimonial: guia completo e como fazer! 

Tomada de decisões mais corretas

Na lógica de se ter centro de custos na empresa, se tem uma visão clara dos custos de cada uma, permitindo tomar decisões mais estratégicas sobre os recursos aplicados.

Se, por exemplo, sua empresa percebe que o recursos humanos deu retorno com uma captação de talentos, é possível investir mais nesse processo.

Por outro lado, se o suporte ao cliente tem altas taxas de cancelamento e, portanto, não teve bom retorno, é possível perceber que haja uma necessidade de melhorias e se investir nelas.

Melhoria da gestão

O centro de custo permite ter dados de desempenho mais detalhados. Isso facilita muito a alta gestão — e as próprias gerências de setor — a identificar melhor as oportunidades.

O desempenho de cada área é um exemplo mais claro. Identificando como cada uma dá de retorno a empresa, é mais simples identificar oportunidades de melhoria e as estratégias que cada uma tem que dá certo.

Facilidade na análise de custos

Como o centro de custo permite segmentar os esforços da empresa por área, fica mais fácil analisar a rentabilidade de cada produto ou serviço.

É simplesmente pensar como cada área contribui para o que sua empresa oferece e quanto isso significa no valor final.

Assim, você poderá entender sua competitividade com a realidade de sua empresa.

Identificação de oportunidades de redução de custos

Por fim, ao analisar os dados dos centros de custo, é possível identificar oportunidades de redução de custos em diversas áreas da empresa.

Se precisar cortar gastos, você poderá entender onde será esse corte, de maneira que saiba qual é a que dá menos retorno ou de modo que não impacte tanto a receita da empresa.

Como saber qual é o centro de custos?

A análise para definir um centro de custo de sua empresa precisa passar por alguns pontos que apontam que certo setor possa ter “independência” do negócio.

O primeiro deles é categorizar os investimentos que você faz. Quais são os gastos que sua empresa possui? No que eles se assemelham e como é possível separá-los sem que um atrapalhe o outro?

Esses gastos podem ser aluguel, folha de pagamento, viagens, compras de insumo, equipamentos…

Essa análise é feita junto à estrutura organizacional da empresa. Quais são as áreas, as seções e as filiais, caso as tenha.

Isso facilita identificar e separar os gastos lá do primeiro ponto.

Além disso, cada área precisa ter um gestor. Você pode chamar de gerentes, mas são as lideranças responsáveis tanto por gerir os investimentos quanto a mão de obra de cada área.

Serão os gerentes responsáveis por responder à alta gestão sobre suas áreas. Por isso mesmo, eles serão aqueles que definirão as estratégias para atender às expectativas da empresa.

Se você conseguir ser específico na definição dos centros de custo, mais detalhados serão cada informação que terá como retorno dessa estratégia.

Exemplos práticos

Existem maneiras diferentes de se aplicar o centro de custo. Isso porque as empresas se estruturam de modo diferente.

Imagine, portanto, uma empresa de serviços que oferece sua solução em software. Ela pode se estruturar com:

  • Atendimento ao cliente;
  • Marketing;
  • Recursos humanos;
  • Desenvolvimento do software;
  • Comercial ou vendas;
  • Tecnologia da informação.

Contudo, a empresa pode se orientar a projetos diferentes, por atender demandas e oferecer serviços específicos para elas.

Então, ela pode se organizar por unidade de negócios, ou BU, do inglês Business Unit.

Ou seja, ela pode ter BUs que sejam o próprio centro de custo.

Em empresas de manufaturas, a coisa se repete. Pode-se separar por tipo de operação no negócio.

Por exemplo, as rotinas administrativas:

  • Recursos humanos;
  • Departamento pessoal.

E as rotinas mais operacionais, como em uma fábrica de móveis:

  • Cortes;
  • Laminações;
  • Pinturas;
  • Embalagens;
  • Logística.

As grandes empresas que possuem lojas espalhadas regionalmente, optam por centros de custos que sejam as filias.

Depois de estabelecer os centros de custos, você estará mais preparado para lidar com dados e informações mais ricos. Mas, será que precisará de uma gestão para eles?

Por isso, antecipe-se e confira como fazer uma gestão de dados e informações

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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