3 formas de evitar que o seu negócio digital tenha problemas fiscais

Atualizado há mais de 3 semanas

O Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos do mundo e lidar com tanta burocracia não é nada fácil. Sabemos que quando surgem problemas fiscais é preciso um esforço imenso por parte das empresas para resolvê-los.

Afinal, todo empreendedor que deseja ter sucesso, deve manter o seu negócio legalizado. Caso contrário, perderá oportunidades importantes de expandir o seu empreendimento e pode sofrer com altos impostos e multas.

O mercado já oferece alternativas que podem te ajudar nesse processo. Para falar melhor sobre o assunto, o especialista em contabilidade da Tactus, Anderson Hernandes, apresenta 3 formas de evitar que o seu negócio digital tenha problemas com o Fisco. Confira!

1. Faça a emissão automática das suas notas fiscais

Como estamos tratando de negócios online, vamos falar sobre a nota fiscal de serviço (NFS-e) no modelo eletrônico. Atualmente, poucas cidades ainda utilizam o método manual, visto que a maioria já aderiu à nota fiscal eletrônica.

E não é à toa, todo empreendedor precisa utilizar esse tipo de documento, pois no mercado digital é impraticável trabalhar de outra forma.

Diante dessa realidade, você precisa automatizar a emissão das suas NF-es. É totalmente inviável gerar as notas uma a uma.

Por exemplo, suponhamos que você tenha feito 500 vendas na Hotmart, Eduzz ou qualquer outra plataforma de pagamento que você utilize. Se você fizer o processo manualmente, vai sofrer com tantos documentos.

A automação de notas fiscais eletrônicas faz toda diferença no seu dia a dia. Algumas ferramentas, como o eNotas, já permitem essa integração automática, como a Hotmart. Lá você faz a venda e o documento é gerado imediatamente para os seus clientes por meio de um emissor de NF-e.

Isso facilita muito o seu trabalho e você não esquece de enviar nada para o seu contador ou deixa de pagar algum imposto.

2. Pague o seu imposto em dia

É extremamente importante arcar com as suas obrigações tributárias. Se você não pagar os seus impostos em dia, certamente terá problemas fiscais. Um deles é a impossibilidade de distribuir o lucro, já que a legislação não permite essa ação.

Além disso, você ainda corre o risco de receber uma cobrança imediata referente ao que está devendo.

Um cenário comum é a empresa optante do Simples Nacional não arcar com os seus impostos por algum motivo. Assim, quando o contador fizer o fechamento anual dos tributos, ele vai se deparar com o valor que o empreendedor deixou de pagar, incluindo multas e taxas de parcelamento.

Portanto, sempre atente-se aos seus impostos e pague-os no prazo.

3. Faça o processo de contabilização

Muitas vezes as pessoas acham que o trabalho do contador é somente fazer o lançamento das NF-es e dos impostos. Isso acontece porque o empreendedor recebe apenas uma guia de pagamento do mês e acredita que o trabalho é simples. Mas, na verdade, ele não sabe que por trás existe todo um processo de contabilização.

É nessa hora que é imprescindível a ajuda do responsável pelo negócio. Se você teve despesas com tráfego, meio de pagamento, ferramentas de automação e e-mail marketing, por exemplo, você vai receber as notas fiscais de cada um desses serviços.

Então, você precisa passar toda essa documentação para a contabilidade, inclusive as NF-es de prestadores de serviço, caso você trabalhe com afiliados.

Se você atuar em parceria com o seu contador, vai proteger a sua empresa do Fisco e terá tranquilidade para trabalhar no mercado digital.

O Fisco está de olho de no mercado digital que não para de crescer. Por isso, você deve focar nas suas vendas, mas precisa vender de forma inteligente para ter sucesso.

Agora que você já sabe como evitar problemas fiscais, que tal conferir se você está cometendo esses 3 erros na gestão da sua empresa digital?

* Artigo produzido em parceria com o empresário contábil, Anderson Hernandes, responsável pela Tactus, contabilidade especializada no mercado digital .

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.