Como importar o certificado digital no seu computador?

Atualizado há mais de 3 semanas

Você deve achar que importar o certificado digital para o seu computador é algo super fácil e é verdade! Porém, é comum que algumas pessoas esqueçam de marcar determinadas opções que vão fazer toda diferença na hora de utilizar o arquivo.

Por isso, criamos esse passo a passo para explicar como obter o certificado digital sem ter problemas futuros. Importando o arquivo corretamente, você pode utilizá-lo para diversas situações, inclusive para emitir nota fiscal eletrônica. 

Nesse caso, estamos falando do modelo A1, o modelo que o eNotas suporta com tranquilidade. Acompanhe! 

Passo 1

Assim que você comprar o seu certificado digital, terá acesso ao arquivo. Ao clicar nele, o Assistente de Importação de Certificados será aberto automaticamente. O primeiro passo é marcar a opção "Usuário Atual".

importar o certificado digital

Passo 2

Selecione o nome do arquivo do certificado que está no seu computador e clique em "Avançar". 

importar o certificado digital

Passo 3

Digite a senha e em seguida atenção! É imprescindível selecionar a opção: "Marcar esta chave como exportável. Isso possibilitará o backup ou o transporte das chaves posteriormente."

Dessa forma, quando você for exportar o certificado para utilizar no eNotas, por exemplo, a chave privada será baixada no formato .pfx, que é o modelo suportado pela nossa plataforma. 

importar o certificado digital

Passo 4

Marque a opção: "Selecionar automaticamente o repositório de certificados conforme o tipo de certificado." 

importar o certificado digital

Passo 5

Para finalizar, clique em "Concluir". 

importar o certificado digital

Passo 6

Clique em "OK".

importar o certificado digital

Como adquirir um certificado digital?

Dependendo da prefeitura onde você for emitir suas notas, será exigido um certificado digital. Além disso, se você quiser emitir online e automaticamente, terá que ter um certificado do tipo A1. Para garantir o seu agora mesmo e forma totalmente online, acesse o link abaixo: 


Insert Content Template or Symbol

Importar o certificado digital para o seu computador é uma tarefa bem simples, basta ter atenção ao selecionar as opções. Assim, você pode utilizar o arquivo normalmente no eNotas para emitir as suas notas fiscais automaticamente.

Agora, é importante também que você saiba Como baixar o certificado digital do seu navegador? Confira o nosso passo a passo para exportar do Google Chrome, Internet Explorer e Mozilla Firefox! 

Insert Content Template or Symbol
Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.