Como criar autoridade no Marketing Digital?

Atualizado há mais de 3 semanas

As redes sociais já estão consolidadas na vida das pessoas e no mundo dos negócios. E se tornar uma autoridade online, pensando nessa forte presença das mídias, se tornou uma forma de se destacar.

Saber como criar autoridade no marketing digital é algo que pode ser desafiador, complexo e que requer uma série de estratégias que, só mesmo a longo prazo, terão os seus benefícios — que farão cada esforço valer a pena.

Mas… será mesmo?

Confira por que ser uma autoridade online pode ser uma boa maneira de fazer sucesso e, claro, ganhar dinheiro.

A importância da autoridade no marketing digital

Seja um pessoal ou empresarial, criar autoridade para a sua marca tem algumas belas vantagens.

Um dos motivos mais visados é o reconhecimento. Ser uma autoridade online faz com que as pessoas vejam em uma empresa ou pessoa alguém influente e confiável para determinado assunto. Um líder.

Não é difícil então imaginar que o respeito leva à obtenção de resultados relevantes. Alguns deles, financeiros.

Então, para uma empresa, ser uma autoridade online pode significar mais geração de leads e potenciais clientes.

Consegue-se visualizar aqui, então, um potencial de gerar receitas e monetizar seu conhecimento.

A partir daí, é possível que haja destaque competitivo, algo que, em um mercado cada vez mais complexo em várias áreas, é algo realmente significativo.

Como construir uma autoridade online sólida 

Você já leu na introdução deste texto que saber como criar autoridade no marketing digital é algo que depende de esforço e tempo.

E algumas dicas farão você começar nessa estratégia.

Tenha um nicho de atuação

Quem fala de tudo, sabe de pouco. Pessoas generalistas são pouco reconhecidas como autoridade online.

Por isso, é importante focar em um tema ou nicho de atuação que seja aquele com o qual você melhor se identifica, que seja sua especialidade e que você poderá se desenvolver e criar a sua autoridade.

A partir do nicho, você poderá reconhecer melhor também o mercado, seus concorrentes, possíveis parceiros, tendências digitais e, claro, o seu público.

Entenda o público que deseja ser uma referência

O público é aquele em que você se comunicará. De certa forma, é para ele que você deve responder e ter soluções para dores e problemas.

Direcionar seus esforços nesse público faz total sentido se você possui algo para vender ou oferecer como serviço. Não adianta, por exemplo, se sua empresa fabrica brindes corporativos e sua comunicação for apenas para os colaboradores.

Afinal, não serão eles que comprarão, no final do ano, por exemplo, um kit de final de ano para os funcionários, certo?

O foco é com quem de fato consome, paga por seu serviço.

E conhecer esse público faz com que você entenda melhor os seus anseios, dores, desejos, formas de se comunicar para, então, desenvolver ideias e soluções para oferecer algo inovador e de relevância.

Crie conteúdos relevantes e originais que sejam do interesse desse público

Então, essa será uma consequência óbvia da última dica. O foco aqui é também na originalidade do seu conteúdo.

Você precisa oferecer algo único, que não seja “mais do mesmo” dos já oferecidos por outras pessoas e empresas.

O importante é ter uma personalidade de comunicação, algo que o identifique junto ao seu público e o faça ser reconhecido.

A originalidade também fará com que o seu público sinta mais segurança com o que diz e sinta cada vez mais a vontade em consumir o que você produz.

Uma dica de leitura que pode ajudar muito nessa horas: Melhores tendências em criação de conteúdo para 2023 

Conheça melhor o seu meio de atuação

Aqui, você precisa entender também o mercado para além do seu público ou só o nicho. Na verdade, o interessante é investigar concorrentes, como eles se posicionam ou se já há alguma outra autoridade online.

Essas informações farão você saber como criar autoridade no marketing digital em seu meio, afinal, é fundamental saber como o meio funciona: sazonalidades, temas mais importantes e até mesmo algumas precificações.

Há algumas maneiras de fazer isso, como os benchmarking e as pesquisas de mercado.

Use as redes digitais mais relevantes para o seu público

Não tem como falar de marketing digital e não citar as redes sociais, certo? A dica aqui fica por conta de escolher aquelas que mais fazem sentido para o seu público.

É inegável que estar presente em todas elas pode tornar a sua presença e engajamento maior, mas vale pensar que investir tempo (e dinheiro) naquelas em que seu público está, faz mais sentido, não acha?

Fazer um Twitter pode ser interessante, mas seu o seu público não está tão presente por lá, pode fazer pouco ou nenhum resultado criar manter um perfil por lá.

Por isso, escolha com muito cuidado e atenção aquelas redes que farão mais sentido você manter o esforço de criar uma autoridade online.

E não esqueça da frequência de postagens

Um pequeno adendo nessa dica é a importância da constância e da frequência das publicações.

Essa frequência de publicações faz sua marca aparecer mais e a pessoa criar mais fácil uma relação com aquilo que diz.

Sem falar que as redes sociais penalizam aquelas redes mais paradas, justamente por não enxergar seriedade no perfil. E isso pode ser bem chato para quem produz conteúdo nessas mídias.

E tornar tudo mais difícil, nessa que é uma tarefa por si só árdua.

Conheça e empregue SEO

O SEO é uma técnica de otimização de conteúdos para resultados em sites de buscas, como o Google.

Essa dica é valiosa principalmente para empresas e o SEO é imprescindível em um marketing digital.

Se você não está familiarizado com essa sigla, SEO significa, em Search Engine Optimization, ou otimizações para mecanismos de busca.

São técnicas que permitem que o Google e outros sites de busca, como o Bing, Yahoo e o próprio YouTube façam seu conteúdo ranquear bem na primeira página de pesquisa.

O Google, que é o grande “detentor” das regras para ranquear bem em sua página e ele leva uma série de aspectos — resumidas na sigla EEAT (antes, EAT) que significa, em inglês, experiência, expertise, autoridade (!) e confiança.

Essas regras consideram palavra-chave trabalhada em um conteúdo, design de imagem, segurança do site…

Tudo isso bem alinhado, o Google consegue reconhecer em sua empresa uma certa autoridade e o coloca nas primeiras posições orgânicas na primeira página de resultados (a SERP).

 Por isso, é importante ter um profissional de SEO junto a sua estratégia de marketing porque algo que ele trabalhará é em cima da autoridade, com técnicas que envolverão um reconhecimento de que a sua marca é uma.

Compartilhe resultados

Quando se fala de autoridade, a reputação também entra nessa conversa. Para ter ambos, sua empresa precisa se qualificar e ser reconhecida pelos resultados.

Então, você precisa necessariamente ter o que mostrar e, claro… mostrar ao mercado.

Existem algumas formas de comprovar a autoridade. Uma das mais eficientes são as provas sociais, que nada mais são do que cases de sucesso e depoimentos de clientes.

Fuja de apresentar números vagos: tenha dados sobre os resultados, mostre a maneira como se chegou a ele com fatos reais.

Maneiras de se apresentar esses cases são postagens em blog, vídeo, podcasts…

Faça parcerias

Por fim, você encontrará no mercado parceiros. Não é porque uma pessoa se destaca na mesma área que você que ela necessariamente é uma concorrente.

Isso significa que você pode tranquilamente aproveitar a relevância de outro nome com parcerias que podem beneficiar ambos.

Esse parceiro, por exemplo, pode ser um influencer com muito engajamento nas redes. Isso fará com que você tenha mais alcance e ela, talvez, mais conteúdo para postagens.

Você não só se qualificará para um novo público quanto ganhará indicações do parceiro.

Como criar autoridade para a sua marca

As dicas para saber como criar autoridade no marketing digital passa muito por pelo reconhecimento do público que precisa, principalmente, confiar em sua marca.

Entre todas as dicas que você recebeu até aqui, algo precisa ser entendido com mais atenção em empresas: os processos de relacionamento com o cliente precisam ser seguros, eficientes e certeiros.

Para isso, é necessário ter softwares que facilitem a sua vida na hora de se comunicar e gerar documentos para as pessoas. Como as notas fiscais.

Seja um infoprodutor ou um gestor de empresas, ter um software que não falhe na hora de emitir uma NF certamente ajudará muito nesse relacionamento e na confiança, ajudando, muito, a criar autoridade online no mercado.

Pensando na geração de notas fiscais, o Emissor da eNotas será perfeito para você ter essa confiança reconhecida de seu público.

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Publicitária, curiosa, viajante e cheia de sonhos para realizar. Meu mantra é "amar e mudar as coisas".

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