Certificado digital não encontrado: o que fazer?

Atualizado há mais de 3 semanas

Não se desespere ao encontrar esse erro! Nós te explicamos o que pode causar problemas na hora de encontrar o certificado.

(Clique no player abaixo e ouça nossa narração do post!)

O certificado digital é uma ferramenta cada vez mais utilizada, possibilitando uma série de praticidades. Ele funciona como uma assinatura digital, permitindo autenticar documentos eletrônicos e acessar espaços digitais com facilidade. 

Por isso, muitas empresas e profissionais já são adeptas deste recurso. Porém, algumas vezes é possível se deparar com um obstáculo. Ao tentar acessar o certificado, receber o aviso "certificado digital não encontrado". E agora? O que fazer?

Neste post, a gente te explica o que pode causar isso e o que fazer ao não encontrar o certificado digital.

Continue a leitura e entenda!

O certificado digital

O certificado digital tem uma série de funções, entre elas a emissão e consulta de Notas Fiscais. Neste caso, é importante lembrar que a emissão só pode ser feita com os certificados digitais A1 ou A3. Mas afinal, o que são esses modelos? 

O certificado digital A1 é um documento eletrônico, instalado no computador e não depende de cartões ou tokens para ser utilizado. Ou seja, é um arquivo que fica no computador e, geralmente, tem extensão .PFX ou .P12. Uma grande facilidade desse modelo é que a senha de acesso precisa ser digitada apenas uma única vez durante a instalação. Depois, não é mais necessário inseri-la para emitir as NF-e.

o certificado digital A3 é físico: ele precisa ser armazenado em algum hardware, como um token ou cartão. Este modelo só pode ser usado em um único equipamento de cada vez, pois o token ou cartão deve estar conectado a ele. Quando preciso utilizar um outro equipamento ou trocar de máquina, é preciso levar o hardware e realizar uma nova configuração.

O A3 também é acessado por uma senha de acesso, que deve ser informada todos os dias.

Certificado digital não encontrado 

Se você optou por um tipo de certificado, e, ao tentar utilizá-lo, se deparou com a mensagem “Certificado digital não encontrado”, não se desespere. Ambos os modelos estão sujeitos a alguns erros e acontecimentos, que podem acabar resultando na mensagem inesperada. 

Entenda o que pode causar esses problemas:

Erros no certificado A3

O certificado A3 é físico. Por isso, ele está naturalmente mais sujeito à erros, principalmente os relacionados a segurança, falhas no equipamento que armazena o certificado, ou até mesmo na máquina. Um problema comum neste tipo é a falha na comunicação entre certificado e módulo de segurança, fazendo com que o certificado não possa ser aberto. 

Se o seu certificado é A3, é importante ficar de olho também nos equipamentos usados. O certificado pode não estar sendo encontrado devido a desatualização da versão do java no computador do usuário, que acaba gerando problemas.

Também é preciso verificar qual é o driver necessário para conexão com o certificado; caso o driver da máquina usada esteja defasado, não será possível encontrar o certificado.

O certificado digital não reconhecido, neste caso, também pode ocorrer devido a problemas na porta USB utilizada. Tente mudar a porta USB ou reiniciar o computador. O problema pode estar ainda no equipamento que armazena o certificado. 

Outro motivo que pode causar erros no certificado digital A3 é o uso inadequado do token ou cartão. Alguns erros causam a inutilização do certificado. Confira quais práticas podem gerar problemas com o certificado A3:

  • Após três tentativas incorretas de digitação do PIN, seguido de três tentativas incorretas de digitação do PUK;
  • Esquecimento do PIN e do PUK;
  • Perda do cartão inteligente;
  • Formatação do cartão inteligente;
  • Apagamento da chave privada.

Erros no certificado A1

O certificado digital A1 é conhecido por ser mais seguro. Porém, não está isento de possíveis erros. Caso você não consiga encontrar seu certificado, é preciso verificar alguns dados. 

Primeiro, é necessário certificar-se de que o certificado digital A1 está instalado no computador em que você está acessando. É possível confundir os equipamentos, e acabar tentando acessar o certificado em uma máquina em que ele não está instalado. 

Se o problema persistir, o ideal é verificar se está tudo certo com o computador.

O certificado digital também tem um prazo de validade, e por isso, é preciso ter atenção e não perder a data de renovação. Com a data de validade expirada, além de poder não conseguir acessar o certificado, a empresa fica impedida de realizar algumas atividades, como a emissão de Notas Fiscais eletrônicas ou transferência de declarações à Receita Federal, por exemplo.

Guia completo sobre emissão de notas fiscais
Guia completo sobre emissão de notas fiscais (NF-e, NFC-e, NFS-e)
Nesse guia, você vai encontrar informações completas sobre os três principais tipos de notas fiscais do mercado: Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) e Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NF-e)!

Nada funciona! E agora? 

Algumas vezes, o erro com o certificado digital é mais profundo, ou envolve ainda outras questões. Por isso, quando nenhum dos procedimentos ou verificações anteriores resolveu o problema, é hora de contatar o suporte

Para isso, é preciso entrar em contato com a  Autoridade Certificadora que emitiu o seu certificado, e procurar saber o que está causando a dificuldade em encontrar o certificado. Por vezes, pode se tratar de alguma instabilidade, ou pendência que precisa ser resolvida. 

Hora de usar o certificado!

O certificado digital é uma importante ferramenta criada para agilizar processos de forma digital e evitar deslocamentos desnecessários para assinatura e verificação de processos. Portanto, é um recurso valioso para as empresas, que pode ser utilizado em vários momentos, desde a assinatura de documentos até a emissão de notas fiscais.

Muitos negócios investem na aquisição de um certificado não só para otimizar processos, mas para poder concluir atividades com menos gastos e esforços. Tamanha importância, não é de se espantar que, ao ter o certificado digital não encontrado, as pessoas se desesperem. 

Porém, seguindo os passos que explicamos neste post, é possível entender o que pode ter causado esses erros. Esperamos que o texto tenha solucionado suas dúvidas e te ajudado a recuperar o acesso ao certificado digital! Se você quer conferir mais informações sobre certificado digital, empreendedorismo, negócios e ferramentas digitais, continue com a gente por aqui!

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.