Melhores tendências em criação de conteúdo para 2023

Atualizado há mais de 3 semanas

2022 chegou ao fim e o próximo ano promete trazer novidades para o mercado de criação de conteúdo. Nos últimos tempos, observamos uma série de mudanças no mundo digital, na forma como as pessoas consomem conteúdo e nas estratégias de criadores de conteúdo, que precisam acompanhar as novidades. 

Basta pensar que nos últimos anos, observamos uma série de elementos acontecendo de forma rápida: a pandemia, o lockdown, a adaptação ao trabalho e aos estudos à distância, o surgimento de novas redes sociais como o Tik Tok. 

Por isso, é necessário estar atento às possibilidades que o próximo ano apresenta! Para te ajudar nisso, preparamos este post sobre as melhores tendências em criação de conteúdo para 2023. Vem com a gente!

  1. 1. Multiplicidade de mídias

Uma forte tendência para 2023 é que os criadores de conteúdo trabalhem com múltiplas plataformas digitais, desenvolvendo mais modelos de mídia. A ideia de estar presente em vários canais é aumentar o número geral de seguidores, alcançando mais pessoas espalhadas por várias plataformas.

Além disso, é uma forma de se proteger de mudanças ou instabilidades que os canais possam apresentar. Muitos criadores enfrentaram problemas com o Instagram, por exemplo, cujo algoritmo não estava entregando conteúdo conforme esperado. 

É válido ressaltar que a multiplicidade de plataformas também abre espaço para o aumento da receita, permitindo a venda de produtos e serviços em outros canais. Muitos criadores já apostam no uso do TikTok e do Instagram simultaneamente, replicando conteúdos entre as plataformas. 

Por fim, expandir as plataformas e formatos de conteúdo vai de encontro ao que o público espera e deseja em 2023. De acordo com o The 2023 Instagram Trend Report, usuários do Instagram esperam que seus influenciadores favoritos se ramifiquem em novas formas de mídia. Por exemplo, mais de 40% dos seguidores da Geração Z querem ouvir podcasts de seus criadores favoritos em 2023.

  1. 2. Foco na experiência do usuário

As práticas de SEO (Search Engine Optimization) são extremamente importantes para a estratégia de conteúdo, atuando no ranqueamento do site nos motores de busca. Ser encontrado é essencial para alcançar seu público. Porém, para 2023, uma das maiores tendências em criação de conteúdo é investir também em UX (User Experience), a experiência do usuário. 

O TikTok transformou a forma como as pessoas consomem conteúdo. A plataforma se tornou até mesmo um motor de busca para determinados públicos, que pesquisam assuntos variados no aplicativo. Isso reflete também no comportamento das novas gerações.

Para as gerações anteriores, os resultados exibidos na primeira página do Google, por exemplo, eram os mais importantes e os únicos considerados. Por outro lado, a nova geração prioriza a experiência ao entrar no site, e não toma os resultados da primeira página como a “verdade absoluta”.

Por isso, as novas estratégias de SEO devem incorporar também os fundamentos do UX. O usuário precisa ter uma experiência tranquila em seu site, sem enfrentar dezenas de anúncios e pop ups, e encontrar as respostas que procura de maneira rápida. É isso que vai contar para que o site seja exibido nas primeiras páginas do Google.

  1. 3. Comunicação humanizada e personalizada

Você sabe falar a língua do seu público? Isso vai ser essencial para 2023, já que as pessoas esperam cada vez mais personalização na linguagem, comportamento e comunicação dos seus criadores. 

Uma pesquisa da McKinsey afirma que 71% dos consumidores esperam uma comunicação mais personalizada e 76% ficam frustrados quando as marcas não usam uma linguagem mais próxima ao consumidor. 

Por isso, é preciso conhecer muito bem o seu público, suas necessidades, dificuldades, desejos, comportamentos, características, empecilhos, e qualquer aspecto que ajude a compreender melhor a mente do consumidor. 

  1. 4. Atenção ao metaverso

O metaverso foi um dos assuntos mais comentados de 2022, oferecendo uma nova possibilidade de interação social online. Para o próximo ano, as tendências em criação de conteúdo apontam que o uso dessa plataforma seja cada vez mais popularizado.

Uma pesquisa feita pela Meta com 30 mil consumidores de 12 países mostrou que o público pretende usar ainda mais o metaverso, apostando na plataforma também para experiências de compra. De acordo com o estudo, 70% têm interesse em usar a câmera do smartphone para experiências interativas. 

  1. 5. Participação em eventos

Uma das maiores tendências em criação de conteúdo para 2023 é a participação em eventos. Experiências presenciais vão impulsionar a comunidade de criadores e seus seguidores, especialmente da Geração Z. 

A união entre o mundo digital e real será promovida por meio de eventos, encontros e convenções, que permitirão ao público ter maior contato com os criadores de conteúdo que o acompanham. 

O foco dessa geração será ter mais contato com seus criadores favoritos, e, ainda de acordo com o The 2023 Instagram Trend Report, quase um terço deseja ter experiências pessoais, como convenções de creators e meet and greets - com seus influenciadores favoritos.

Bônus: Uso de ferramentas de automação

O uso de ferramentas de automação já é presente nos processos de muitos criadores, mas também será fortalecido no próximo ano. A necessidade de rapidez e agilidade que o público demonstra requer mais tempo para elaborar e aplicar estratégias de conteúdo assertivas. 

Assim, ferramentas úteis se tornam primordiais para concluir processos, sem ocupar tempo hábil que poderia ser gasto com atividades mais produtivas.

Por isso, os criadores devem investir em automatização de tarefas usando ferramentas como uma solução de emissão automática de notas fiscais, por exemplo. Assim, não é preciso se preocupar em emitir notas manualmente, gastando tempo e esforço. 

Delegar tarefas faz parte do processo de crescimento, e é crucial na era da rapidez das informações. Se você quer começar esse ano com o pé direito, conheça o eNotas emissor e tenha mais tempo para investir no seu negócio! 

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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