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NEGÓCIOS

Como usar o ListBoss para aumentar suas vendas?

Atualizado há mais de 1 semana

Sabe aquele cliente que quase fecha a compra e, por algum motivo desconhecido, desiste? E aquela pessoa que gerou o boleto mas não pagou? 

Na Hotmart existe uma ferramenta que permite entrar em contato com essas pessoas. 

Conheça o ListBoss: uma ferramenta de organização de leads que pode ajudar (e muito!), a impulsionar suas vendas! 

O que é o ListBoss? 

O ListBoss é a ferramenta da Hotmart para a organização de leads. 

A partir de uma integração com o provedor de e-mail marketing, o produtor digital pode criar segmentações específicas que correspondem a ações realizadas pelos leads. 

Dessa forma, será possível criar estratégias de e-mail marketing direcionadas para um conjunto específico de pessoas

Por exemplo, boletos que são gerados, mas não chegam a serem pagos. Compras canceladas sem que você saiba o motivo. 

Essas e diversas outras ocorrências influenciam bastante o número de vendas.

Mas, como convencer essa pessoa a voltar para o site e completar a compra? 

Com o ListBoss, você pode criar segmentações para trabalhar na sua estratégia de e-mail marketing. 

Por exemplo, você pode criar uma segmentação apenas com as pessoas que emitiram o boleto mas não pagaram. 

Essa lista então será enviada para o seu provedor de e-mail marketing e lá você pode desenvolver um fluxo de e-mail com o objetivo de relembrá-los do pagamento do boleto. 

A função é bastante intuitiva e as segmentações são fáceis de usar. A aplicação só depende da sua estratégia e do objetivo que você deseja alcançar. 

Incrível, não é? 

Como fazer essa segmentação?

Como foi dito, o ListBoss permite organizar leads em segmentações. 

Essa organização é feita a partir de “eventos” ocorridos na plataforma. 

Os eventos nada mais são do que ações e estão organizadas em seis grandes grupos:  

  • Status da Compra;
  • Forma de Acesso;
  • Hotmart Club;
  • Avaliação do produto;
  • Parcelamento Inteligente;
  • Status de Assinatura.

Como configurar o ListBoss ao seu produto

Antes de começar a criar segmentações e planejar o fluxo de e-mail, é preciso configurar o ListBoss ao seu produto. 

atenção

Antes disso, você já deve ter configurado o seu provedor de e-mail marketing, beleza?

Então vamos lá: 

1. Entre na sua conta da Hotmart. No menu esquerdo, selecione a opção Ferramentas


2. Clique na opção ListBoss

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3. Escolha sobre qual produto você deseja criar sua Segmentação e clique em Continuar

Pronto, assim, você terá o ListBoss integrado ao seu produto. 

Agora, é hora de criar uma segmentação

Como criar uma Segmentação no ListBoss

Então, para criar uma Segmentação Automática no ListBoss, você precisa: 

1. Ir até Ferramentas e depois ListBoss, como já ensinamos. 

2. Selecionar a opção Criar segmentação.


2. Essa é a página de Criação da Segmentação

1º passo: Você precisará dar um nome a sua segmentação e escolher o provedor de e-mail marketing. 

atenção

Na hora de salvar sua segmentação, será necessário escolher uma lista já existente no seu provedor de e-mail marketing. 

Por isso, nós recomendamos que antes de criar a segmentação no ListBoss, você crie essa lista e use o mesmo nome nos dois locais. 

Isso vai facilitar sua vida futuramente. 

2º passo: Aqui, você irá selecionar a ação do lead que você quer segmentar.

Ao selecionar um dos eventos, você verá um novo campo de “Condições opcionais” que vão complementar o filtro estabelecido pelo evento. 

exemplo

Digamos que você selecione o evento “Seu cliente avaliou o produto”. Nas condições opcionais você pode criar uma segmentação apenas as pessoas que avaliaram com notas 4 e 5. Assim, você pode criar uma campanha de e-mail marketing voltada para esse público. 

Depois, você seleciona a ação a ser executada no provedor, quais informações deseja coletar e a lista onde a segmentação será adicionada. Depois, clique em próximo. 

3º passo: Basta conferir se está tudo certinho e salvar sua segmentação. 

4. A segmentação foi criada, mas você ainda precisa ativar o provedor. Você pode fazer isso ativando essa chavinha: 

Tudo pronto! Em alguns minutos, os dados começarão a serem enviados para o seu provedor de e-mail marketing e você poderá usar essa segmentação na sua estratégia. 

Estratégias de segmentação no ListBoss 

Ainda tem dúvidas de como essa segmentação pode ajudar nas suas vendas? Trouxemos aqui algumas dicas que podem ajudar nisso

Upsell 

O Upsell é uma estratégia de vendas que tem como objetivo oferecer a quem já é seu cliente um produto ou serviço mais caro que também oferece mais vantagens. 

Por exemplo, se o seu produto ou serviço possui duas formas de pagamento, mensal ou anual, um upsell é convencer seu cliente do plano mensal a assinar o plano anual.

A ideia é aumentar o valor final da compra

E como você pode fazer isso? 

Uma estratégia comum de upsell nesses casos é oferecer um preço menor, no total, no plano anual. 

Digamos que a versão mensal custe 10 reais e o plano anual custe 100. Para o consumidor, há um belo desconto de 20 reais. Dessa forma, se torna mais atrativo assinar o plano de um ano. 

Como fazer um upsell com o ListBoss? 

Um dos eventos que você pode escolher na segmentação é o Status de Assinatura.

Você pode segmentar, por exemplo, as pessoas que estão pagando uma assinatura mensal há quatro ou cinco meses e enviar um e-mail oferecendo o plano anual. 

Avaliação de Clientes

Tanto boas quanto ruins, as avaliações são um importante indicador do seu produto. 

Você pode criar segmentações com cada nível de avaliação e entender mais sobre seus clientes.

Para avaliações máximas, pergunte do que a pessoa mais gostou e se você pode citá-la entre os seus clientes satisfeitos. 

Em avaliações negativas, tente entender o que as pessoas não gostaram e o que você pode fazer para melhorar. 

Boleto emitido e não pago 

Outro evento que pode ser selecionado na segmentação do ListBoss é o boleto emitido que ainda não foi pago. 

Para essas pessoas, você pode criar um fluxo de e-mail relembrando a necessidade do pagamento.

Abandono de carrinho 

Às vezes as pessoas querem muito o produto mas deixam para comprar depois, se distraem com outra coisa ou apenas não tem tempo para terminar o processo de cadastro naquela hora. 

Você pode enviar e-mails para essas pessoas com um lembrete! Explicar as possibilidades de pagamento, se há poucas unidades em estoque ou os benefícios do produto. 

Coprodução na Hotmart 

A Hotmart oferece dezenas de ferramentas para os seus produtores digitais. O método de coprodução é uma delas. 

Nesse modelo, é possível inserir dois ou mais “proprietários” para um mesmo produto ou serviço que está hospedado na plataforma.

Nesses casos, você sabe como funciona o processo de emissão de nota fiscal? Sabia que é possível economizar no pagamento de impostos dessa modalidade? 

Veja mais na nossa publicação sobre como economizar no recolhimento de imposto da coprodução

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Analista de Marketing - Bacharela em Direito, estudante de Jornalismo e apaixonada por comunicação.
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