Certificado digital não encontrado: o que fazer?

Atualizado há mais de 1 semana

Não se desespere ao encontrar esse erro! Nós te explicamos o que pode causar problemas na hora de encontrar o certificado.

(Clique no player abaixo e ouça nossa narração do post!)

O certificado digital é uma ferramenta cada vez mais utilizada, possibilitando uma série de praticidades. Ele funciona como uma assinatura digital, permitindo autenticar documentos eletrônicos e acessar espaços digitais com facilidade. 

Por isso, muitas empresas e profissionais já são adeptas deste recurso. Porém, algumas vezes é possível se deparar com um obstáculo. Ao tentar acessar o certificado, receber o aviso "certificado digital não encontrado". E agora? O que fazer?

Neste post, a gente te explica o que pode causar isso e o que fazer ao não encontrar o certificado digital.

Continue a leitura e entenda!

O certificado digital

O certificado digital tem uma série de funções, entre elas a emissão e consulta de Notas Fiscais. Neste caso, é importante lembrar que a emissão só pode ser feita com os certificados digitais A1 ou A3. Mas afinal, o que são esses modelos? 

O certificado digital A1 é um documento eletrônico, instalado no computador e não depende de cartões ou tokens para ser utilizado. Ou seja, é um arquivo que fica no computador e, geralmente, tem extensão .PFX ou .P12. Uma grande facilidade desse modelo é que a senha de acesso precisa ser digitada apenas uma única vez durante a instalação. Depois, não é mais necessário inseri-la para emitir as NF-e.

o certificado digital A3 é físico: ele precisa ser armazenado em algum hardware, como um token ou cartão. Este modelo só pode ser usado em um único equipamento de cada vez, pois o token ou cartão deve estar conectado a ele. Quando preciso utilizar um outro equipamento ou trocar de máquina, é preciso levar o hardware e realizar uma nova configuração.

O A3 também é acessado por uma senha de acesso, que deve ser informada todos os dias.

Certificado digital não encontrado 

Se você optou por um tipo de certificado, e, ao tentar utilizá-lo, se deparou com a mensagem “Certificado digital não encontrado”, não se desespere. Ambos os modelos estão sujeitos a alguns erros e acontecimentos, que podem acabar resultando na mensagem inesperada. 

Entenda o que pode causar esses problemas:

Erros no certificado A3

O certificado A3 é físico. Por isso, ele está naturalmente mais sujeito à erros, principalmente os relacionados a segurança, falhas no equipamento que armazena o certificado, ou até mesmo na máquina. Um problema comum neste tipo é a falha na comunicação entre certificado e módulo de segurança, fazendo com que o certificado não possa ser aberto. 

Se o seu certificado é A3, é importante ficar de olho também nos equipamentos usados. O certificado pode não estar sendo encontrado devido a desatualização da versão do java no computador do usuário, que acaba gerando problemas.

Também é preciso verificar qual é o driver necessário para conexão com o certificado; caso o driver da máquina usada esteja defasado, não será possível encontrar o certificado.

O certificado digital não reconhecido, neste caso, também pode ocorrer devido a problemas na porta USB utilizada. Tente mudar a porta USB ou reiniciar o computador. O problema pode estar ainda no equipamento que armazena o certificado. 

Outro motivo que pode causar erros no certificado digital A3 é o uso inadequado do token ou cartão. Alguns erros causam a inutilização do certificado. Confira quais práticas podem gerar problemas com o certificado A3:

  • Após três tentativas incorretas de digitação do PIN, seguido de três tentativas incorretas de digitação do PUK;
  • Esquecimento do PIN e do PUK;
  • Perda do cartão inteligente;
  • Formatação do cartão inteligente;
  • Apagamento da chave privada.

Erros no certificado A1

O certificado digital A1 é conhecido por ser mais seguro. Porém, não está isento de possíveis erros. Caso você não consiga encontrar seu certificado, é preciso verificar alguns dados. 

Primeiro, é necessário certificar-se de que o certificado digital A1 está instalado no computador em que você está acessando. É possível confundir os equipamentos, e acabar tentando acessar o certificado em uma máquina em que ele não está instalado. 

Se o problema persistir, o ideal é verificar se está tudo certo com o computador.

O certificado digital também tem um prazo de validade, e por isso, é preciso ter atenção e não perder a data de renovação. Com a data de validade expirada, além de poder não conseguir acessar o certificado, a empresa fica impedida de realizar algumas atividades, como a emissão de Notas Fiscais eletrônicas ou transferência de declarações à Receita Federal, por exemplo.

Guia completo sobre emissão de notas fiscais
Guia completo sobre emissão de notas fiscais (NF-e, NFC-e, NFS-e)
Nesse guia, você vai encontrar informações completas sobre os três principais tipos de notas fiscais do mercado: Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) e Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NF-e)!

Nada funciona! E agora? 

Algumas vezes, o erro com o certificado digital é mais profundo, ou envolve ainda outras questões. Por isso, quando nenhum dos procedimentos ou verificações anteriores resolveu o problema, é hora de contatar o suporte

Para isso, é preciso entrar em contato com a  Autoridade Certificadora que emitiu o seu certificado, e procurar saber o que está causando a dificuldade em encontrar o certificado. Por vezes, pode se tratar de alguma instabilidade, ou pendência que precisa ser resolvida. 

Hora de usar o certificado!

O certificado digital é uma importante ferramenta criada para agilizar processos de forma digital e evitar deslocamentos desnecessários para assinatura e verificação de processos. Portanto, é um recurso valioso para as empresas, que pode ser utilizado em vários momentos, desde a assinatura de documentos até a emissão de notas fiscais.

Muitos negócios investem na aquisição de um certificado não só para otimizar processos, mas para poder concluir atividades com menos gastos e esforços. Tamanha importância, não é de se espantar que, ao ter o certificado digital não encontrado, as pessoas se desesperem. 

Porém, seguindo os passos que explicamos neste post, é possível entender o que pode ter causado esses erros. Esperamos que o texto tenha solucionado suas dúvidas e te ajudado a recuperar o acesso ao certificado digital! Se você quer conferir mais informações sobre certificado digital, empreendedorismo, negócios e ferramentas digitais, continue com a gente por aqui!

Enter your text here...

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.