O que faz um contador e qual é a importância dele para o seu negócio?

Atualizado há mais de 3 semanas

Seria maravilhoso se uma boa ideia garantisse o sucesso, não é mesmo? Mas infelizmente não é assim.

Quem quer empreender precisa aceitar que terá que lidar com questões burocráticas, como impostos, legislação e emissão de nota fiscal. Porém, se você compreender o que faz um contador vai ver que não precisa sofrer com isso.

É comum que pequenas e médias empresas não se preocupem tanto com esse profissional e tentem fazer a contabilidade por conta própria. Mas, se algum erro acontecer, os prejuízos podem ser irreversíveis.

Pensando nisso, criamos esse post para você entender qual é a importância do contador para o seu negócio. Vamos lá?

Clique no player abaixo para ouvir a narração do post sobre o que faz um contador!

O que faz um contador? 

Primeiramente, é preciso esquecer aquela ideia de que o contador é quem faz o seu imposto de renda. Essa é uma das funções dele, dentre diversas outras.

A profissão se modificou ao longo dos anos e hoje essa pessoa atua como consultor dentro da empresa, possibilitando uma visão detalhada das despesas e receitas. Portanto, é uma peça fundamental para manter o seu negócio saudável e legalizado.

É esse especialista que gerencia todas as atividades contábeis, trabalhistas, econômicas, patrimoniais e tributárias, além de desenvolver relatórios financeiros, de risco e ajudar no seu controle do seu fluxo de caixa.

E, se você tem pesadelos quando o assunto é imposto, saiba que esse profissional tem como função evitar passivos tributários e prejuízos para a sua empresa. Um dos principais objetivos dele é criar alternativas para reduzir os seus encargos.

Além disso, quando você vai tomar alguma decisão terá o contador como o seu braço direito, já que ele vai avaliar os riscos e desenvolver as melhores estratégias para atingir o objetivo desejado.

Outro aspecto importante é a prevenção de ações trabalhistas, já que alguns procedimentos internos precisam ter embasamento legal para serem determinados. Por isso, um bom profissional saberá sobre legislação e poderá auxiliá-lo em relação à CLT, contrato de trabalho e muito mais.

Diante de leis cada vez mais complexas e situações nada rotineiras, é fato que o contador é indispensável para qualquer negócio, não é mesmo?

Qual é a importância do contador para a sua empresa? 

Mesmo que você não concorde com os percentuais de tributos ou ache que eles são abusivos, é importante lembrar que todos devem arcar com os seus impostos.

Essa é uma necessidade obrigatória e se a sua empresa não “andar na linha” poderá ter sérios problemas com o Fisco. Dessa forma, o contador cuida de todos os detalhes para evitar que você pague multas ou até mesmo tenha que fechar as portas.

O balanço patrimonial também é um aspecto complicado e obrigatório ao gerir um empreendimento. Você precisa apresentar dados sobre estoque, liquidez financeira e cálculo de dívidas. Essas informações contábeis são extremamente relevantes quando você for buscar investimentos ou financiamentos.

É preciso lembrar que o Brasil possui um dos sistemas tributários e fiscais mais complexos do mundo e que sofre alterações constantemente. Diante disso, você como empreendedor, dificilmente terá tempo para acompanhar essas mudanças. Já o contador saberá como lidar com cada questão, inclusive com a emissão de nota fiscal eletrônica.

Lembre-se: não é o contador que faz você pagar os impostos, é a legislação. Ele apenas orienta sobre o funcionamento das leis e quais obrigações você tem em cada tipo de situação.

É melhor ter um contador na empresa ou terceirizado? 

Para tratar das questões burocráticas da empresa, é fundamental contar com a ajuda de um especialista. Mas, aí bate aquela dúvida: é melhor terceirizar o trabalho ou ter um profissional interno?

Se você tem uma equipe enxuta e orçamento apertado, pode ser mais interessante terceirizar. Atualmente, existem empresas que fazem a contabilidade online e de acordo com a sua demanda. Nesse caso, você pode contratar serviços esporádicos.

Em contrapartida, se você está empregando mais funcionários, as despesas e receitas estão aumentando e o seu patrimônio também, o ideal é ter um departamento interno para cuidar de todos esses detalhes.

Dessa forma, você contará com profissionais que conhecem de perto a realidade da empresa e sabem como adotar as melhores estratégias para o bom funcionamento do negócio.

Como contratar um bom contador? 

Existem milhares de escritórios e profissionais de contabilidade no mercado. Apesar disso, é preciso seguir alguns critérios na hora de contratar o seu. Acompanhe!

1. Consulte o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC)

O primeiro ponto a ser verificado é se o contador possui registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Esse é o órgão responsável e regulador da profissão.

Portanto, é ele que determina se a pessoa está apta a prestar o serviço. Você pode consultar facilmente pela internet no CRC do seu estado.

2.  Avalie se o profissional está atualizado

Como já dissemos, a legislação tributária muda constantemente. Por isso, você precisa encontrar um profissional que esteja atento a isso para não ter surpresas desagradáveis.

Uma boa dica é verificar se o contador possui um blog que trata de assuntos da profissão ou se produz algum tipo de conteúdo relacionado. A participação dele em congressos e eventos também são pontos positivos.

3. Busque referências

Você sabe que o boca a boca é um dos principais fatores na hora de identificar a qualidade de um produto ou serviço. Por isso, você terá mais confiança em contratar uma pessoa com referências. Então, converse com outros empreendedores para buscar boas indicações.

Não encontrou? Procure na internet relatos ou clientes do profissional.

4. Analise a comunicação com o contador

Aparecerão dúvidas em momentos importantes do negócio. Portanto, é fundamental poder contar com o auxílio do contador nessas horas. Então, se você encontra dificuldades para conversar com o profissional ou ele nunca está disponível, é melhor buscar outro.

Além disso, você e esse especialista serão responsáveis por todas as decisões tomadas na negócio. Dessa forma, estabelecer um relacionamento de confiança é essencial.

Outras funções do contador

Como relatamos nesse post, o contador participa ativamente da gestão da empresa. Porém, ele não atua somente nesse segmento.

Existem profissionais que trabalham no mercado de seguros, controladoria, perícia e auditoria. Eles podem prestar serviço de forma autônoma, em escritórios de contabilidade, instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e até mesmo no setor militar.

O contador não se ocupa somente com burocracias ou declaração de impostos. O trabalho dele vai muito além dessas questões.

Você, como empreendedor, precisa considerá-lo como um profissional fundamental para o seu sucesso.

Afinal, se a sua empresa não estiver legalizada, ela certamente não terá sucesso. E se a carga tributária for muito alta, você pode estar deixando dinheiro na mesa, o que pode prejudicar seu fluxo de caixa, portanto, o futuro do seu empreendimento.

E aí, percebeu como esse especialista é imprescindível para o seu negócio? Agora que você já sabe o que faz um contador, que tal para descobrir mais sobre o marketing contábil

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

  1. Uma ótima colocação. O contador – ou contabilista – é o profissional diplomado em Ciências Contábeis, com curso superior. Com essa formação, o profissional está habilitado a exercer funções ou prestar serviços nas áreas financeira, atuarial, econômica e patrimonial de uma empresa. Ele pode trabalhar com gestão de empresas, mercado de seguros, controladoria, perícia e auditoria e precisa estar credenciado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Na hora de abrir uma empresa, por exemplo, é o profissional indicado para auxiliar nos trâmites, recomendar o regime tributário mais adequado e apurar os impostos.
    É o contador, também, o responsável pelas rotinas contábeis de qualquer empresa com exceção de MEI (Micro empreendedor individual) por elaborar balanços, demonstrativos de resultados, relatórios de faturamento e balancetes mensais. Enfim, é fundamental para a boa gestão de seu negócio.
    o serviço do contador é importante para o seu negócio. E, acima de tudo, você vai dormir tranquilo, na certeza de que o seu contador lhe ofereceu as informações necessárias para agir dentro da lei e não esquecer nada importante.
    Além de cumprir com as obrigações e ter tudo organizado, você terá também muitas tarefas simplificadas, como a emissão de notas e automatização do pagamento das suas guias de impostos.
    Certo, você já está convencido, precisa de um contador. Ou melhor, de uma empresa de contabilidade que lhe ofereça uma variedade de especialistas a sua disposição operando processos de forma segura e ágil. Este serviço terá que ser um grande aliado, realmente interessado no seu sucesso. Ufa, mas isso pode custar muito!
    O profissional de contabilidade – contador / contabilista – está habilitado a exercer funções ou prestar serviços nas seguintes áreas:

    financeira
    atuarial
    econômica
    patrimonial
    gestão de empresas
    mercado de seguros
    controladoria
    perícia
    auditoria.

    Ter uma equipe própria vai tornar o negócio dispendioso. O ideal é você optar por um serviço terceirizado, compatível com o seu faturamento e perspectiva de médio prazo. A segunda opção que você terá que fazer é se um contador supre a sua necessidade (atendimento, preço, segurança e qualidade) ou você vai adquirir os serviços de uma plataforma online de uma empresa de contabilidade.
    Hoje em dia, com as facilidades que a tecnologia oferece e com as exigências de agilidade e rapidez na tomada de decisões, talvez uma opção para organizar ou, mesmo, iniciar o seu negócio, seja contratar uma empresa de contabilidade. Com certeza, você terá a segurança e a tranquilidade de receber a melhor orientação e/ou solução para a sua questão contábil.
    Afinal, você quer uma solução moderna e que resolva as suas demandas, não é mesmo? Ter a sua contabilidade resolvida de forma prática e acessível e, ainda, online, pode ser uma boa escolha.

  2. Gostaria de se tornar especialista em Departamento Pessoal e estar atualizado com as mudanças do eSocial?

    Se você se interessa pela área de DP, deve querer ser um profissional qualificado na área. 
    Talvez até já tentou se aventurar, mas percebeu que é uma área com muitos detalhes e de uma responsabilidade enorme, seja por lidar com salários de pessoas (isso é bem delicado), seja pelos riscos de ações trabalhistas ou multas de órgãos governamentais.

  3. Olá,

    Quais impostos tenho que pagar como Pessoa Física para infoprodutos da Hotmart?
    Então, tenho um curso digital na hotmart e gostaria de pagar os impostos devidos. O imposto de renda é certo, porém como faço para pagar os outros? Tipo Estadual ou Municipal?
    Preciso emitir nota fiscal desses produtos na hotmart para os meus clientes?
    Somente pagando o imposto municipal como profissional autônomo é o suficiente?
    E qual é o procedimento para pagar essas notas?
    Não vou abrir uma PJ nesse momento, tem que ser tudo por PF (pessoa física)
    Muito obrigado

  4. Discordo com as informações sobre CONTADOR. Sou Contador, isto é, BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS, cursei 4 anos na Faculdade, e meu trabalho não o que aparece “O que faz um contador”, porque o que 90 % que o contador faz não é nada do que mencionaram. Contador é uma profissão mais nobre: AUDITOR, PERÍCIA JUDICIAL, TRABALHO COMO PROFISSIONAL EM SOCIEDADES ANÔNIMAS. Os Técnicos em Contabilidade não podem exercer essas profissões. Apenas são contabilistas de empresas menores, não S/A . É profissional de NÍVEL MÉDIO. 3 )três) anos do curso de Técnico em Contabilidade, após o ginásio ou outro curso similar ao ginasial. Após eu denunciar ao CFC em 2014, que muitos estão praticando FALSIDADE IDEOLÓGICA, denominando os Téc. Contábeis como CONTADOR, e essa infração dá penalidade prisional ao responsável em cometer esse crime, o CRF resolveu, para evitar isso, a partir de 2016 extinguir todos os Cursos Médios de Técnico em Contabilidade no Brasil todo. Assim sendo, esse profissional será extinto, somente aqueles já formados no nível médio que continuam operando. Esses profissionais trabalham mais com escritório de contabilidade, escrita fiscal, o que não é próprio de um universitário. Assim sendo, o contabilista pode ser Tec. Contabilidade ou Contador, e há muita diferença profissional. Observei quando informei CFC que um Técnico eletrônica, por analogia, não se identifica como Engenheiro e sim como Técnico, e nenhum Téc. eletrônico comete esse crime. Cada um fica na sua. Mas com o Tec. Contabilidade vivem cometendo esse crime. Toda vez que observo essa infração, copie quem informou e informo ao Conselho para aplicar a lei. Professor Antonio Carlos – Registro DEF MEC 6483, Bacharel em Ciências Contábeis, Contador – Auditor, CRC 57042-SP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.