Como importar o certificado digital no seu computador?

Atualizado há mais de 3 semanas

Você deve achar que importar o certificado digital para o seu computador é algo super fácil e é verdade! Porém, é comum que algumas pessoas esqueçam de marcar determinadas opções que vão fazer toda diferença na hora de utilizar o arquivo.

Por isso, criamos esse passo a passo para explicar como obter o certificado digital sem ter problemas futuros. Importando o arquivo corretamente, você pode utilizá-lo para diversas situações, inclusive para emitir nota fiscal eletrônica. 

Nesse caso, estamos falando do modelo A1, o modelo que o eNotas suporta com tranquilidade. Acompanhe! 

Passo 1: arquivo do certificado digital

Assim que você comprar o seu certificado digital, terá acesso ao arquivo. Ao clicar nele, o Assistente de Importação de Certificados será aberto automaticamente. O primeiro passo é marcar a opção "Usuário Atual".

importar o certificado digital

Passo 2: nome do certificado

Selecione o nome do arquivo do certificado que está no seu computador e clique em "Avançar". 

importar o certificado digital

Passo 3: exportar o certificado digital

Digite a senha e em seguida atenção! É imprescindível selecionar a opção: "Marcar esta chave como exportável. Isso possibilitará o backup ou o transporte das chaves posteriormente."

Dessa forma, quando você for exportar o certificado para utilizar no eNotas, por exemplo, a chave privada será baixada no formato .pfx, que é o modelo suportado pela nossa plataforma. 

importar o certificado digital

Passo 4: repositório de certificados

Marque a opção: "Selecionar automaticamente o repositório de certificados conforme o tipo de certificado." 

importar o certificado digital

Passo 5: Conclusão

Para finalizar, clique em "Concluir". 

importar o certificado digital

Depois, clique em "OK".

importar o certificado digital

Como adquirir um certificado digital?

Dependendo da prefeitura onde você for emitir suas notas, será exigido um certificado digital. Além disso, se você quiser emitir online e automaticamente, terá que ter um certificado do tipo A1.

Insert Content Template or Symbol

Importar o certificado digital para o seu computador é uma tarefa bem simples, basta ter atenção ao selecionar as opções. Assim, você pode utilizar o arquivo normalmente no eNotas para emitir as suas notas fiscais automaticamente.

Agora, é importante também que você saiba como baixar o certificado digital do seu navegador, Confira o nosso passo a passo para exportar do Google Chrome, Internet Explorer e Mozilla Firefox! 

Insert Content Template or Symbol
Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

  1. Comprei o certificado digital e ja esta instalado no meu notebook o arquivo. trabalho na plataforma do mercado livre, tenho que inserir o arquivo la?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.