3 motivos para estruturar um sistema de gestão de qualidade em sua empresa

Atualizado há mais de 3 semanas

O SGQ, sigla designada a Sistema de Gestão de Qualidade, é uma das ferramentas mais usadas dentro de ambientes corporativos no intuito de atingir metas, desenvolver bom trabalho, organizar e estabelecer fluxos e fornecer resultados ao seu negócio.

Existem benefícios quando se é implantado uma boa gestão dentro da empresa, agregando questões de auditoria pelo qual vamos falar aqui neste post. Além disso, vamos ensinar a como implantar tais recursos e explicar como funciona.

Neste conteúdo, vamos citar e explicar 3 motivos para que você possa e consiga fazer um bom estruturamento de qualidade de gestão em sua empresa, portanto, fique atento às dicas!

Como implantar um Sistema de Gestão de Qualidade?

Primeiro, envolva todas as pessoas de sua empresa no processo, procure definir os produtos e processos que têm mais impacto no seu negócio, ou seja, se você trabalha com uma clínica oftalmológica, certamente a relação com médicos e atendimento é o principal ponto a ser trabalhado.

Trabalhe os indicadores de sua empresa, faça uma tradução da qualidade dos seus produtos e processos, exemplo, se você tem produtos para pacientes com problema na coluna, com uma palmilha para escoliose ou cinta modeladora, introduza e estabeleça um fluxo de divulgação e venda na recepção de sua clínica.

Para tal fluxo, defina o método da coleta e distribuição de informação, acompanhe os seus indicadores, faça manutenção mensal do seu sistema de gestão de qualidade e estabeleça prazos para utilização de auditorias internas para identificar falhas.

Definição de fluxos e auditoria:

Independente do tamanho de sua empresa, é de extrema importância manter fluxos em cada departamento muito bem definidos, para isso a auditoria seria especialmente para alinhar eles junto a gestão e deixar tudo mais prático e dinâmico.

Tais fluxos, seriam uma forma de impor métricas de utilização de serviço, exemplo: se o empreendedor pretende fazer a venda de cápsula para crescer cabelo, a auditoria entra e realiza uma ATA de reunião com todos os departamentos envolvidos e traça um plano de venda.

Essa gestão serve para que o gestor não fique sobrecarregado, assim a empresa consegue determinar tais funcionalidades de forma uniforme e benéfica a todos, tanto cliente, quanto funcionário.

Quais são os 3 motivos para implantar esse tipo de gestão?

Existem 3 motivos o qual iremos citar para lhe deixar seguro do quão benéfico e importante é o uso de uma boa aplicação de gestão:

1- Produtividade

2- Organização

3- Fidelização com funcionário

O uso de um bom PRO (Processos Reguladores Organizacional) faz com que o funcionário não fique perdido em suas tarefas e saiba administrar seu tempo e suas funcionalidades, aumentando assim sua rentabilidade de produção no serviço.

Ganhar confiança de seu colaborador

Atualmente, grandes empresas mantêm vínculos por anos com seus funcionários, justamente graças a uma boa gestão e comunicação com eles, ou seja, realizar um bom recrutamento seletivo e ter um RH presente e preocupado é fundamental.

Vamos usar um exemplo de um funcionário que trabalha com a montagem tela de proteção de obra, se o RH não se manter presente em saber como anda as condições de saúde e física deste colaborador, ele pode sofrer desgastes e apresentar maior número de atestados.

Gestão de pessoas é algo que envolve psicologia e técnicas de comunicação imparcial, sem ser invasivo ou muito superficial com o funcionário, estabelecendo um casamento empresarial com ele e mostrar que a empresa está ali para ajudar.

Como controlar a qualidade dessa gestão?

O ideal é fazer junto ao RH uma pesquisa de satisfação mensal com todos os colaboradores. Contrate um profissional que possa desenhar e estudar isso para implantar na empresa junto a qualidade e auditoria.

O Controle de qualidade serve como um conjunto de obrigações com normas e padronizações de produção. 

Além disso, aliado a esse mapeamento de processos é possível identificar onde estão os gargalos de sua produção e atuar para corrigi-los.

Vamos supor que você tenha uma empresa de poda de árvores, seus colaboradores estão insatisfeitos com alguns pontos, na pesquisa é possível identificar isso e trabalhar melhorias.

O objetivo do Controle de Qualidade é identificar defeitos, erros e falhas no produto, impedindo que isso chegue ao cliente.

Qual a importância da gestão de qualidade dentro de uma empresa?

O principal foco dessa gestão pode ser definido como sendo qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização no sentido de possibilitar a melhoria de produtos ou serviços e garantir a completa satisfação das necessidades dos clientes sobre o que está sendo oferecido.

A importância é que a estratégia busca contínua elevação de padrões, visando melhorar o desempenho das pessoas, processos, produtos e o próprio ambiente de trabalho. 

A empresa que tem ao seu lado os próprios consumidores para divulgá-los se torna mais competitiva no mercado.

Por isso, a gestão de qualidade promove a criação e o fortalecimento de diferenciais que podem colocar a companhia em um patamar de reconhecimento.

Benefícios ao adotar o método SGQ

A seguir, mostraremos uma lista com todos os benefícios da técnica SGQ, assim fica mais fácil de entender e visualizar esse método:

  • Maior rentabilidade;
  • Maior satisfação dos clientes;
  • Redução de turnover;
  • Maior comprometimento por parte dos colaboradores;
  • Maior competitividade da organização;
  • Ambiente de trabalho mais saudável ;
  • Equipes com maior sinergia;
  • Processos mais fluidos;
  • Diminuição do retrabalho – menos custos e mais celeridade;
  • Maior auto estima e motivação da equipe;
  • Incrementos no desenvolvimento de competências e compartilhamento de conhecimentos inerentes às atividades da organização, visto que são implementadas as melhores práticas de gestão.

Coloque essas dicas em prática e tenha sucesso dentro de sua empresa!

Implantar um sistema de Gestão de Qualidade agrega melhorias na performance empresarial, aumenta a produtividade e evita realizar retrabalho.

Além disso, ele estabelece boas práticas de produção, garante uma gestão estratégica com equipe, reduz gastos e desenvolve pensamentos positivos.

Portanto, espero que este post tenha lhe ajudado a entender a importância na implantação desse recurso e tenha em mente que esse processo é um bem maior que você está fazendo dentro do seu ambiente corporativo.

Aproveite e confira nosso conteúdo sobre Fluxo de Caixa, um tema muito importante e que está relacionado ao sucesso financeiro do seu negócio.

Guest post produzido pela empresa Business Connection

Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.