5 estratégias de marketing que todo empreendedor precisa conhecer

Atualizado há mais de 3 semanas

Seja no início do negócio ou não, o investimento em estratégias de marketing deve ser uma prioridade para todo empreendedor. Ainda mais na era digital, onde atingir qualquer objetivo pode ser desafiador sem um bom planejamento.

Isso porque a maioria das pessoas utiliza a internet todos os dias, então é preciso estar online para encontrar o seu público-alvo, posicionar a sua marca e alavancar as vendas.

Pensando nisso, separamos as estratégias de Marketing Digital mais utilizadas e que não podem ficar de fora do seu planejamento. Então, se você pensa em levar o seu negócio para o ambiente online ou quer escalar seus resultados, continue a leitura!

O que é Marketing Digital?

Antes de entrarmos no assunto das estratégias digitais, é preciso aprender o básico. Afinal, qual é a definição de Marketing Digital? Na verdade, são todas as ações capazes de promover um produto ou serviço, ou até mesmo uma marca, por meio da internet e mídias digitais.

Hoje, essas ações são as principais maneiras de se comunicar com o público de forma direta e personalizada. Isto é, o objetivo pode ser fortalecimento de marca, crescimento de vendas e aumento da satisfação e fidelização do cliente.

Isso só é possível por meio de esforços que estão em constante mudança e adaptação, acompanhando os hábitos dos usuários e os avanços tecnológicos.

Sendo assim, o Marketing Digital se tornou muito importante para alcançar o público em qualquer nicho, uma vez que possui os canais de familiaridade ao usuário. Além disso, pode ser utilizado por pessoas, ONGs, instituições de ensino e muito mais.

Vamos tomar a Domino’s como exemplo. Para fortalecer a marca no digital e deixar o cliente satisfeito, eles optaram por uma estratégia bem inusitada: o Domino’s Anyware, com o objetivo de facilitar o ato de pedir uma pizza.

Para isso, bastava ter acesso a qualquer aparelho de tecnologia ou mídia social, como Alexa, Smart TV, Smart Watch, Twitter e Facebook Messenger. Inclusive, era possível pedir pizza com a tecnologia oferecida por certos automóveis.

No fim das contas, a rede de pizzas mostrou que é possível ampliar a popularidade da marca em um meio onde a concorrência é alta. Porém, isso não quer dizer que as estratégias tradicionais não funcionam bem. Nós vamos mostrar que sim.

Por que é importante apostar no Marketing Digital?

Existem bons motivos pelos quais você deve apostar no Marketing Digital — vamos falar sobre eles já já. Saiba, logo de cara, a importância de adotar ações de promoção de marca online para quem está dando os primeiros passos, para o crescimento saudável do negócio. 

Oferece mais interação com o público

Essa é uma forma de estar mais próximo ao público, pois, como já citamos anteriormente, é possível se posicionar de forma personalizada, no momento certo. Isso oferece uma grande possibilidade de interação e engajamento com o público.

Permite mensurar os resultados

Mensurar resultados é tão importante quanto implantar as estratégias, simplesmente porque é possível entender o que está dando certo e o que não está. Ou seja, é preciso mensurar para identificar quais estratégias trazem bons resultados, de acordo com os objetivos traçados.

Maior custo-benefício

Ao contrário do marketing tradicional, não é preciso investir em produtos ou maquinário para realizar estratégias de Marketing Digital. A única ferramenta necessária é um computador com  acesso a internet. Outro ponto capaz de mostrar um alto custo-benefício é o canal ou canais nas quais as estratégias serão aplicadas.

Não é preciso pagar para usar o Twitter, por exemplo. Isso já garante o baixo custo para aplicar qualquer estratégia de marketing, concorda?

Negócios de qualquer nicho podem investir

Outra grande questão é a possibilidade que qualquer nicho tem de realizar essas ações. Se deseja empreender no ramo de vinhos, por exemplo, tenha em mente: o Marketing Digital também é para você.

5 estratégias de Marketing Digital para aplicar em seu negócio

Agora que você já compreendeu a definição de Marketing Digital e a sua importância, finalmente podemos começar a falar sobre as possibilidades de aplicação no seu negócio.

1. Gestão de redes sociais

Não é à toa que as redes sociais são bons canais de relacionamento para uma empresa: é possível encontrar o seu público-alvo nelas, basta fazer uma pesquisa para saber onde exatamente se encontram.

Elas não servem somente para a comunicação e engajamento com o usuário. Muitos negócios fecham vendas por lá, acredita? Por isso, a dica aqui é criar um perfil nas redes e marcar presença, com disponibilidade de atendimento.

Porém, não é preciso estar em todas as redes sociais. Um passo importante é avaliar as mais usadas pelo seu público e planejar como funcionará o processo de gestão das contas criadas.

2. Email marketing

Uma das primeiras estratégias do digital ainda é muito usada nos dias de hoje, sabia? Alguns profissionais o veem como um vilão, pois no passado pode ter sido usado sem nenhuma segmentação e isso gerava muito spam para os usuários.

Hoje, a história é outra. É possível segmentar as campanhas de email de forma bem assertiva e o resultado pode ser incrível. Inclusive, vários empreendedores utilizam o email marketing com prioridade para atingir seus objetivos.

Para garantir o bom funcionamento dessa estratégia para o negócio é preciso criar conteúdos específicos para os contatos segmentados e nutrí-los com funis de automação, por exemplo, até a tão esperada conversão de vendas.

3. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo pode ser a estratégia mais utilizada nos últimos anos. Além de se mostrar eficiente ao educar o público por meio de conteúdo gratuito, essa estratégia possibilita o posicionamento da sua marca entre os primeiros nos sites de busca, como o Google.

Para atingir esse objetivo, é preciso gerar conteúdos com a solução ideal para o usuário consciente de um problema ou não. Os conteúdos podem ser textuais, como blog posts e ebooks, ou visuais, como vídeos no YouTube.

4. Mídia paga

Assim como você pode pagar para revistas e jornais mostrarem um anúncio do seu produto ou serviço, é possível fazer isso online. Isto é, com o tráfego pago, há a possibilidade de que os seus anúncios apareçam em sites por meio de banners, links patrocinados no Google AdWords e anúncios no Facebook e Instagram.

Essa é uma boa estratégia para os resultados a curto prazo, e conta com facilidade de mensuração, visto que os softwares especializados são programados para gerar relatórios de resultados de forma recorrente.

5. Vídeo Marketing

Todo e qualquer uso de vídeo para atrair e reter clientes é considerado Vídeo Marketing. Estamos falando de campanhas publicitárias em vídeo, vídeos institucionais e educacionais, e outros.

Os benefícios são muitos: aumento do tráfego orgânico (acessos recebidos no seu portal de maneira natural, sem ajuda da mídia paga), pode ser utilizado por negócios de todos os tamanhos, o conteúdo visual é de fácil consumo, tem potencial de viralização e por aí vai.

O Marketing Digital é para você?

Bom, na teoria parece ser simples, mas afinal, o Marketing Digital serve para mim? Independente do seu nicho, a resposta é sim. As estratégias de marketing trazem importantes benefícios para pequenos, médios e grandes negócios.

Com ele é possível otimizar custos, alavancar as vendas e crescer, pois tudo nessa estratégia é mensurável, segmentável, tem um ótimo custo-benefício e permite a atração de potenciais clientes de maneira gratuita.

Qual outra estratégia apresenta essas mesmas grandes vantagens? Mas saiba que o Marketing Digital vai muito além. Para entender melhor, leia o artigo completo sobre o assunto no blog da Hotmart, empresa autora desse artigo. 

Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.