5 estratégias de marketing que todo empreendedor precisa conhecer

Atualizado há mais de 3 semanas

Seja no início do negócio ou não, o investimento em estratégias de marketing deve ser uma prioridade para todo empreendedor. Ainda mais na era digital, onde atingir qualquer objetivo pode ser desafiador sem um bom planejamento.

Isso porque a maioria das pessoas utiliza a internet todos os dias, então é preciso estar online para encontrar o seu público-alvo, posicionar a sua marca e alavancar as vendas.

Pensando nisso, separamos as estratégias de Marketing Digital mais utilizadas e que não podem ficar de fora do seu planejamento. Então, se você pensa em levar o seu negócio para o ambiente online ou quer escalar seus resultados, continue a leitura!

O que é Marketing Digital?

Antes de entrarmos no assunto das estratégias digitais, é preciso aprender o básico. Afinal, qual é a definição de Marketing Digital? Na verdade, são todas as ações capazes de promover um produto ou serviço, ou até mesmo uma marca, por meio da internet e mídias digitais.

Hoje, essas ações são as principais maneiras de se comunicar com o público de forma direta e personalizada. Isto é, o objetivo pode ser fortalecimento de marca, crescimento de vendas e aumento da satisfação e fidelização do cliente.

Isso só é possível por meio de esforços que estão em constante mudança e adaptação, acompanhando os hábitos dos usuários e os avanços tecnológicos.

Sendo assim, o Marketing Digital se tornou muito importante para alcançar o público em qualquer nicho, uma vez que possui os canais de familiaridade ao usuário. Além disso, pode ser utilizado por pessoas, ONGs, instituições de ensino e muito mais.

Vamos tomar a Domino’s como exemplo. Para fortalecer a marca no digital e deixar o cliente satisfeito, eles optaram por uma estratégia bem inusitada: o Domino’s Anyware, com o objetivo de facilitar o ato de pedir uma pizza.

Para isso, bastava ter acesso a qualquer aparelho de tecnologia ou mídia social, como Alexa, Smart TV, Smart Watch, Twitter e Facebook Messenger. Inclusive, era possível pedir pizza com a tecnologia oferecida por certos automóveis.

No fim das contas, a rede de pizzas mostrou que é possível ampliar a popularidade da marca em um meio onde a concorrência é alta. Porém, isso não quer dizer que as estratégias tradicionais não funcionam bem. Nós vamos mostrar que sim.

Por que é importante apostar no Marketing Digital?

Existem bons motivos pelos quais você deve apostar no Marketing Digital — vamos falar sobre eles já já. Saiba, logo de cara, a importância de adotar ações de promoção de marca online para quem está dando os primeiros passos, para o crescimento saudável do negócio. 

Oferece mais interação com o público

Essa é uma forma de estar mais próximo ao público, pois, como já citamos anteriormente, é possível se posicionar de forma personalizada, no momento certo. Isso oferece uma grande possibilidade de interação e engajamento com o público.

Permite mensurar os resultados

Mensurar resultados é tão importante quanto implantar as estratégias, simplesmente porque é possível entender o que está dando certo e o que não está. Ou seja, é preciso mensurar para identificar quais estratégias trazem bons resultados, de acordo com os objetivos traçados.

Maior custo-benefício

Ao contrário do marketing tradicional, não é preciso investir em produtos ou maquinário para realizar estratégias de Marketing Digital. A única ferramenta necessária é um computador com  acesso a internet. Outro ponto capaz de mostrar um alto custo-benefício é o canal ou canais nas quais as estratégias serão aplicadas.

Não é preciso pagar para usar o Twitter, por exemplo. Isso já garante o baixo custo para aplicar qualquer estratégia de marketing, concorda?

Negócios de qualquer nicho podem investir

Outra grande questão é a possibilidade que qualquer nicho tem de realizar essas ações. Se deseja empreender no ramo de vinhos, por exemplo, tenha em mente: o Marketing Digital também é para você.

5 estratégias de Marketing Digital para aplicar em seu negócio

Agora que você já compreendeu a definição de Marketing Digital e a sua importância, finalmente podemos começar a falar sobre as possibilidades de aplicação no seu negócio.

1. Gestão de redes sociais

Não é à toa que as redes sociais são bons canais de relacionamento para uma empresa: é possível encontrar o seu público-alvo nelas, basta fazer uma pesquisa para saber onde exatamente se encontram.

Elas não servem somente para a comunicação e engajamento com o usuário. Muitos negócios fecham vendas por lá, acredita? Por isso, a dica aqui é criar um perfil nas redes e marcar presença, com disponibilidade de atendimento.

Porém, não é preciso estar em todas as redes sociais. Um passo importante é avaliar as mais usadas pelo seu público e planejar como funcionará o processo de gestão das contas criadas.

2. Email marketing

Uma das primeiras estratégias do digital ainda é muito usada nos dias de hoje, sabia? Alguns profissionais o veem como um vilão, pois no passado pode ter sido usado sem nenhuma segmentação e isso gerava muito spam para os usuários.

Hoje, a história é outra. É possível segmentar as campanhas de email de forma bem assertiva e o resultado pode ser incrível. Inclusive, vários empreendedores utilizam o email marketing com prioridade para atingir seus objetivos.

Para garantir o bom funcionamento dessa estratégia para o negócio é preciso criar conteúdos específicos para os contatos segmentados e nutrí-los com funis de automação, por exemplo, até a tão esperada conversão de vendas.

3. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo pode ser a estratégia mais utilizada nos últimos anos. Além de se mostrar eficiente ao educar o público por meio de conteúdo gratuito, essa estratégia possibilita o posicionamento da sua marca entre os primeiros nos sites de busca, como o Google.

Para atingir esse objetivo, é preciso gerar conteúdos com a solução ideal para o usuário consciente de um problema ou não. Os conteúdos podem ser textuais, como blog posts e ebooks, ou visuais, como vídeos no YouTube.

4. Mídia paga

Assim como você pode pagar para revistas e jornais mostrarem um anúncio do seu produto ou serviço, é possível fazer isso online. Isto é, com o tráfego pago, há a possibilidade de que os seus anúncios apareçam em sites por meio de banners, links patrocinados no Google AdWords e anúncios no Facebook e Instagram.

Essa é uma boa estratégia para os resultados a curto prazo, e conta com facilidade de mensuração, visto que os softwares especializados são programados para gerar relatórios de resultados de forma recorrente.

5. Vídeo Marketing

Todo e qualquer uso de vídeo para atrair e reter clientes é considerado Vídeo Marketing. Estamos falando de campanhas publicitárias em vídeo, vídeos institucionais e educacionais, e outros.

Os benefícios são muitos: aumento do tráfego orgânico (acessos recebidos no seu portal de maneira natural, sem ajuda da mídia paga), pode ser utilizado por negócios de todos os tamanhos, o conteúdo visual é de fácil consumo, tem potencial de viralização e por aí vai.

O Marketing Digital é para você?

Bom, na teoria parece ser simples, mas afinal, o Marketing Digital serve para mim? Independente do seu nicho, a resposta é sim. As estratégias de marketing trazem importantes benefícios para pequenos, médios e grandes negócios.

Com ele é possível otimizar custos, alavancar as vendas e crescer, pois tudo nessa estratégia é mensurável, segmentável, tem um ótimo custo-benefício e permite a atração de potenciais clientes de maneira gratuita.

Qual outra estratégia apresenta essas mesmas grandes vantagens? Mas saiba que o Marketing Digital vai muito além. Para entender melhor, leia o artigo completo sobre o assunto no blog da Hotmart, empresa autora desse artigo. 

Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.