Gestão de RH: principais atividades e como se destacar

Atualizado há mais de 3 semanas

Um gestor de recursos humanos é responsável por coordenar diversas tarefas que demandam atenção e dedicação dos profissionais de RH.

Mas, afinal, como fazer uma boa gestão de RH?

Para responder essa e mais perguntas, acompanhe esse texto. Aqui, vamos explicar o que é a gestão de RH, como funciona, como é o mercado e a profissão do gestor de RH e quais são os principais sistemas para facilitar essa tarefa.

Vamos lá?

O que é gestão de RH?

A gestão de RH nada mais é do que a administração das atribuições do RH pelo gestor dessa área. Dessa forma, cabe ao profissional da área realizar de forma estratégica a relação existente entre o funcionário e a empresa.

Em suma, o principal objetivo da gestão de RH é manter a organização e seus funcionários alinhados às metas a longo prazo e políticas de RH.

Além disso, o responsável pela gestão de RH, conhecido como gestor de RH, também deve garantir que todos os setores da empresa estejam trabalhando em sintonia.

Para que seja realizada com êxito, algumas das práticas tradicionais do RH devem continuar sendo feitas, no entanto, de uma forma muito mais elaborada e estratégica, pensando sempre no bem estar dos colaboradores.

Atualmente, para auxiliar o desenvolvimento da área, existem vários sistemas de RH que otimizam essas funções e falaremos sobre isso ainda neste texto.

A seguir, veja como funciona a área de gestão de RH.

Como funciona a área de gestão de RH?

A maioria dos setores de RH divide suas equipes por responsabilidades e tarefas.

Essa separação é realizada para que um controle mais efetivo e assertivo possa ser realizado com os funcionários

Tendo isso em mente, dentro da área de RH vão existir equipes responsáveis pelos processos de administração pessoal, gestão de pessoas, recrutamento e seleção, entre outros.

Aqui, vale ressaltar que essa divisão não é uma regra, e sim segmentações que seguem boas práticas. Por conseguinte, essas práticas são utilizadas por diversas empresas para melhorar o desempenho da área de gestão de RH.

Um exemplo disso é que, em algumas empresas, o processo de recrutamento e seleção não é separado dos processos de gestão de pessoas.

Porém, essa divisão pode trazer benefícios à empresa, pois, ao ter um profissional específico para essa função, ele pode focar toda sua atenção na busca e contratação dos melhores talentos para a organização.

Englobando essas áreas de cuidado com os recursos humanos da organização, a gestão de RH consegue trazer benefícios a longo prazo.

Cada empresa irá fazer a segmentação de tarefas dentro da área de gestão de RH da forma que achar mais adequada, por isso, é importante ter um planejamento estratégico para o setor.

Para lhe ajudar a montar esse planejamento e entender qual a melhor forma de organizar seu RH, no próximo tópico vamos entender o que a gestão de recursos humanos faz.

O que a gestão de recursos humanos faz?

Como você sabe, o RH é a área que deve garantir a motivação e produtividade dos funcionários, pois só assim a empresa estará apta para atingir os seus objetivos.

Todavia, para uma boa gestão de RH, algumas práticas são essenciais. Por isso, a seguir, confira algumas que separamos:

  • Manutenção do clima e cultura organizacional;
  • Recrutamento e seleção estratégicos;
  • Gestão de ponto ágil e completa;
  • Controle de ponto;
  • Admissão e demissão;
  • Armazenamento de documentos em nuvem;
  • Pesquisas internas;
  • Treinamentos e bolsas auxílio;
  • Manutenção de cargos e salários, e por aí vai!


No próximo tópico, vamos falar sobre o mercado de trabalho para os gestores de RH. Afinal, como se destacar nessa área? Quais são as atribuições mais importantes? Confira!

O mercado e a profissão: como se destacar?

Em um mundo cada vez mais acelerado, pode ser desafiante pensar em como se destacar dentro do mercado de trabalho.

Porém, independente do trabalho ou área de atuação, existe um conjunto de habilidades que são muito bem vistas pelos recrutadores.

Pode parecer óbvio, mas desenvolver habilidades de soft skills, faz muita diferença na composição de um profissional.

Cada vez mais as empresas se mostram interessadas no recrutamento e seleção de talentos que possam ser moldados dentro da organização.

O que isso significa? 

Basicamente, quer dizer que a nova tendência do mercado de trabalho é recrutar e desenvolver talentos dentro da empresa. Isso acaba desvinculando aquela ideia de que profissionais bons são aqueles com 20 anos de experiência.

E, justamente um dos desafios da área de gestão de RH é o recrutamento, seleção e retenção de talentos.

Então, mesmo que você ainda não tenha experiência na área, demonstrar interesse, comprometimento e independência vão ser bem vistos por uma companhia interessada no desenvolvimento de talentos.

Principais sistemas para a gestão de RH

Se você deseja otimizar a gestão de RH na sua empresa, apostar em sistemas que facilitem essa tarefa é a grande solução.

Além de colocar a sua empresa à frente dos concorrentes, ainda oferece benefícios, como recrutamento assertivo, acompanhamento da jornada de trabalho em tempo real e redução de custos com horas extras.

Aqui, podemos citar os sistemas de recrutamento e seleção, que tem como principal objetivo encontrar o candidato com o fit cultural semelhante ao da empresa. Outras vantagens é que utilizar softwares especializados nessa função, garante ao seu negócios benefícios a longo prazo, veja:

  • Diminuição do turnover;
  • Diminuição do absenteísmo;
  • Colaboradores motivados e produtivos, entre outros

Você também pode optar por uma plataforma que possibilite a gestão do sistema de ponto totalmente online, como o PontoTel.

Com ele, é possível acompanhar as marcações de funcionários em tempo real. Além disso, os colaboradores internos e externos podem bater o ponto apenas utilizando um computador, tablet ou smartphone!

Utilizando um sistema, a gestão do RH fica muito mais simples. Afinal, o gestor da área pode acompanhar o desenvolvimento da equipe através de relatórios com indicadores de gestão de pessoas gerados automaticamente. 

Esse tipo de sistema também é uma forma de automatizar os processos da empresa, um passo fundamental para quem quer escalar o seu negócio.

Saiba mais sobre automação comercial neste post

Este conteúdo foi produzido em parceria com time da PontoTel.



Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.