Como ser um empreendedor de sucesso e frases para te inspirar

Atualizado há mais de 1 semana

O empreendedorismo se tornou o foco de muitas pessoas que sonham em desenvolver seu próprio negócio. Nos últimos anos, o conceito se espalhou e muitas pessoas passaram a investir na atividade. Para os empreendedores de sucesso, o trabalho duro e a busca por inovação se tornaram pilares fundamentais. 

No entanto, construir seu negócio do zero vem com uma série de desafios. Desde a administração, controle financeiro e conhecimentos específicos sobre a área, o empreendedor do século XXI tem uma série de tarefas que contribuem diretamente para o sucesso do projeto. 

Mas não se desespere! Inovar não é tão difícil quanto parece, com as dicas certas e as ferramentas adequadas. Por isso, hoje a gente te conta como ser um empreendedor de sucesso e algumas frases para te inspirar: 

Por que empreender? 

Antes de tudo, vamos entender porque tantas pessoas tem apostado no empreendedorismo. Sabemos que cada pessoa tem uma razão diferente para querer se aventurar pelo mundo dos negócios, mas trouxemos aqui alguns motivos para investir no próprio negócio! 

empreendedores-de-sucesso


  1. Independência profissional

O empreendedorismo permite que o profissional tenha independência nas suas ações dentro do trabalho, não precisando o aval de um chefe ou superior. Para muitos, essa liberdade é positiva e permite agir com mais assertividade, além de garantir a tomada de decisões. 

  1. Liberdade

A liberdade vai muito além de poder fazer seus próprios horários: empreendendo, é possível ficar livre para deixar a criatividade agir e as ideias surgirem, resultando em inovações que podem mudar o jogo de um negócio. Essa liberdade é extremamente motivadora para muitas pessoas, que, ao sentirem que o destino de seu empreendimento está em suas mãos, dedicam-se o máximo possível para garantir que ele dê certo.

  1. Segurança Financeira

Sabemos que a situação financeira de uma parte considerável da população está complicada, principalmente no cenário de pandemia. Por isso, o empreendedorismo surge como uma solução para quem acabou perdendo o emprego, ou para quem quer ter a garantia de gerir seu próprio negócio. Assim, é possível conseguir uma fonte de renda, e ainda organizar-se para evitar crises futuras.

  1. Deixar uma marca

Empreender abre uma série de oportunidades, e uma delas é a possibilidade de deixar uma marca no mundo. Quando você abre um negócio, independente do tamanho, já está alterando a comunidade ao seu redor, e a vida de seus clientes. Esse sonho, de repente, pode se tornar algo muito maior, que vai mudar o mundo de alguma forma. Muitos empreendedores almejam essa grandeza. 

Seja um empreendedor de sucesso

Se você está entrando ou já faz parte do mundo empreendedor, tenho certeza de uma coisa: o sucesso está nos seus planos. Infelizmente, não há uma fórmula mágica que garanta que um negócio vá dar certo. Tudo depende de uma variedade de fatores e acontecimentos. 

No entanto, algumas atitudes e investimentos podem ajudar, e muito, a alcançar o tão esperado sucesso. Seguindo alguns passos primordiais, é possível construir uma base sólida e segura para o seu negócio. Quer entender melhor como fazer isso? Confira algumas dicas que podem te preparar para ser um empreendedor de sucesso: 

Escolha seu segmento

O primeiro passo é óbvio, mas define todo o futuro do seu investimento. É crucial escolher o segmento que você quer apostar com cuidado, e depois de pesquisar muito sobre as opções existentes. Antes de entrar de cabeça no seu projeto, é essencial verificar alguns fatores para garantir que você tem as condições necessárias para tocar o seu negócio.

Por exemplo, caso você deseje começar a vender um curso, é hora de pensar: eu consigo dar as aulas sozinho? Preciso de um parceiro? Tenho os recursos para gravar as aulas? Tudo isso é importante para que você se planeje no futuro, e não se depare com desafios indesejados. 

O mesmo vale para quem vai comercializar algum produto. É você que vai produzir? Precisará de quantos fornecedores? Qual seria o investimento necessário para produzir um item? Não se esqueça de verificar esses pontos. 

Também é importante pensar em valores. Considere o tempo, o esforço e o valor que geralmente é cobrado por outras pessoas para definir o seu preço! Esse passo é muito importante, para você não acabar se dedicando, e não ter lucro. 

Outro ponto chave é a sua afinidade com o nicho escolhido. É muito mais fácil trabalhar com algo que gostamos, e que nos dê prazer. Isso gera a motivação necessária para desenvolver projetos e melhorias constantes. Por isso, analise se o segmento que você planeja adentrar e o trabalho que vai desempenhar são interessantes para você. 

E-commerce


E-commerce: manual de perguntas e respostas

Apesar de ser um conceito simples, muitas dúvidas surgem sobre o e-commerce, principalmente relacionadas à normas e legislação. Mas não se preocupe, elaboramos este Manual de Perguntas e Respostas com as principais questões envolvendo o assunto!

Conhecendo o segmento 

Essa etapa é muito importante para conhecer a concorrência. Fazer uma pesquisa de mercado te orienta e ajuda a desenvolver seu negócio. Por isso, o ideal é começar pesquisando e conhecendo quem são seus concorrentes, o que eles fazem e o valor que eles cobram. Também fique atento às estratégias que eles usam para divulgação, promoções, e ao produto ou serviço que eles oferecem. 

Isso auxilia a ter uma visão de mercado e compreender melhor como ele se comporta. Assim, você também consegue pensar em como irá vender e divulgar seus produtos, pensando nos diferenciais que você oferece em relação aos concorrentes. 

Entender a concorrência também pode ser um conhecimento útil para descobrir como enfrentar problemas e encontrar soluções. Por vezes, uma situação que você está enfrentando também pode ter afetado seus concorrentes, e ver como eles superaram esse desafio pode te ajudar no seu negócio!

Ah! E não se esqueça de acompanhar as notícias e novidades do setor. Toda informação que for relevante pode ser útil. 

Persistência e paciência

Os primeiros meses não são fáceis. Abrir um negócio vem com diversas responsabilidades financeiras, tributárias e fiscais, além das obrigações com clientes e fornecedores. Somado a isso, você ainda precisa divulgar seu projeto. Por isso, é normal se sentir sobrecarregado e se deparar com alguns problemas, principalmente sem ter experiência.

Mas é muito importante não desistir. Todo processo de adaptação é complicado, e isso fica ainda mais difícil quando você é o seu próprio chefe. As decisões cabem à você, e essa responsabilidade pode ser desafiadora. Mas tenha paciência consigo mesmo, e não tenha medo de pedir ajuda. 

Procure um amigo que também empreenda, ou use a internet como sua aliada. Pesquise suas dúvidas e fique em dia com as novidades que podem facilitar sua vida. Com persistência, você chega lá!

Construindo seu plano de negócio

Planejar é primordial em qualquer atividade. Para isso, não se pode deixar de lado questões conceituais e burocráticas. É aí que entra o plano de negócios! Essa ferramenta servirá como um mapa que orientará quais caminhos sua empresa deve seguir desde o momento em que for constituída. Ter esse documento estruturado ajuda a construir os pilares que seguram seu empreendimento.

Dentro do plano de negócios, devem constar todos os objetivos da sua empresa, análise de mercado, perspectivas de crescimento e planejamentos essenciais, tais como estratégico, tributário e financeiro. Aliar a paixão a esses conceitos teóricos faz toda a diferença entre ter um empreendimento de sucesso ou fracassar em seu segmento.

Além disso, o plano de negócios funciona como um direcionamento, essencial conforme o negócio vai se desenvolvendo para que seu projeto não acabe se perdendo ao longo do caminho. 

Confira alguns itens importantes que devem estar no plano de negócios:

    •  Resumo executivo;
    • Descrição do negócio; 
    • Análise de mercado;
    • Análise de concorrentes;
    • Metas e Objetivos;
    • Fatores Financeiros;
    • Plano de Operações;
    • Plano de Marketing.

Invista em Marketing!

Hoje em dia, é quase impossível pular essa etapa. É importante ser visto e divulgar seu negócio da maneira correta, para as pessoas certas. Por isso, a presença nas redes sociais é fundamental para alcançar seu público, além de mostrar autoridade. 

Fale sobre temas relacionados ao seu negócio e mostre que você entende do que está falando! Ofereça conteúdos interessantes sobre os assuntos e estimule seus clientes a participarem da interação nas redes. Assim, você constrói uma base fiel de clientes, que vão acompanhar seu trabalho e se relacionar com o seu negócio. 

atenção

Mas, cuidado: não adianta estar presente em todas as redes sociais e não alcançar o público certo. Por vezes, você pode fazer um esplêndido trabalho no Twitter, falando sobre temas relevantes, mas seu público não está presente na rede.

Por isso, na pesquisa de mercado, identifique quem são as pessoas para as quais você irá vender, e onde elas estão. A partir daí, decida em quais redes sociais sua presença é importante e aposte nelas. 

Hoje, diversas ferramentas podem te ajudar a construir posts e propagandas interessantes. O Canva, por exemplo, é uma ótima aliada para produzir designs com facilidade, tanto para redes sociais como banners, flyers, panfletos, e muito mais. 

Mantenha-se atualizado

Mesmo quando o seu empreendimento estiver se desenvolvendo e crescendo, manter-se atualizado é muito importante. Todos os dias, surgem novidades e atualizações sobre negócios, finanças e cobranças, além das particularidades do setor em que você atua. Por isso, acompanhe as notícias, e fique por dentro de tudo que acontece. 

Também é importante buscar a atualização pessoal e profissional. Tente identificar quais são as habilidades que você precisa desenvolver para facilitar seu trabalho. 

Frases para te inspirar

Sabemos que o caminho não é fácil, mas o segredo é ter paciência e se manter atualizado! Por isso, busque sempre formas de se manter engajado, e lembre também porque você começou ou quer começar um projeto. O sucesso pode ser alcançado com os conhecimentos necessários. 

Mas, é claro que a gente te dá uma forcinha. Separamos algumas frases inspiradoras de pessoas que deixaram sua marca no mundo, para te mostrar que você também pode deixar a sua. Confira!

    •  "O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia." – Robert Collier, escritor
    • “Todo progresso acontece fora da zona de conforto.” - Michael John Bobak
    • “Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida ou como um resultado que aponta uma nova direção.” - Steve Jobs 
    • “Eu sei que pode parecer um pouco louco, mas como ninguém é suficientemente louco para fazê-lo, você terá pouca concorrência.” - Larry Page
    • “Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistência é amiga da conquista. Se você quer chegar a onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz.” - Bill Gates
    • “Daqui até a eternidade, todo mundo tem coisas pra melhorar. Não é sobre a gente fugir disso. Quando a gente abraça essa realidade e se apresenta com coragem, é aí que a gente deixa uma marca no ambiente, nas pessoas, no trabalho, onde quer que a gente vá.” - Cristina Junqueira
    • “Acredite no seu negócio. Se você não acreditar, quem vai acreditar?” - Luiza Heleno Trajano
    • “Quando algo é importante o suficiente, você realiza, mesmo que as chances não estejam a seu favor.” - Elon Musk
    • “Você precisa de três elementos básicos para abrir um novo negócio: conhecer o seu produto melhor do que ninguém; conhecer os seus clientes; e desejar, com todas as forças, o sucesso.” - Dave Thomas
    • “Aceite o desconhecido, pois muitas vezes aquilo que você desconhece acaba se tornando o seu maior trunfo. É com ele, afinal, que você fará coisas diferentes.” - Sara Blakely 

Inovação, aí vou eu!

Viu o que todas essas pessoas têm em comum? A vontade de tentar, coragem para inovar, paciência para lidar com os erros, e, claro, o desejo pelo sucesso. Hoje, esses empreendedores são conhecidos no mundo inteiro! Seja o seu objetivo alcançar este tipo de reconhecimento ou somente ter um negócio para chamar de seu, uma dose de inspiração sempre cai bem.

Esperamos que esse post tenha ajudado você a entender melhor os fatores que podem ajudar você a se tornar um empreendedor de sucesso. Abrir um negócio requer a conclusão de uma série de etapas, mas, seguindo essas dicas e persistindo, temos certeza que o sucesso está mais perto do que você imagina! 

Ah, e se quiser acompanhar mais conteúdos sobre empreendedorismo, negócios, marketing, mundo fiscal e tributário, continue com a gente por aqui

Vivencie a melhor experiência da galáxia em automação fiscal!

O que mais você entregaria aos seus clientes se não tivesse de gastar tanto tempo se preocupando com esse processo burocrático de emissão de notas fiscais?

Conhecer
Insert Content Template or Symbol
Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.