Guia do empreendedor digital (da abertura do CNPJ até a automação de processos)

Atualizado há mais de 1 semana

Se você é um empreendedor digital ou está planejando iniciar um negócio online, este guia é essencial para você.

O empreendedorismo digital oferece vastas oportunidades, mas enfrenta desafios específicos. A automação de processos e a contabilidade especializada são cruciais para o sucesso.

A internet permite alcance global, custos iniciais baixos e flexibilidade de trabalho. Contudo, a conformidade legal é crucial para garantir o crescimento sustentável.

Abordaremos aqui tudo que o empreendedor digital precisa saber para atuar com regularidade, desde a abertura do CNPJ até questões fiscais e tributárias, destacando a importância da automação e da contabilidade especializada!

Vamos lá? 

Primeiro passo: abertura do CNPJ

É fundamental planejar a natureza do negócio, escolher um regime tributário adequado e definir um endereço fiscal.

Para abrir um CNPJ como MEI, é preciso cumprir algumas etapas, como: a definição da natureza do seu negócio, a escolha o nome empresarial do regime tributário.

Depois, é preciso acessar o Portal do Empreendedor, faça o cadastro e receba o número do CNPJ.

Questões fiscais e tributárias para ficar de olho

É crucial emitir notas fiscais eletrônicas para as vendas de infoprodutos. A contabilidade especializada, como a Conta Junto Assessoria Contábil, é recomendada.

As obrigações fiscais são muito importantes e o não cumprimento delas pode afetar o seu negócio. Algumas delas são:

  • Emissão de NF-e; 
  • Declaração de IRPJ;
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
  • Imposto sobre Serviços (ISS).

Como simplificar o cumprimento das obrigações fiscais? 

Sabemos que pode ser desafiador manter seu negócio em dia diante de tantas responsabilidades. Porém, com a automação de processos fiscais e contábeis, a emissão de notas fiscais e o controle contábil fica muito mais fácil. 

Proteger os direitos autorais é crucial. Registrar obras e protegê-las internacionalmente é recomendado.

Aspectos legais e regulatórios do negócio

Outro ponto essencial no guia do empreendedor digital é a proteção legal e regulatória do seu empreendimento. 

No ambiente digital, a proteção dos direitos autorais e da propriedade intelectual desempenha um papel crucial para garantir a segurança e o sucesso do seu empreendimento. 

É preciso atentar-se a alguns requisitos, como os direitos autorais e propriedade intelectual, termos de uso e contratos e proteção de marcas e domínios.

Isso assegura que seu negócio está atuando em conformidade com a lei. 

Material exclusivo!

Seu negócio precisa cumprir uma série de requisitos para atuar em regularidade. Isso começa com a abertura de CNPJ e segue até a otimização de processos na sua empresa com a automação! 

E para te ajudar nessa jornada, preparamos em parceria com a ContaJunto um material exclusivo.

Nele, vamos nos aprofundar sobre cada etapa que seu negócio precisa cumprir, explicar como funciona cada processo e fornecer dicas valiosas para simplificar essas tarefas.

Nele, abordamos aspectos legais e tributários, as principais responsabilidades do seu negócio e como cumpri-las. Confira:

 Guia do empreendedor digital (da abertura do CNPJ até a automação de processos): tudo que você precisa saber para ficar em dia com a fiscalização

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.