O que é Inbound Marketing e como ele pode salvar negócios online

Atualizado há mais de 3 semanas

Quando falamos marketing no contexto atual, é extremamente importante termos em mente que, para quem empreende no segmento online, mais do que ser visto e reconhecido pelas pessoas, seu negócio precisa de fato, ser encontrado.

É exatamente nesse sentido que o Inbound Marketing surge como um verdadeiro conjunto de estratégias para salvar negócios online.

Pode ser que, por exemplo, você esteja com seu site/loja virtual no ar, e se questione sobre como atingir o seu consumidor em potencial, com uma mensagem efetiva, não é mesmo?

Afinal, você se dedicou, investiu, trabalhou, e quer ter sucesso em seu empreendimento.

Mas, você já se perguntou se, em vez de você ir até eles, não seria incrível que eles viessem até você? Criar caminhos para que o seu público em potencial encontre seu negócio, é uma das facilidades que o Inbound Marketing traz até você. 

Quer sacar melhor sobre o assunto e entender como o Inbound Marketing vai pode melhorar a performance da sua gestão? Então, leia este conteúdo até o fim!

Inbound Marketing: entendendo a ideia

O conceito de Inbound Marketing surgiu nos Estados Unidos, trazendo uma visão inovadora e se diferenciando do chamado Outbound Marketing, que se apoia em oferecer produtos e serviços diretamente ao público. No Inbound Marketing, é o público que vem atrás da empresa, de seus produtos e de seus serviços.

O verdadeiro “boom” dessa nova perspectiva de se fazer marketing se deu posteriormente à publicação do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de autoria de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

Algumas pessoas acreditem que trabalhar as estratégias do Inbound Marketing seja algo extremamente complicado, e até mesmo inacessível, ou que demande uma “fortuna”. Na verdade, essa prática não é nenhum “bicho de sete cabeças”.

Ao contrário: praticar as estratégias do Inbound Marketing pode ser bem mais simples do que supõe nossa vã filosofia. E te digo mais: mesmo um empreendedor iniciante pode usufruir dos benefícios promovidos por esta prática, que se contrapõe, de certa maneira, ao marketing considerado “tradicional”.

O Inbound Marketing pode ser considerado como a melhor resposta para quem está iniciando um negócio online e se pergunta: “Como posso atrair acessos para meu site e convertê-los em clientes, sem precisar com isso gastar ‘rios’ de dinheiro?”.

Chamado também de “novo marketing”, “marketing de entrada” e de “marketing de atração”, o Inbound Marketing possui alguns pilares e métodos bem definidos.

Marketing de conteúdo: metodologia e características

O objetivo do Inbound Marketing é transformar desconhecidos, que acessam o seu site atraídos pelos conteúdos disponibilizados, em promotores/divulgadores de sua marca.

Para tanto, a estratégia do Inbound se baseia em 4 pilares:

1. Atrair

Por meio do uso de palavras-chave em conteúdos publicados em redes sociais, blogs e otimização do conteúdo, você atrai visitantes que são desconhecidos até então.

2. Converter

Criação e divulgação de conteúdos que oferecem soluções para as dores dos leitores atraídos na fase anterior, transformando-os em leads. Isso acontece por meio de CTAs, formulários e landing pages. Nessa fase, inicia-se um relacionamento mais próximo, pois as pessoas fornecem informações sobre as suas atividades, como email, desafios e objetivos.

3. Fechar

Nutrindo os leads com conteúdo rico, eles entenderão que têm uma dor a ser solucionada, e passam a considerar o seu negócio online como uma das opções mais viáveis. Para tanto, é preciso trabalhar o e-mail marketing, bem como o atendimento offline.

 É interessante neste momento, considerar em qual fase da jornada de compra o lead se encontra, para assim, direcionar o conteúdo adequado;

4. Encantar:

Ao fechar o negócio, de acordo com o Inbound Marketing, transformamos o lead em um cliente. O processo é contínuo, sendo que o passo adiante é fazer com que o cliente se torne uma espécie de “embaixador” de sua marca. Mais do que isso, a ideia agora é que o parceiro seja um propagador do seu negócio online.

Ele deve ser engajado para assim trazer novos usuários para o seu negócio. Nessas horas, o Inbound Marketing se vale fortemente das mídias sociais e do poder de influência do Call-To-Action, a fim de estimular os compartilhamentos e a divulgação de sua marca.

Exemplo prático

Vamos supor que você acaba de empreender em um negócio online, e sente carência de aparecer bem colocado nas primeiras posições dos buscadores, como o Google, por exemplo.

Tentando encontrar soluções para ranquear seu site online, você digitou o termo: “Como aparecer nos primeiros resultados do Google”. Feito isso, encontrou uma série de links, até que clicou em um que te direcionou para este texto que você está lendo exatamente agora.

A partir disso, com uma sequência de conteúdos educativos e que mostram o quanto o seu negócio está perdendo ao não utilizar as estratégias de Inbound Marketing, cria-se uma ligação entre a empresa que disponibilizou o conteúdo e você.

Essa conexão é essencial para que a estratégia do Inbound Marketing seja, de fato, efetiva. Os conteúdos suprem as suas dúvidas, esclarecendo as suas necessidades e fazendo com que você tome ações e interaja cada vez mais em cada etapa do processo.

Com o passar do tempo, você, que começou como um desconhecido, entende que a empresa que sanou as suas dúvidas tem a solução ideal para a sua dor.

Em suma, enquanto o Outbound Marketing atua como uma flecha que mira no alvo e que é atirada pela empresa, no Inbound Marketing a empresa é o alvo que atrai o cliente feito uma flecha certeira, feito um ímã! 

Os benefícios do Inbound Marketing

Adotar o Inbound Marketing em sua estratégia trará vantagens para o seu negócio online.

A empresa de automação de marketing leadlovers é um ótimo exemplo do quanto a estratégia dá certo e traz resultados, tamanha a quantidade de cases de sucesso atribuídos à plataforma.

Podemos destacar, dentre os inúmeros benefícios e vantagens de se utilizar o Inbound Marketing, os seguintes:

  • com o Inbound, o setor de marketing de uma empresa se torna uma central de investimento, e não um custo;
  • É possível mensurar todas as estratégias e ações adotadas, sabendo exatamente qual o retorno sobre o investimento (ROI);
  • ao lançar mão de um planejamento estratégico com o Inbound Marketing, seu negócio passa a ganhar maior visibilidade;
  • a aquisição de clientes gera menos custos;
  • sua empresa passa a fazer a diferença na vida das pessoas, graças ao material rico e relevante que ela produz;
  • o processo de vendas é otimizado;
  • você consegue transformar clientes em fãs de sua marca.

Neste post, você viu como o Inbound Marketing pode ajudar a alavancar os seus negócios online, e que está ao alcance de todos!

Basta que você adote as estratégias certas, criando uma ponte que facilite a chegada do cliente até você, por meio de um conteúdo personalizado e que supra as necessidades específicas desse público/persona.

Que tal agora colocar em prática as dicas abordadas aqui e levar sua marca a alçar voos mais altos?

Para acompanhar novos conteúdos relacionados ao tema, não deixe de seguir nossa página no Facebook e também no Linkedin e no Instagram. Até a próxima!

Guest post produzido pelo Diego Carmona da Leadlovers.

Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.